Farmacogenética é o estudo de como seus genes afetam a maneira como seu corpo reage e processa medicamentos. O teste farmacogenético FarmaGen da ConectGene analisa vários genes principais responsáveis ​​pelo processamento de uma série de medicamentos comumente prescritos para tratar condições como dor crônica, câncer, colesterol alto, esquizofrenia e muitas outras doenças.

Conhecer variações específicas em seus genes pode ajudar seu médico a personalizar seus cuidados de saúde e escolher quais medicamentos e dosagens funcionarão melhor para você.

Vejamos um exemplo específico. Rodrigo1, um homem de 33 anos, foi diagnosticado com transtorno bipolar tipo I aos 20 anos. Durante um período de 13 anos, Rodrigo teve recaídas frequentes envolvendo episódios maníacos e graves perturbações comportamentais. Ele também experimentou efeitos colaterais graves à medicação prescrita, incluindo ganho de peso, espasmos, tremores e sedação. Rodrigo costumava pular doses ou parar de tomar sua medicação devido aos graves efeitos colaterais, levando a recaídas frequentes. De 2006 a 2015, o paciente foi internado em um hospital psiquiátrico 18 vezes, em um total de 297 dias.

As reações ruins de Rodrigo e as respostas minimamente positivas aos tratamentos com medicamentos levaram o paciente a se submeter a vários regimes de medicamentos diferentes. Esses regimes combinavam diferentes estabilizadores de humor, antipsicóticos e benzodiazepínicos. Em março de 2015, o paciente estava tomando cinco medicamentos diferentes prescritos, mas estava reagindo mal e foi internado no hospital em uma frequência quase contínua durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015.

Em março de 2015, o paciente realizou seu teste farmacogenético. Os resultados mostraram que Rodrigo era um metabolizador lento, ou seja, seu corpo não era bom em processar vários dos medicamentos que tomava naquela época. Os metabolizadores lentos de um medicamento específico não são capazes de processá-lo de maneira muito eficiente, o que pode aumentar os efeitos colaterais. O teste também mostrou que ele era um metabolizador normal de vários outros medicamentos que poderiam ser prescritos para tratar seu transtorno bipolar. Sua prescrição de medicamentos foi alterada para um total de três medicamentos: dois medicamentos eram inteiramente novos para ele e um era um medicamento que já estava tomando. 

Dois meses depois de uma mudança progressiva de medicação, Rodrigo e seus médicos observaram melhorias clínicas e uma redução significativa nos efeitos colaterais dos medicamentos. Em cinco meses, os sintomas do transtorno bipolar de Rodrigo foram aliviados, seu comportamento funcional e organização mental estavam normais e ele mostrou uma melhora no desempenho cognitivo. Os efeitos colaterais, como irritabilidade e insônia, desapareceram. Com a ajuda do teste farmacogenético, Rodrigo conseguiu retomar uma vida mais normal. 2

Nosso estudo de caso ilustra claramente a vantagem dos testes farmacogenéticos em comparação com esquemas de tratamento com medicação que nem sempre funciona para todas as pessoas e que podem fornecer com eficiência um plano de medicação otimizado e personalizado para cada paciente.

O teste FarmaGen da ConectGene fornece informações que só se aplicam a você, analisando os principais genes envolvidos no processamento de uma variedade de medicamentos diferentes, incluindo aqueles para tratamento de depressão, câncer e hipertensão, entre outras condições, que podem ser usados ​​por seu médico para formular o plano de tratamento mais eficaz, único, na medida só para você. 

Ressalvamos que os medicamentos nunca devem ser ajustados com base nos resultados dos testes farmacogenéticos sem antes consultar o seu médico.

A coleta de amostra de DNA é simples e indolor. Usando um kit de coleta de swab de células da bochecha que pode ser realizado em casa. Após a conclusão do teste, você e seu médico terão acesso aos resultados que podem orientar o tratamento com medicamentos.

Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgene.com/farmagen/

(Adaptado do original by Kailos Genetics)

1 Nome fictício

2 Utilidade da Análise Farmacogenética na Prática Clínica Psiquiátrica: Relato de Caso PMID: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6124872/

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat