FAQ – Perguntas Frequentes

O que é farmacogenética

Farmacogenética (ou farmacogenômica) é o estudo de variações genéticas que influenciam a resposta do indivíduo a determinados medicamentos. A farmacogenética é a combinação entre a farmacologia e a genômica. A farmacologia é a parte da ciência que estuda como os medicamentos funcionam. A genômica é o estudo do genoma de uma pessoa, incluindo as interações entre os genes e com o ambiente. Cada pessoa responde de forma única a um tratamento: enquanto um tratamento funciona bem em uma pessoa, o mesmo pode não ser efetivo ou causar efeitos colaterais adversos em outro paciente. A farmacogenética auxilia os médicos a tomarem decisões relativas ao tratamentos de forma mais informada. Isso leva a melhores resultados ao reduzir os eventos adversos relacionados aos medicamentos e aumentar a efetividade dos tratamentos.

Quando a farmacogenética é indicada?

O teste farmacogenético é recomendado para qualquer paciente que esteja tomando múltiplos medicamentos, que tenha passado por alguma falha terapêutica relacionada a um medicamento, que tenha sofrido com efeitos colaterais ou que esteja tomando algum remédio que recomende a realização do teste (o FDA possui uma lista de remédios cujo teste é recomendado/exigido nos EUA).

Site do FDA

O teste também é recomendado para pacientes polimedicados.

Quantas vezes os pacientes devem ser testados?

Os pacientes só precisam ser testados uma única vez, já que a informação genética não se altera com o tempo. Desta maneira, os testes genéticos são úteis para a vida inteira.

Não obstante, cabe ressaltar que, na medida em que novas interações gene-medicamento são estudadas, genes antes não testados podem ser incluídos no exame. Caso seja necessário avaliar esta nova interação, um novo exame deverá ser realizado.

Como eu solicito um exame da ConectGene?

Os testes genéticos da ConectGene são fáceis e convenientes. Basta acessar a nossa loja virtual e efetuar a compra. Os kits de coleta de saliva são enviados para a residência do paciente. Ele então deposita o kit nos Correios sem custo adicional e nós realizamos o exame.

Clique para acessar a loja virtual

Como é feita a coleta da amostra?

A análise do DNA pode ser feita com praticamente qualquer célula do seu corpo. Na ConectGene, usamos a sua saliva como amostra. Esse método é tão seguro e eficiente quanto a coleta de sangue, mas é mais conveniente para o paciente.

Assim que o pagamento é efetuado, o paciente recebe um kit de coleta com instruções detalhadas. Depois, o paciente entrega o kit nos Correios e nós realizamos o exame (o envio é pago por nós).

Clique aqui para mais informações.

Quanto tempo demora para obter os resultados do exame?

Nossos relatórios são enviados aos pacientes por e-mail usualmente entre 20 e 30 dias após o recebimento das amostras.

Os testes da ConectGene são cobertos por planos de saúde?

No momento, os testes não são cobertos por planos de saúde. 

Quanto custam os testes ConectGene?

Clique aqui para verificar os preços dos nossos exames.

Com quem eu entro em contato para mais informações?

Para mais informações, envie mensagem para:

contato_medico@conectgene.com

Ainda tem alguma dúvida?

Envie seus questionamentos para:

contato@conectgene.com

contato_medico@conectgene.com (exclusivo para médicos)