Depois de decidir que deseja incorporar o exercício regular à sua rotina, você naturalmente se perguntará qual é a melhor hora do dia para se exercitar. Você provavelmente já ouviu falar que queima mais gorduras ou tem um metabolismo acelerado em determinados momentos do dia. Chegaremos a isso, mas não importa a hora do dia em que você se exercite, o mais importante é que você o faça. 

Você deve escolher uma hora do dia que se adapte à sua agenda. Algumas pessoas são mais ativas pela manhã, e outras pessoas trabalham melhor a noite, e demonstram ter muito mais energia no final do dia. 

Há vantagens nos exercícios matinais e noturnos, mas ajudaremos você a descobrir o que mais combina com você.

É melhor treinar de manhã?

Seu metabolismo é melhor pela manhã, então, cientificamente, é bom malhar pela manhã. No entanto, esse não é a única vantagem de malhar pela manhã. Também faz você se sentir mentalmente mais leve e menos ansioso quando termina o treino mais cedo. Desta forma, a tarefa está cumprida e isso traz uma boa sensação. Você aproveitará muito mais o seu dia se fizer o exercício mais cedo.

Muitas pessoas acham que, se adiarem o treino ou se disserem a si mesmas que vão malhar “mais tarde”, isso acaba não funcionando. Se a autodisciplina não é seu forte, provavelmente é melhor começar o dia com o treino para evitar que adie e acabe não teinando. 

Você deve treinar com o estômago vazio?

Você pode queimar mais gordura se treinar com o estômago vazio , e é por isso que tantos entusiastas do fitness se exercitam antes de tomar o café da manhã . Exercitar-se com o estômago vazio é conhecido como cárdio em jejum. Em vez de usar a energia dos alimentos que você comeu recentemente como combustível para o treino, seu corpo usa gordura e açúcar armazenados, efetivamente queimando mais gordura. Muitos profissionais de fitness aderem à teoria de que seu corpo é forçado a usar as reservas de gordura como combustível quando está em jejum.

Se a perda de gordura é sua principal prioridade (e uma prioridade ainda maior do que construir músculos), o cárdio em jejum pode ser uma boa opção para você. Ou seja, não funciona para todos, e muitas pessoas descobrem que obtêm os mesmos resultados quando se exercitam sem estar em jejum.

Muitos profissionais de fitness apoiam a teoria do cárdio em jejum, mas continua a ser uma teoria controversa no mundo do fitness. Muitos profissionais acreditam que você obterá os mesmos resultados se treinar com o estômago vazio ou não.

Você pode usar mais gordura como combustível em jejum (especialmente se estiver na dieta cetogênica), no entanto, também fará um treino muito menos intenso em jejum. Você simplesmente não terá energia para fazer um bom treino de alto impacto nesse estado de jejum. Se você se esforçar em um estado de jejum, poderá ficar tonto e até desmaiar.

Melhor hora do dia para se exercitar: treinos da tarde

O treino da tarde é uma escolha popular porque muitas pessoas sentem que têm mais energia à tarde. Elas podem, portanto, obter um treino melhor e queimar mais calorias, pois sua resistência é maior. Cientificamente, o treino da tarde também faz mais sentido, pois a temperatura do nosso corpo aumenta ao longo do dia, mas na verdade atinge o pico no final da tarde. Quanto maior a temperatura corporal, maior o desempenho na academia. Por quê? Uma temperatura corporal mais alta facilita uma amplitude de movimento, flexibilidade e força muscular, reduzindo a chance de lesões relacionadas ao treino. Se você se lesionar ao se exercitar em um estado de temperatura mais baixa, acabará tendo que pular os treinos para se recuperar.

Benefícios de se exercitar à noite

Se você é geneticamente propenso a ser mais ativo a noite. Se o seu teste de DNA apontar essa predisposição, opte por se exercitar à noite. Algumas pessoas naturalmente têm mais energia à noite e são capazes de se exercitar mais intensamente.

Também é bastante comum ter mais tempo livre à noite, o que significa que você tem tempo para fazer treinos mais longos. Isso leva a queimar mais calorias e possibilitar mais repetições.

Outro benefício do exercício noturno é que a flexibilidade, a força muscular e a resistência geralmente são melhores no final do dia, pois a temperatura do corpo aumenta à noite em comparação com temperatura mais baixa pela manhã. Isso significa que, semelhantemente aos treinos da tarde, os treinos noturnos geralmente resultam em menos lesões e melhor desempenho.

Se você teve um dia difícil, um treino noturno é uma ótima maneira de desabafar. Para aqueles de vocês com trabalhos estressantes que precisam de algum tipo de liberação no final do dia, um treino noturno será um ótimo hábito.

Espremendo o exercício em sua agenda

Para aqueles com uma agenda lotada, a melhor hora do dia para se exercitar pode ser quando há uma pausa na sua agenda. Não é incomum que pessoas com empregos de 5 a 9 horas passem a hora do almoço malhando. No final do dia, eles podem comer um sanduíche em sua mesa, mas sua hora de almoço real é gasta se exercitando. Isso é especialmente conveniente para pessoas que têm obrigações depois do trabalho e não podem passar as noites se exercitando. 

Multitarefa durante o exercício 

Aqueles de vocês que estão ocupados podem tentar encontrar maneiras de realizar várias tarefas durante o treino. Se você precisar ligar para um cliente, por exemplo, tente dar um passeio enquanto atende à ligação comercial. Da mesma forma, se por motivos profissionais ou pessoais, há um audiolivro ou podcast que você precisa ouvir, ouça enquanto se exercita. Ser multitarefa durante o exercício faz com que as pessoas se sintam mais produtivas, especialmente se tiverem uma agenda lotada.

Melhor hora do dia para se exercitar: a linha de fundo

A conclusão é que, quando se trata de exercício, o desempenho é importante, o que significa que seus níveis de energia são importantes. Cabe a você descobrir em que hora do dia você tem mais energia e, portanto, pode realizar um treino de maior intensidade .

Alguns profissionais de fitness defendem a afirmação de que você pode queimar mais gordura com o estômago vazio. Se a perda de peso é o seu objetivo, exercitar-se antes do café da manhã pode ser um bom hábito. Apenas certifique-se de fazer um aquecimento adequado, pois sua temperatura corporal está baixa pela manhã. Um aquecimento será necessário para evitar lesões e músculos excessivamente doloridos. Polichinelos, deslocamentos laterais e caminhadas rápidas são ótimos exercícios de aquecimento para começar. 

Lembre-se de que o cardio em jejum pode levar a tonturas ou sensação de desmaio. Ouça seu corpo e pare se você se sentir trêmulo ou com tonturas. Você pode precisar fazer um treino menos intenso se estiver em jejum. Se você acha que obteria melhores resultados com um treino de alta intensidade, talvez seja melhor se exercitar no final do dia, quando tiver mais energia para tal intensidade.

Em geral, exercitar-se a qualquer hora do dia é uma grande conquista. O ato de se exercitar em si é muito mais importante do que a hora do dia em que você se exercita. Se você descobrir uma maneira de adicionar exercícios à sua rotina diária, no mesmo horário todos os dias, colherá os benefícios rapidamente.

Se você está curioso para saber a que horas do dia você tem mais energia para se exercitar ou se pergunta o que seu DNA diz sobre sua probabilidade de ser mais ativo a noite, ou pela manhã faça o teste NutriFit para descobrir.

(Adaptado do original by Erica Gordon, in Circle Magazine).

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat