O mentol é um dos remédios naturais de alívio da dor à base de plantas mais comuns usados em todo o mundo.
A dor crônica é incrivelmente comum, desde as nas costas e de cabeça constantes até aquelas consistentes no pescoço ou artrite.
Se esta dor crônica está ocorrendo devido a um acidente de carro ou lesão esportiva, ou mesmo dor nas costas devido à sua má postura durante o trabalho – dor é dor. Uma coisa é certa: alguém com dor crônica normalmente estará disposto a tentar qualquer coisa para aliviá-la, desde cremes naturais até terapias alternativas, como a acupuntura.
Talvez você tenha notado que o mentol é um ingrediente comum em muitos cremes e pomadas para alívio da dor. Isso porque o mentol é um dos ingredientes mais utilizados quando se trata de substâncias para alívio natural da dor . Na verdade, muitas pessoas que são moralmente contra tomar analgésicos prescritos dependem de ingredientes naturais para aliviar a dor, como o mentol. Neste artigo, você descobrirá por que ele funciona?
Experimentando opções para alívio natural da dor
Quando se trata de analgésicos naturais, você pode ter que experimentar muitos ingredientes diferentes antes de encontrar um que ajude a aliviar sua dor. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.
Muitas vezes, os produtos que funcionam melhor quando se trata de analgésicos naturais são produtos que contêm uma combinação de várias substancias diferentes . Um exemplo disso seria um creme para aliviar a dor que contém vários ingredientes , incluindo mentol, óleo de cajuput, CBD (canabidiol) e muito mais. Esses ingredientes conhecidos pelo alívio natural da dor geralmente podem trabalhar juntos para ajudar a aliviar o pescoço dolorido de alguém ou outras partes do corpo.
Se você puder encontrar métodos naturais de alívio da dor que funcionem para você e não precisar tomar analgésicos prescritos, pode ser uma grande bênção. Analgésicos prescritos tendem a ter muitos efeitos colaterais indesejados e até perigosos, e também podem levar ao vício. É por isso que muitas pessoas recorrem a analgésicos naturais, como mentol, óleo de cânfora, terapia de calor, massagem terapêutica e muito mais.
Abaixo, veremos como o mentol funciona como um analgésico natural e por quê.

O que é Mentol?
O mentol é um produto químico natural encontrado em plantas de hortelã, como a hortelã-pimenta. O mentol é conhecido por ter propriedades refrescantes.
O mentol é o que dá à menta seu sabor e cheiro “frios”, mas também pode criar uma sensação refrescante na pele. A sensação de resfriamento do mentol se deve à capacidade desse composto orgânico de acionar os receptores TRPM8 sensíveis ao frio na pele.
As propriedades refrescantes do mentol são consideradas muito calmantes. O mentol é um dos compostos de alívio da dor à base de plantas mais populares.
Como o mentol ajuda a aliviar a dor?
Quando um creme para dor contém mentol, uma sensação de resfriamento será sentida na pele onde foi aplicado. A sensação de resfriamento pode entorpecer e distrair você da sensação de dor. O efeito entorpecente também pode reduzir os sinais de dor enviados ao cérebro.
O mentol também é um contra-irritante, pois o mentol funciona fazendo com que a pele esfrie brevemente, antes de aquecer novamente, o que pode melhorar o fluxo sanguíneo. Isso significa que o mentol pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo para a área onde foi aplicado, o que promove a cicatrização.
O mentol funciona como um vasodilatador, o que significa que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo sanguíneo. O aumento do fluxo sanguíneo ajuda com a dor porque um bom fluxo sanguíneo é necessário para trazer os nutrientes necessários para o reparo celular para a área ferida ou inflamada.
A maioria das pesquisas científicas sobre o uso de mentol como um método natural de alívio da dor se concentram no alívio de dores menores. Por exemplo, este estudo descobriu que os participantes com sintomas da síndrome do túnel do carpo descobriram que sua dor era aliviada quando o mentol era usado em comparação com um placebo.
O mentol pode, portanto, ser usado como um remédio natural para pequenas dores nas articulações e nos músculos, desde artrite e dor de Aquiles até dores no pescoço, dores musculares e faciais.
O mentol pode ajudar a bloquear os sinais de dor enviados ao cérebro
O mentol é conhecido por estimular neurônios termossensíveis, o que está associado a um efeito analgésico. Este estudo de pesquisa sobre lesões esportivas de 2012 descobriu que os analgésicos à base de mentol aplicados a uma área dolorida eram mais eficazes do que a aplicação de gelo na área. O estudo revelou que os neurônios termossensíveis que são estimulados pelo resfriamento moderado da aplicação de mentol podem ter um efeito inibitório nos neurônios aferentes nociceptivos e nos neurônios do corno dorsal, que conduzem impulsos de dor ao tálamo. Em outras palavras, o mentol é apoiado por pesquisas científicas como um ingrediente que pode ajudar a bloquear os sinais de dor enviados ao cérebro.
O tálamo é uma parte importante do cérebro intermediando diferentes componentes e sensações de dor. A dor muscular, por exemplo, pode ser aliviada com mentol devido à sua capacidade de ajudar a inibir os sinais de dor de chegarem ao cérebro.
Se você luta contra a dor crônica, procure um creme tópico para aliviar a dor que liste o mentol como um dos ingredientes naturais.

Seu risco de sofrer dor crônica: você tem riscos genéticos mais altos de dor?
Algumas pessoas não apenas têm uma tolerância à dor geneticamente maior ou menor, mas com base em sua composição genética, você também pode ter um risco maior de lesões.
Isso ocorre porque, com base no seu DNA, você pode saber se tem um risco maior para lesões por prática de esporte. Caso seu teste revele que você tem uma predisposição genética aumentada a lesão, você vai poder fortalecer a musculatura ou caprichar nos alongamentos, por exemplo, para “silenciar” ou driblar essa predisposição.
Nosso relatório de Fitness, um dos 3 relatórios entregues no teste Nutrifit, vai revelar também se você tem uma capacidade maior ou menor de recuperação, de acordo com as suas variantes genéticas. Faça ja seu teste, e saiba mais.
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.