Um artigo interessante sobre farmacogenética aplicada no suporte ao tratamento oncológico descreve os sintomas relacionados ao câncer, incluindo depressão, ansiedade, náusea, vômito e dor, que impactam negativamente o estado funcional e a qualidade de vida dos pacientes. A dor ocorre em aproximadamente dois terços dos pacientes com câncer, com mais de um terço experimentando dor moderada a intensa [1]. A depressão afeta até um quarto dos pacientes, especialmente no primeiro ano após o diagnóstico e durante o tratamento [2].

O manejo precoce dos sintomas relacionados ao câncer melhora a qualidade de vida, a adesão ao tratamento e, possivelmente, a sobrevida [3]. No entanto, o tratamento eficaz desses sintomas permanece um desafio devido à variabilidade interindividual em resposta aos medicamentos de suporte, que pode ser parcialmente atribuída a variações genéticas que afetam a farmacologia dos medicamentos.

O tratamento de suporte personalizado usando genética é uma estratégia para se afastar da abordagem tradicional de tentativa e erro, na busca pelo medicamento que produza o melhor efeito e evite reações adversas. A farmacogenética estuda o impacto das variações genéticas na resposta aos medicamentos. Os dados sugerem que 99% dos pacientes carregam pelo menos uma variante importante de farmacogenética clinicamente acionável para a qual as diretrizes estão disponíveis [4,5].

A Tabela de Associações Farmacogenéticas da FDA dos EUA e as diretrizes clínicas revisadas por pares do Consórcio de Implementação de Farmacogenética Clínica (CPIC) fornecem orientações sobre como traduzir os resultados de farmacogenética em decisões de prescrições acionáveis para muitos medicamentos, incluindo opióides, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), antidepressivos e antieméticos [6-8]. Por exemplo, metabolizadores lentos e ultrarrápidos do gene CYP2D6 estão em risco de analgesia inadequada ou toxicidade com certos opioides, particularmente codeína e tramadol, mas também, em menor grau, hidrocodona [9].

Se quiser saber mais sobre estudos realizados e o conteúdo completo acesse o artigo aqui.

A ConectGene possui os testes genéticos mais atuais e completos do Brasil. Para saber mais e obter o seu kit acesse: http://www.conectgene.com/farmagen/

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat