O retinoblastoma é o tumor intraocular mais comum na infância e corresponde a 2,5 a 4% de todas as neoplasias pediátricas.
Foi o primeiro câncer a ser descrito como uma doença genética. Ocorre na criança pequena, sendo que 95% dos casos são diagnosticados antes dos 5 anos (www.inca.gov.br)
Esse tipo de câncer afeta cerca de 400 crianças por ano no Brasil.
Todo bebê deve fazer o Teste do Olhinho após o nascimento e repeti-lo com frequência até os 5 anos, faixa etária mais atingida pelo retinoblastoma. O exame é disponibilizado pelo SUS (www.sbp.com.br).
O retinoblastoma é uma das mais de 300 doenças genéticas analisadas pelo BabyVip – teste da bochechinha. Com o teste genético é possível se chegar a um diagnóstico precoce (antes de qualquer manifestação da doença), aumentando de forma importante a chance de cura. Saiba mais em: www.conectgene.com/babyvip
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.