A esquizofrenia é um transtorno mental grave que geralmente se manifesta nas primeiras três décadas de vida. Seu prognóstico é incerto e pode resultar em um tratamento prolongado que pode se estender por toda a vida do paciente. As drogas antipsicóticas são caracterizadas por uma alta variabilidade interindividual quando se considera o efeito terapêutico e o surgimento de efeitos adversos.
Um estudo objetivou avaliar o impacto econômico nos custos farmacêuticos ou nas internações hospitalares, baseado na análise farmacogenética de pacientes diagnosticados com transtorno mental grave, tratados com antipsicóticos.
Referido estudo concluiu que uma abordagem baseada em farmacogenética para pacientes psiquiátricos pode resultar em uma redução no número de medicamentos necessários.
Além disso, ajuda a controlar e reduzir o risco de efeitos adversos e melhorar a adesão ao tratamento, levando a uma possível redução nos custos diretos. A metodologia tem-se revelado custo-efetiva inclusive por que o teste farmacogenético tem um caráter vitalício e pode ser aplicado a outras especialidades médicas.
Para ter acesso ao artigo, clique aqui.
A ConectGene possui os testes farmacogenéticos mais atuais e completos do Brasil. Saiba mais em: www.conectgene.com/farmagen/
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.