Vários fatores interferem na forma como respondemos aos medicamentos  (idade, peso, fatores biológicos…), mas nossas características genéticas 🧬 também determinam se o medicamento 💊 vai funcionar para nós ou só causar efeito adverso.

Quando tomamos um medicamento, podemos absorvê-lo de 4 maneiras diferentes. 🔢 A maioria das pessoas é classificada como Metabolizadora Normal, para quem a dose da bula provoca o efeito esperado. Mas há outros três tipos de metabolizadores: Intermediários, Ultrarrápidos ou Lentos.

O Metabolizador Intermediário sintetiza a metade da enzima ativa. As doses médias podem ser excessivas. Neste caso, devem ser evitadas interações 💊 medicamentosas.

Já o Metabolizador Ultrarrápido 🏃🏽‍♀️ não responde bem, pois a dose da bula é insuficiente diante de sua elevada capacidade de eliminação da droga. Este caso requer aumento de dose – ou substituição do remédio – para que se obtenha boa resposta terapêutica.

Por fim, o Metabolizador Lento ⏳ é especialmente propenso às reações adversas. 🤕 Neste caso é recomendável a diminuição da dose devido a menor capacidade de eliminação, que aumenta o risco de toxicidade 😱 ou mesmo sua substituição.

Ajude seu médico a ajudar você. 🤝 Faça o teste farmacogenético da ConectGene e descubra como você metaboliza 90 medicamentos de 20 classes terapêuticas diferentes (estatinas, antidrepressivos, antiinflamatórios, etc.).

Saiba mais em: https://conectgene.com/farmagen/

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat