Tempo de leitura: 2 minutos
Organizado pela Sociedade Americana do Câncer em 1985, o Outubro Rosa, também conhecido como Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, é um mês destinado a divulgação de ações para conscientizar sobre esse tipo de câncer, enfatizar a importância da prevenção, fomentar a pesquisa e apoiar as pessoas afetadas. Diversas organizações em todo o mundo estão participando com campanhas e eventos educativos.
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres, e o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente as chances de cura. Homens também podem ser afetados pelo câncer de mama, embora com frequência bem menor. A conscientização e a prevenção do câncer de mama são de grande importância para todos, especialmente para as mulheres.
Por que a identificação precoce do câncer de mama é tão importante
A detecção precoce do câncer de mama é de fundamental importância, pois aumenta significativamente as chances de cura. Se detectada em estágio inicial, a doença pode frequentemente ser tratada de forma mais suave e eficaz. Além disso, o risco de metástases pode ser reduzido. Se a predisposição genética for conhecida, os tumores podem ser detectados com a ajuda de exames regulares, como mamografias, antes que sejam palpáveis ou sintomáticos. No entanto, a detecção precoce é fundamentalmente muito importante para todas as mulheres. Uma das ferramentas mais importantes é o autoexame das mamas.
Rastreamento por mamografias
O protocolo do Ministério da Saúde/INCA para rastreamento mamográfico populacional preconiza a sua realização em mulheres na faixa etária entre 50 e 74 anos, a cada dois anos, como estratégia baseada nas melhores evidências científicas de redução de mortalidade por câncer de mama. A indicação anterior recomendava o rastreamento até 69 anos. O novo posicionamento se baseia na comprovação de benefício também até 74 anos.
O rastreamento fora da faixa etária definida pelo Ministério da Saúde/INCA (antes dos 50 anos, por exemplo) também pode ser feito, quando houver histórico e justificativa médica.
O fator genético: câncer de mama hereditário
O câncer de mama genético é causado por mutações hereditárias em certos genes que favorecem o desenvolvimento do câncer. Várias gerações de uma família são frequentemente afetadas. Os genes de risco mais conhecidos incluem BRCA1 e BRCA2, cujas mutações levam a um risco aumentado de câncer de mama e ovário.
Para mulheres portadoras dessa mutação genética geralmente se recomenda um monitoramento mais intensivo para detecção precoce.
O painel para câncer ginecológico (mama e ovário) hereditário da ConectGene é classificado como padrão-ouro por analisar 100 genes cujas variantes pode indicar predisposição para câncer de mama e ovário. O teste, no entanto, só deve ser feito por indicação do oncologista ou médico assistente quando houver outros casos na família da paciente.
Saiba mais e conheça nossos painéis para câncer hereditário em: www.conectgene.com/oncocare
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.