A pandemia ainda não acabou. Entre tantas estatísticas que assistimos e lemos todos os dias (algumas muito tristes), uma tem a ver com a saúde de quem seguiu o isolamento e não se contaminou: o aumento do peso. Uma pesquisa realizada em 30 países colocou os brasileiros em primeiro lugar entre os que mais engordaram no período pandêmico (6,5 kg em média!).
Embora seja comum o pensamento do tipo “quanto isso tudo acabar eu vou recuperar o meu peso”, talvez seja agora o momento de pensar seriamente nisso, porque aumento de peso não combina com saúde. A pergunta que nos fazemos: que dieta seguir?
De tempos em tempos, surge um novo e milagroso plano de dieta que promete nos transformar de flácidos em fabulosos: A nova Dieta Atkins, a Dieta Páleo, a Dieta 5:2 (intermitente), a Dieta Alcalina… para ficar nos mais recentes modismos dietéticos.
A maioria dessas dietas são simplesmente formas criativas de restringir nossa ingestão de alimentos para que comamos menos calorias do que consumimos. Mas nossa composição genética individual e metabolismo podem nos dizer que nem todas as calorias são metabolizadas igualmente.
Dieta 5: 2
A dieta 5: 2 é baseada em um sistema de jejum intermitente. Basicamente, você reduz drasticamente a ingestão (500 calorias para mulheres e 600 para homens) durante dois dias da semana e come normalmente o resto do tempo. Não é uma permissão para compulsão, é uma maneira de restaurar seu apetite e pode ser mais fácil seguir as regras porque a comida que você deseja está apenas a um dia de distância.
Prós e contras
Dias de jejum podem deixá-lo mal-humorado, com a cabeça leve e sem energia. Mas, contanto que você preste atenção ao conteúdo nutricional de seus alimentos e escolha uma dieta saudável e balanceada, o jejum intermitente pode ajudá-lo a perder peso e a se manter mais saudável. Há evidências de que indivíduos que seguem essa forma de alimentação podem ter proteção contra diabetes, Alzheimer e alguns tipos de câncer
Dieta Páleo
A dieta paleolítica remonta às nossas origens de homem (e mulheres, é bom que se diga!) das cavernas. Apenas alimentos que o homem comia quando ainda estava caçando e coletando da natureza, milhares de anos atrás. Podem passar por seus lábios: peixes, ovos, carnes magras, frutas, vegetais sem amido, nozes e sementes. Laticínios, grãos, vegetais ricos em amido e qualquer coisa processada estão definitivamente fora do menu.
Prós e contras
A dieta é bastante direta e fácil de seguir. Concentra-se em produtos frescos ricos em nutrientes, pelo que, ao escolher cuidadosamente, é possível obter todos os produtos essenciais de que necessita.
Defensores e entusiastas dizem que pode ajudar as pessoas a perder peso e que pode proteger contra doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas. É uma dieta baixa em carboidratos, então pode deixá-lo cansado, com dor de cabeça e causar mau hálito se não beber muita água. E vamos encarar os fatos, cortar todos os alimentos processados, grãos e laticínios pode dificultar a manutenção – mas alguns especialistas dizem que acertar 80% das vezes deve ser suficiente.
Vale lembrar que o homem (e as mulheres!!) das cavernas passavam o dia andando à caça de víveres, o que não pode ser realidade para quem, hoje, adere à dieta Páleo.
Nova dieta do Dr. Atkins
Quando a dieta Atkins foi lançada pela primeira vez, ela teve uma grande repercussão como um modismo alimentar perigoso. Ele voltou novo, melhorado e mais bem balanceado nutricionalmente. É uma das dietas de baixo carboidrato mais populares, transformando seu corpo em uma máquina de queima de gordura.
Grãos, vegetais ricos em amido e a maioria das frutas são proibidos. Em vez disso, sua dieta deve ser composta de carne, peixe, ovos, muitos vegetais e saladas e laticínios integrais, com uma boa dose de molho oleoso, maionese ou molhos cremosos para ajudá-los a digerir (como se uma picanha gordurosa precisasse disso!).
Prós e contras
As primeiras duas semanas de dieta são muito rígidas; com apenas 20g de carboidratos e rápida perda de peso, o que pode definitivamente aumentar a motivação. Você pode ter ‘gripe dos carboidratos’ durante esse período e se sentir lento, fraco e com hálito fedorento – como uma ressaca sem diversão. No entanto, quando estiver em cetose e queimando gordura de forma eficiente, você deverá ter um surto de energia e menos “dores de fome”.
A dieta do Dr. Atkins incentiva o corte de carboidratos processados, a maioria do álcool e incentiva muitos vegetais, então isso só pode ser bom. No entanto, o excesso de carne vermelha e processada, manteiga, creme e queijo vai contra as diretrizes de saúde atuais, por isso é aconselhável cuidar da moderação.
Dieta Alcalina
A dieta alcalina possui celebridades com fãs, incluindo Victoria Beckham. É baseada no conceito de que nossa dieta moderna faz com que o corpo produza muito ácido, levando ao ganho de peso e também a condições como osteoporose e artrite, bem como problemas renais e hepáticos.
Os alimentos descritos como “produtores de ácido” são cortados; isso inclui carnes, laticínios, grãos, açúcar refinado, cafeína, álcool e alimentos processados. Em vez disso, a dieta defende mais ‘opções alcalinas’, o que significa abundância de frutas e vegetais, legumes, nozes e sementes.
Prós e contras
Cortar alimentos processados, açúcar refinado e bebidas provavelmente fará você se sentir mais saudável e perder peso. Portanto, a dieta alcalina pode ter ótimos resultados. No entanto, é questionável se isso tem alguma relação com o pH do corpo. Temos nossos próprios sistemas embutidos para equilíbrio ácido-base, que devem ser capazes de lidar com todos os tipos de alimentos.
Reduzir o consumo de laticínios significa que você precisa encontrar cálcio de outras fontes. A Associação Britânica de Dietética (sorry, mas nosso teste é feito em Londres) afirma que, se você pretende experimentar a dieta alcalina, é importante escolher um plano nutricionalmente equilibrado.
A verdade é que, quando se trata de perda de peso e saúde ideal, em vez de pensar em dietas, precisamos pensar em mudar nossa maneira de comer permanentemente. Retornar aos maus hábitos só pode levar ao retorno do peso e de quaisquer incômodos e preocupações com a saúde. A escolha dietética certa para cada indivíduo dependerá do estilo de vida, gostos e do que está escrito em seu DNA. Olhando para isso, você pode interromper o ciclo da dieta ioiô, perder peso e melhorar sua saúde para sempre.
Se você precisa abandonar alguns quilos ou reequilibrar suas vitaminas, o teste NutriFit pode ajudar a orientar suas decisões com sugestões baseadas em seu perfil genético único.
Informações podem ser mais importantes do que a dieta da moda
Com o teste NutriFit você será capaz de reduzir as suposições e dúvidas sobre a dieta ideal com mais informações para ajudar você a alcançar seus objetivos de perda de peso. Sua nova abordagem será inteiramente baseada em seu corpo, independentemente da dieta. Com os relatórios que entregamos você saberá quais escolhas alimentares fazer, quais evitar e onde aumentar sua ingestão alimentar para atender às suas necessidades nutricionais.
Qualquer que seja o caminho que você opte seguir, não deixe de ouvir o seu médico ou nutricionista.
(Adaptado by dnafit.com)
Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgene.com/nutrifit/
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.