circlemagazine-circuledna-Culpado-Depois-de-Comer?

Por que me sinto culpado depois de comer? É mais comum do que você imagina.

As regras que aprendemos sobre dieta e nutrição à medida que crescemos e interagimos com o mundo ditam o que achamos que “devemos” e “não devemos” consumir. Embora possamos desfrutar de uma deliciosa fatia de bolo após uma refeição, muitos de nós também acreditamos que devemos sempre ter uma ocasião especial para comer esse tipo de guloseima. Se não podemos justificar nossos hábitos alimentares, começamos a nos sentir culpados pelo que comemos.

Aproximadamente um terço de toda a comida que os americanos comem diariamente os deixam se sentindo culpados, seja um lanche da tarde ou um hambúrguer para viagem. Embora essa culpa alimentar seja relativamente normal, principalmente se sabemos que estamos comendo algo que é ruim para nós, ela também pode ser prejudicial.

Se não for tratada, a culpa alimentar pode levar a comportamentos alimentares desordenados , bem como distúrbios alimentares , como bulimia, e até fobias de certos alimentos. A culpa alimentar pode controlar cada escolha de refeição que você faz e destruir sua autoestima. Compreender a resposta à pergunta: Por que me sinto culpado depois de comer? pode ser o primeiro passo para desenvolver uma relação muito mais saudável com a comida . Então, se você está se perguntando exatamente por que se sente culpado depois de comer e quer saber o que fazer sobre isso, vamos continuar:

Por que me sinto culpado depois de comer? A ciência por trás da culpa alimentar

As pessoas não nascem associando alimentos específicos a sentimentos de culpa. Aprendemos quais itens devemos definir como alimentos “bons” ou “ruins” ao longo do tempo. Durante nossa infância, aprendemos quais alimentos são saudáveis ​​e nutritivos e quais podem ser ruins para nossa saúde em doses maiores.

Por si só, essas lições não são necessariamente problemáticas. Saber quais alimentos você deve incluir em sua dieta regularmente significa que você pode melhorar sua nutrição, controlar seu peso e evitar várias doenças relacionadas à alimentação. No entanto, quando nossas percepções de comida boa e ruim se tornam muito extremas, elas podem levar a vários comportamentos alimentares insalubres e desordenados e problemas adicionais.

Os problemas que temos com a definição de comida como boa ou ruim são ainda mais acentuados por nossas experiências sociais e pelo que vemos na mídia. Estamos cercados por lembretes constantes de que ser mais magro e saudável é desejável em qualquer sociedade.

Isso muitas vezes nos leva a conectar nossa autoestima ao que comemos.

Se você come alimentos pelos quais se sente culpado, isso pode ter um impacto significativo na sua autoestima.

Quando o objetivo da “alimentação saudável” é levado ao extremo, começamos a sentir uma culpa avassaladora sempre que somos expostos a um determinado tipo de alimento, o que pode levar a fobias e estresse. Além do mais, definir os alimentos como “ruins” muitas vezes pode nos levar a comê-los mais durante períodos de estresse. Estudos indicam que aqueles que associam alimentos indulgentes com culpa são mais propensos a comer esses alimentos quando estão passando por dificuldades emocionais.

Razões comuns para se sentir culpado depois de comer

Há várias respostas possíveis para a pergunta: Por que me sinto culpado depois de comer? Alguns estão relacionados à sua educação e hábitos, enquanto outros estão ligados aos seus próprios objetivos e planejamento alimentar. Em alguns casos, seus sentimentos de culpa podem ser mais extremos.

Por exemplo, estudos revelaram que pessoas com hábitos alimentares restritivos podem se sentir culpadas ao pensar apenas em certos alimentos.

As razões mais comuns para a culpa depois de comer incluem:

circlemagazine-circuledna-Excesso-Calorias

1. Comer calorias em excesso

A contagem de calorias pode ser uma boa maneira de rastrear sua ingestão de alimentos e gerenciar seu peso, mas também pode levar à culpa quando você come mais do que sua cota designada a cada dia. A maioria de nós sabe que deve consumir um número específico de calorias para manter ou reduzir nosso peso. Se você quiser reduzir seu peso, precisará cortar um certo número de calorias por dia.

No entanto, é importante lembrar que as calorias não são o único fator que afeta sua perda ou ganho de peso. Se você ingerir calorias adicionais um dia, poderá equilibrar isso praticando atividade física ou exercício extra.

2. Negando os resultados do treino

Manter ou perder peso exige que sigamos um cronograma rigoroso de ingestão de um certo número de calorias e exercícios para perder o excesso de peso. Se você terminou recentemente um grande treino e depois come uma grande refeição, ou algo que considera ser rico em gordura e calorias, então você pode sentir como se tivesse negado todo o seu trabalho duro.

Notavelmente, isso nem sempre é o caso. Mesmo depois de um treino, você pode continuar a queimar calorias em excesso como parte do efeito “afterburn”. Isso pode significar que você não adiciona necessariamente todas as calorias que você come de volta ao seu corpo. Em alguns casos, as calorias extras são cruciais para alimentar seu corpo e ajudá-lo a se recuperar quando terminar de se exercitar.

3. Comer alimentos “ruins” ou não saudáveis

Sabemos que alguns alimentos são saudáveis ​​e outros não. Comer uma refeição rica em vegetais e frutas é menos provável de fazer você se sentir culpado do que consumir um grande pedaço de bolo de chocolate. Comer junk food regularmente pode levar a uma série de problemas, incluindo ganho de peso excessivo e uma maior chance de várias doenças, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares.

No entanto, não precisamos necessariamente evitar completamente a comida “lixo”. Na verdade, é mais provável que uma dieta rigorosa cause distúrbios alimentares, depressão e ansiedade. Quanto mais você recusar os alimentos que realmente deseja, mais provável será que você coma demais quando tiver a chance de desfrutar desses produtos. Com isso em mente, é melhor comer junk food com moderação, em vez de não comer nada.

4. Pressão Social

As normas sociais e os comportamentos de nossos pares também podem influenciar como nos sentimos sobre o que comemos. Estudos mostraram que as pessoas são mais propensas a comer porções maiores de comida quando veem seus amigos comendo mais, mas podem se sentir mal com esse excesso de comer mais tarde.

Da mesma forma, se nos juntarmos a nossos amigos para as refeições e os virmos comendo saladas e alimentos saudáveis, é mais provável que nos sintamos culpados por comer alternativas não saudáveis, porque naturalmente queremos nos encaixar. comer, pode valer a pena estar mais atento às suas próprias necessidades nutricionais. Lembre-se de que todos são diferentes e têm hábitos alimentares únicos. Seus amigos podem estar comendo menos no almoço porque já tomaram um grande café da manhã.

circlemagazine-circledna-Falhando-para-alcançar-seus-objetivos

5. Falhar em alcançar seus objetivos

Ao tentar perder peso, a maioria das pessoas estabelece metas específicas para o que deseja realizar dentro de um determinado período de tempo. Você pode dizer a si mesmo que deseja perder um certo número de quilos em uma determinada semana com a dieta cetogênica ou deseja restringir-se a um número específico de calorias por dia. Ter esses objetivos é uma maneira útil de orientar seu processo de dieta.

No entanto, quando não conseguimos atingir nossos objetivos, muitas vezes nos sentimos culpados e menos felizes conosco mesmos. Se você achar que não perdeu a quantidade certa de peso em um determinado período de tempo, pode sentir que falhou. A coisa importante a lembrar aqui é que perder peso raramente é tão simples quanto parece. Só porque você não atinge seus objetivos em uma semana, não significa que não irá na próxima. A chave é aprender com seus comportamentos alimentares e se adaptar quando puder.

6. Trapaça em uma dieta

Se você está tentando perder peso, também pode seguir as orientações de uma dieta específica. Por exemplo, se você escolher uma dieta baixa em carboidratos , precisará cortar o máximo possível de carboidratos de suas refeições. O problema com as dietas é que elas geralmente são muito restritivas e se concentram em remover grupos inteiros de alimentos do seu plano de refeições. Isso deixa você com desejos que você pode não ser capaz de satisfazer.

Quanto mais restritiva a dieta, maior a probabilidade de você “cair do vagão” e comer algo que sabe que não deveria. Isso leva a um sentimento de culpa avassalador porque você acredita que “quebrou as regras” do seu plano alimentar. A maneira mais fácil de evitar esse problema é escolher uma dieta que não seja restritiva. Opte por algo que lhe permita comer uma variedade equilibrada de alimentos com moderação.

7. Comer alimentos que você sabe que são problemáticos

Às vezes nos sentimos culpados não porque comemos alimentos “não saudáveis”, mas porque consumimos algo que sabemos que terá um efeito negativo em nosso corpo. Não é incomum que pessoas com intolerância à lactose consumam pequenas quantidades de laticínios e sintam os efeitos colaterais mais tarde.

Se você está perguntando: “Por que me sinto culpado depois de comer?” e sabe que os alimentos que escolhe têm um impacto negativo no seu corpo, pode ser uma boa ideia começar a procurar alternativas. Se o seu corpo responde negativamente aos laticínios, procure substitutos sem laticínios para os alimentos que você gosta.

Como parar de se sentir culpado depois de comer

A culpa depois de comer é uma experiência relativamente comum para pessoas de todas as esferas da vida. É o resultado de nossas crenças pessoais, educação e as informações a que estamos expostos a cada dia. Às vezes, um pouco de culpa pode ser uma coisa boa, para nos manter motivados a comer de forma saudável. Isso ajuda a nos manter em dia com nossas dietas e nos leva a ficar longe dos alimentos que sabemos que são problemáticos, porque sabemos que nos sentiremos culpados.

No entanto, se você está constantemente perguntando: “Por que me sinto culpado depois de comer?” existe o risco de você estar colocando pressão indevida sobre si mesmo para seguir certas regras. Para a maioria das pessoas, não há espaço para culpa alimentar em uma dieta equilibrada. Comer uma seleção de alimentos verdadeiramente equilibrada significa que você pode consumir uma variedade de itens diferentes, de frutas e legumes a doces e bolos.

Então, como você supera o problema? A melhor solução é começar a trabalhar a sua relação com a comida , através da alimentação consciente.

Sempre que você começar a se sentir culpado depois de comer certos alimentos, pergunte a si mesmo por que está se sentindo assim e se é razoável. Não há nada de errado em comer um pouco de junk food de vez em quando, mas se você está comendo muito, em excesso, pode começar a pensar em maneiras de mudar seus hábitos alimentares.

Por exemplo, se você é um comedor emocional, pode tentar reduzir o estresse de outras maneiras além de alimentos reconfortantes.

Você sofre de Culpa Alimentar?

Se você fizer a pergunta “Por que me sinto culpado depois de comer?” regularmente, o melhor a fazer é aprender mais sobre seu corpo e sua relação com a comida. Lembre-se, uma dieta equilibrada permite que você coma um pouco de tudo. Mesmo as dietas mais saudáveis ​​precisam de um pouco de gordura e carboidratos extras de vez em quando.

Use seu teste NutriFit para saber mais sobre os tipos de alimentos que seu corpo precisa mais, com base em sua composição genética. Este teste de DNA também informará as prováveis ​​respostas do seu corpo a certos alimentos e fornecerá informações sobre possíveis sensibilidades alimentares.

Com um teste CircleDNA, você será capaz de identificar possíveis intolerâncias alimentares, descobrir quais alimentos são mais propensos a levar ao ganho de peso, descobrir se você tem um controle de apetite geneticamente mais baixo ou um guloso geneticamente mais alto e criar uma dieta plano baseado em suas necessidades genéticas.

Se você se desviar do seu plano mais saudável de vez em quando, não se culpe, pergunte a si mesmo por que você tomou a decisão de comer um determinado alimento e o que você pode fazer.

Às vezes, simplesmente fazer escolhas diferentes, como comer um sorvete sem leite com baixo teor de gordura em vez de uma alternativa com alto teor de gordura, pode ajudá-lo a aproveitar o deleite ocasional, sem culpa.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat