Quando tomamos um medicamento, podemos absorvê-lo de 4 maneiras diferentes. A maioria das pessoas é classificada como metabolizadora normal, para quem a dose da bula provoca o efeito esperado pelo tratamento. Mas há outros três tipos de metabolizadores: Intermediários, Ultra-rápidos ou Lentos.
O metabolizador Intermediário sintetiza a metade da enzima ativa. As doses médias podem ser excessivas. Neste caso, devem ser evitadas interações medicamentosas que diminuem ainda mais a capacidade metabolizadora.
Já o metabolizador Ultra-rápido não responde bem, pois a dose da bula é insuficiente diante de sua elevada capacidade de eliminação da droga. Este caso requer aumento de dose para que se obtenha resposta terapêutica.
Por fim, o metabolizador Lento são especialmente propensos às reações adversas, responsáveis por 5% das emergências hospitalares. Neste caso é recomendável a diminuição da dose devido a menor capacidade de eliminação, que aumenta o risco de efeitos secundários.
Outros fatores interferem na forma como nosso organismo responde às drogas, mas nossas variantes genéticas também determinam que tipo de metabolizador nós somos para grande número de medicamentos.
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.