3 minutos de leitura

O colesterol alto traz riscos à saúde, por isso saber quais alimentos com colesterol alto evitar é uma informação útil. Ter colesterol alto é algo que a maioria das pessoas pode superar com mudanças na dieta. Mudanças na dieta e no estilo de vida têm um impacto significativo na proporção de LDL / HDL. 

O colesterol LDL é o colesterol “ruim” que pode se acumular nas artérias. O colesterol HDL é o colesterol “bom”. Níveis elevados de colesterol HDL podem reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.

Se você tem colesterol alto, seu médico frequentemente recomendará observar seus níveis de colesterol LDL. Será recomendado que você comece a comer mais fibras e comece a reduzir as fontes de gordura em sua dieta. Por exemplo, fontes de proteína animal com baixo teor de gordura, como frango, peru e carne moída magra, seriam sugeridas em vez de costelas de porco, por exemplo. 

Aumentar o ômega-3 em suas refeições também é uma ótima maneira de aumentar os níveis de HDL. Geralmente, uma dieta saudável conterá vários alimentos com alto colesterol HDL e muito poucos alimentos que aumentem o colesterol LDL. Se você está consumindo menos de 300mg de LDL por dia. Você está no caminho certo. 

Abaixo estão alguns alimentos com alto teor de colesterol que você deve evitar se quiser reduzir o seu colesterol e controlar essa condição de saúde ou evitar o colesterol alto:

1. Queijo 

Laticínios com muita gordura, como muitos tipos de queijo, costumam ser alimentos a serem evitados se você estiver de olho no colesterol. A quantidade exata de colesterol encontrada no queijo depende do tipo de queijo. 100g de cheddar contém cerca de 105 mg de colesterol, mas o queijo cottage ou a ricota possuem quantidades bem menores. Se você é um grande fã de produtos de queijo, sempre pode considerar procurar mais opções com baixo teor de gordura, normalmente os queijos brancos.

A alternativa: troque o tipo de queijo que está comendo por alternativas com baixo teor de gordura. O queijo cottage contém apenas 17 mg de colesterol por 100 g, e está repleto de proteínas. O queijo suíço é outro queijo com baixo teor de gordura a se considerar. 

2. Carne Vermelha

Costelas de porco, carne moída e bife tendem a ter alto teor de gordura saturada e alto teor de colesterol. Seu médico pode sugerir que você corte a carne vermelha de sua dieta, se estiver observando que o seu colesterol está elevado.

A alternativa: Coma fontes de carne com baixo teor de gordura, como frango ou peru. Se você adora carne, opte por carne moída magra ou cortes magros de lombo ou fraldinha.

3. Camarão 

O camarão, embora delicioso e com baixo teor de gordura, infelizmente tem alto teor de colesterol. Uma porção de 100g de camarão daria 189mg de colesterol, até mais do que uma única gema de ovo.

A alternativa: camarão vegano ou vegetariano geralmente contém cerca de 36mg de colesterol por 100g, mas você ainda vai precisar ter cuidado com o conteúdo de gordura.

4. Sardinhas 

As sardinhas são outro marisco rico em benefícios para a saúde, mas também rico em colesterol. Sardinhas e outros peixes gordurosos são excelentes para incluir ômega 3 saudável em sua dieta. Infelizmente, a sardinha também pode conter até 142 mg de colesterol com apenas uma porção de 100 g.

A alternativa: se você está empenhado para encontrar peixes deliciosos com baixo teor de colesterol para comer, experimente o atum. O atum tem muito menos colesterol do que a sardinha, principalmente quando você come atum enlatado embalado em água em vez de óleo.

5. Fígado 

Em geral, carnes como fígado têm muito mais colesterol do que as carnes brancas. O fígado e os rins podem ter muitos nutrientes, mas uma porção de 100g de fígado de galinha pode incluir até 355mg de colesterol, valor que ultrapassa imediatamente a sua dose de ingestão diária.

As alternativas: Prefira carnes brancas sempre que possível, como carne de frango ou suína. Se você precisa de alimentos ricos em potássio e magnésio, como fígado, pode experimentar verduras como couve e brócolis.

6. Gemas de ovo 

Algumas pessoas que cuidam do colesterol comem apenas clara de ovo, sem a gema. Os ovos são um alimento controverso nas dietas modernas. Por outro lado, comer clara de ovo é uma excelente maneira de obter proteínas, vitaminas B, vitamina A e selênio em seu corpo. Por outro lado, as gemas são uma das maiores fontes de colesterol na dieta. A gema do ovo contém mais da metade da ingestão diária recomendada de LDL. De todos os alimentos com alto teor de colesterol que listamos, no entanto, os ovos são provavelmente os mais seguros para manter em sua dieta.

A alternativa: tente evitar a gema de ovo e usar claras em seu lugar. Não há colesterol na clara de ovo, e você ainda pode fazer uma ótima omelete. Se quiser usar o ovo inteiro com a gema na omelete, você ainda pode torná-lo mais saudável evitando adicionar queijo à omelete.

(Adaptado do original by Circle Magazine)

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat