Para muitos jovens, o TikTok se tornou sua fonte de informações, muitas das quais eles não verificam porque tendem a considerar o que seus criadores de conteúdo favoritos compartilham como fato ou verdade. Infelizmente, isso também é verdade quando se trata de recomendações sobre dieta, nutrição e condicionamento físico. Na maioria das vezes, aqueles que compartilham informações sobre esses assuntos não têm experiência nessa área. O que eles compartilham é sua opinião pessoal, não baseada na ciência, algumas das quais podem ser perigosas para a saúde.
Veja algumas dessas tendências:
1. “O que eu como em um dia”
Devido ao fato de vivermos em uma sociedade que incentiva a cultura da dieta, é fácil ver como as pessoas podem ser atraídas por conteúdos que prometem soluções rápidas – como maneiras fáceis de perder peso ou maneiras de alcançar os chamados tipos de corpo ideais que nossos influenciadores e celebridades favoritos têm. A tendência ‘o que eu como em um dia’ pode levar as pessoas a pensarem que a resposta para alcançar o que elas querem pode ser copiar o que aqueles que elas seguem dizem que comem diariamente. Isso pode atrair especialmente jovens impressionáveis que querem ser como as pessoas que seguem e até mesmo adultos que fizeram dietas a maior parte de suas vidas.

Assim, em muitos casos, esse tipo de conteúdo vem de figuras públicas sem formação em nutrição, de modo que suas recomendações nem sempre incentivam um padrão alimentar saudável. Algumas das refeições nem sempre seguem uma dieta equilibrada, nem são realistas o suficiente (como apenas tomar café ou substituir refeições por shakes) para manter a longo prazo.
Além disso, é fácil se sentir atraído por esses vídeos e imagens sob essa tendência, porque eles sempre mostram refeições esteticamente agradáveis, exibindo o que comem (ou bebem) no café da manhã, almoço e jantar. Então, as pessoas tendem a ver isso e entender que também pode funcionar para elas como um plano de dieta, especialmente se a pessoa que está postando parece estar em forma ou com aparência saudável. Na realidade, não existe uma abordagem única para dieta e nutrição.
Essa tendência não leva em conta o fato de que, geneticamente, todos têm necessidades nutricionais diferentes e nossos corpos não respondem da mesma maneira a certas dietas e alimentos – como respondemos a dietas com pouco carboidrato, cafeína ou alimentos ricos em gordo. Todos nós precisamos atender a necessidades alimentares únicas sobre as quais o influenciador pode não estar postando. Essas lacunas podem nos levar a desenvolver deficiências (como deficiência de cálcio ou ferro) causadas pelo fato de estarmos simplesmente seguindo a dieta de outra pessoa, sem entender quais são as necessidades nutricionais e minerais do nosso próprio corpo. Existem também fatores como a ingestão de calorias e necessidades nutricionais que também são baseadas na altura, peso corporal, níveis de atividade, idade, sexo, etc., e estes são altamente individuais. Simplesmente copiar e colar uma dieta prescrita por outra pessoa não
Recomendamos que você faça um de nossos testes ConectGene para entender em que você precisa se concentrar quando se trata de suas necessidades alimentares em relação às suas metas de condicionamento físico. Por meio de um kit de teste como o NutriFit , podemos ajudá-lo a descobrir seu perfil nutrigenético único, com uma seleção detalhada de insights personalizados. O que recomendamos que você coma em um dia será baseado no que a ciência nos diz sobre seu corpo, sem suposições. Os resultados genéticos garantem que sua dieta seja otimizada pessoalmente para você, ao contrário de uma dieta genérica, não há tentativa e erro envolvidos – apenas ciência.
2. Reduzir a Gordura Localizada
Muitos de nós trabalhamos duro na academia diariamente com a intenção de perder o máximo de peso possível, especialmente tentando nos concentrar em nossas chamadas “áreas problemáticas” em diferentes partes de nossos corpos. Definimos nossas metas de condicionamento físico com o objetivo de lidar com as partes de nós mesmos que achamos que podemos perder um pouco de gordura, qualquer coisa, desde alcançar aquele tanquinho com o qual sonhamos, crescer nossas panturrilhas. Então, quando alguém vê um conteúdo que afirma que podemos realmente reduzir a gordura localizada em partes do nosso corpo sobre as quais estamos especialmente constrangidos, quem não prestaria atenção? Mas simplesmente não há evidências suficientes para provar que o que os TikTokers estão dizendo pode trazer os resultados desejados.
Esta tendência continua sendo apenas isso, uma reclamação. A ideia de que existem exercícios específicos que podemos fazer para reduzir a gordura apenas nessa parte do corpo provou ser um mito. Segundo especialistas neste espaço ( 1 , 2), se você deseja perder gordura em determinadas áreas do corpo, uma abordagem abrangente que aborde atividade física e nutrição provavelmente será mais eficaz. A ciência nos diz que o corpo não apenas extrai energia das células na área em que você está trabalhando. Ele obtém energia do corpo como um todo, o que significa que abdominais e torções russas por si só não farão muito para remover a gordura do seu núcleo. No entanto, exercitar seu núcleo pode treinar seus músculos abdominais para se envolver por longos períodos, contrair contra a resistência e ajudá-lo a levantar pesos. Esse tipo de treinamento central direcionado pode ajudar a melhorar a estabilidade e o suporte, menos sobre potência e perda de peso. Perder gordura funciona de maneira diferente de tonificar os músculos, perder gordura requer que você comece a queimar mais calorias do que consome.
Então, se você foi tentar a tendência de redução pontual e percebeu que você não está obtendo os resultados que esperava, não se estresse. Não é você, este método simplesmente não é eficaz para o que você está tentando alcançar. Recomendamos que você se concentre em exercitar todo o seu corpo, gerenciar seus níveis de estresse, dormir melhor e comer uma dieta mais equilibrada e nutritiva. Nosso kit de teste NutriFit pode ajudá-lo a equilibrar todos esses aspectos em sua vida que muitas vezes atrapalham quando você está tentando desbloquear aquele novo, mais saudável, mais feliz e em forma.
3. Pré-treino em pó e o consumo a seco
Sejamos claros, os pré-treino, não são um fenômeno novo. Eles existem décadas antes do TikTok ser uma ideia. Muitas pessoas os usam para aumentar seus níveis de energia antes de começarem a treinar.
O principal ingrediente na maioria deles é a cafeína. Esses suplementos geralmente vêm em forma de pílula ou pó. Alguns dos ingredientes em certos pré-treinos podem ser bons para sua saúde e seus treinos, mas alguns deles também podem causar efeitos colaterais negativos. Geralmente, esses pós são misturados com água e depois consumidos gradualmente. Dependendo do indivíduo, eles tendem a levar de sessenta a noventa minutos depois de beber para que os efeitos se manifestem, mas os TikTokers agora acreditam que ingerir o pó a seco pode ajudar a remover o processo de espera. Eles recomendam que as pessoas retirem o pó a seco para obter resultados imediatos e receber um aumento acelerado de energia. Foi comprovado por profissionais que este ato pode ter efeitos à saúde desconhecidos a longo prazo. Como as coisas estão, os pré-treino carecem de pesquisas de longo prazo em geral (mesmo quando usados adequadamente) – não apenas pela eficácia, mas também pela segurança. Eles não são regulamentados e podem até conter substâncias proibidas, como esteróides anabolizantes e estimulantes ou hormônios nocivos (1,3-dimetilamilamina, ou DMAA, que pode levar a ataques cardíacos, é um dos mais amplamente divulgados). É por esse motivo que você deve sempre usar um suplemento testado por terceiros para evitar ingredientes desagradáveis ocultos.
Independentemente da marca, o uso a seco também é perigoso. Especialistas alertam que consumir o pó seco pode levar a consequências não intencionais, como asfixia ou inalação, que pode causar pneumonia por aspiração , e a ingestão rápida de grandes doses de cafeína (que a maioria delas contém) pode desencadear um aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca. ansiedade, tremores e pode até ser fatal para aqueles com anormalidades cardíacas subjacentes ( 3 ). Houveram alguns casos conhecidos de pessoas que pararam em hospitais devido a essa tendência.
Em suma, os pré-treino secos podem ser perigosos e fortemente desencorajados pelos profissionais de saúde. Recomendamos que você siga as instruções prescritas fornecidas no rótulo pelo fabricante.

NOTA: O uso de pré-treino não é recomendado para menores de 18 anos
Nós apenas recomendamos que você faça uma pesquisa completa, questione as informações que eles compartilham e fale com um especialista antes de tentar as tendências nutricionais e de condicionamento físico que você viu online. Mesmo que a tendência não seja perigosa para sua saúde, isso não significa que será eficaz para o que você está tentando alcançar. Tentar “hackear” um certo aspecto de sua vida (como treino e dieta) para obter os “resultados mais rápidos” nem sempre vai lhe dar resultados favoráveis. É sempre melhor personalizar essas áreas com base em resultados e conhecimentos científicos personalizados e informados. Concentre-se na saúde a longo prazo e no bem-estar holístico, não nas tendências.
Descubra sua rotina de condicionamento físico ideal com base em seus pontos fortes genéticos
Seus pontos fortes e fracos genéticos podem dizer muito sobre qual deve ser seu programa de exercícios ideal. Por exemplo, algumas pessoas são geneticamente mais propensas a ter maior resistência e menor força e vice-versa.
Se você realmente quer descobrir o que é melhor para você, considere fazer um teste NutriFit da ConectGene. Você recebe o kit pelo correio e colherá o material biológico (células da bochecha) em casa, um processo simples e indolor. E depois de 3 semanas recebe relatórios nutricionais com base no seu DNA, incluindo informações sobre a dieta ideal com base em suas características genéticas que são únicas.
Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgene.com/nutrifit/
(Adaptado do original by DnaFit)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.