Quando pensamos em nutrição, normalmente vem a nossa mente alimentos e hábitos alimentares, mas nutrir vai muito além do que apenas oferecer uma alimentação, a nutrição é super importante para prevenir doenças e manter a saúde.

É muito importante entender que diferentes fatores podem influenciar na nutrição do corpo. Conhecer como nossos genes reagem aos nutrientes, e como nossa rotina pode potencializar essa nutrição, é um grande passo para o atendimento nutricional.

Um caso bem conhecido da relação entre genética e dieta são os exemplos clássicos da intolerância à lactose e da fenilcetonúria, duas condições clínicas relacionadas a manejos de grupos alimentares específicos.

A diferença entre Nutrigenômica e Nutrigenética

A Nutrigenômica é uma área que estuda as influências de fatores dietéticos sobre o genoma humano, seu principal objetivo é a investigação de como os nutrientes modificam a expressão gênica nas células, permitindo dessa forma, a compreensão de como os componentes alimentares afetam os genes.

Já a Nutrigenética trata das interações entre hábitos dietéticos e o perfil genético de cada indivíduo. Ou seja, ela é baseada nas observações das respostas individuais à cada tipo de nutrientes. Ela permite ao paciente uma dieta personalizada, que tem como base sua constituição genética.

Enquanto a nutrigenética abrange estudos sobre as diferenças entre indivíduos e sua resposta a um nutriente ou uma dieta em particular, a nutrigenômica estuda as diferenças entre os nutrientes com relação à expressão gênica.

Essas informações estão cada vez mais acessíveis ao público e já é possível fazer testes genéticos que apresentam esses dados. Alguns chegam a ser mais completos e apresentam também informações sobre a saúde do sono e estresse como o Nutrifit. Conheça um pouco mais esse teste clicando aqui

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat