Você se sente como um zumbi até tomar sua primeira xícara de café? Você acumula bebidas energéticas e refrigerantes com altos níveis de cafeína quando estuda para os exames da faculdade? Você bebe continuamente bebidas com alto teor de cafeína ao longo do dia para se manter afiado? 

80% da população mundial consome pelo menos um produto com cafeína diariamente, e esse número aumenta para 90% para adultos na América do Norte. Como resultado, as empresas aproveitam a oportunidade para produzir todos os tipos de produtos cafeinados.

Mas o que é a cafeína e por que é uma parte tão indispensável de nossas vidas diárias?

Como a cafeína afeta você? 

A cafeína é um estimulante que afeta nossos cérebros e outros órgãos. É absorvido do intestino para a corrente sanguínea, onde viaja para o fígado e é decomposto em compostos que podem afetar as funções dos nossos órgãos.

Pode ser encontrado naturalmente em alimentos como: 

  • Grãos de café
  • Folhas e saquinhos de chá
  • Grãos de cacau
  • Sementes de guaraná
  • folha de erva-mate

Benefícios para a saúde de bebidas com cafeína

circlemagazine-circuledna-caffeine-saúde-benefícios

Agora que sabemos o básico, vamos mergulhar mais fundo no efeito que esse produto químico tem em nossos corpos.

  1. Aumento do estado de alerta

Uma pequena dose (~ 75mg) pode torná-lo mais atento, e uma quantidade maior (160-600mg) pode aumentar seu estado de alerta, raciocínio rápido e memória. 

  1. A fadiga é reduzida

A adenosina é a culpada por nos fazer sentir cansados. A cafeína se liga aos receptores de adenosina, portanto, bloqueia seus efeitos. 

  1. Concentração Aprimorada

A cafeína pode torná-lo mais alerta e focado devido ao aumento nos níveis de adrenalina e atividade cerebral de seus neurotransmissores, dopamina e norepinefrina.

  1. Ajuda com perda de peso

Consumir produtos com cafeína pode causar perda de peso, pois pode suprimir o apetite. 

  1. Pode aumentar o desempenho esportivo 

A cafeína pode aumentar seu desempenho esportivo, principalmente para resistência e esforço percebido.

  1. Riscos reduzidos de doença de Alzheimer e Parkinson

Uma pesquisa mostrou que o consumo de cafeína ao longo da vida pode levar a um menor risco de doença de Alzheimer e Parkinson.

  1. Pode prevenir espasmos nas pálpebras

A cafeína pode proteger contra o blefaroespasmo, um distúrbio ocular causado por uma função cerebral anormal que faz você piscar sem parar. Em casos graves, pode causar cegueira.

  1. Pode reduzir o risco de certos cânceres

Os possíveis benefícios relacionados ao câncer incluem:

  • Menor risco de câncer de pele
  • Diminuição do risco de câncer de boca, garganta e outros cânceres
  • Menor risco de câncer de endométrio
  • Redução do risco de câncer de próstata
  • Menor risco de câncer de cabeça e pescoço
  • Redução do risco de recorrência do câncer de mama

Quanto é muito?

Tal como acontece com todas as coisas boas, é melhor quando consumido com moderação.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) recomenda, os adultos não devem beber mais de 400mg de cafeína (duas a quatro xícaras de café) por dia.

O FDA também adverte contra a cafeína em pó e líquida porque os níveis de cafeína são muito altos. Para colocar as coisas em perspectiva, uma única colher de chá de cafeína em pó tem tanta cafeína quanto cerca de 28 xícaras de café. Como resultado, consumir cafeína em tais quantidades pode levar a sérios problemas de saúde.

Misturar cafeína com álcool e drogas também não é uma boa ideia, pois você não sabe como as substâncias vão reagir. Você também pode acabar bebendo mais do que o previsto se misturar com álcool.

Embora a cafeína seja segura para consumo adulto, não é adequada para crianças. Mulheres grávidas, mulheres tentando engravidar e mulheres que amamentam devem consultar seu profissional de saúde antes de tomar bebidas com cafeína. Eles também devem tentar reduzir a ingestão de cafeína para 200mg ou menos por dia.

Aqueles com sensibilidade à cafeína podem enfrentar efeitos colaterais desagradáveis, mesmo quando consomem menos do que o limite diário recomendado.

Efeitos colaterais de consumir muita cafeína

circlemagazine-circuledna-caffeine-saúde-benefícios

Quando você consome muitas bebidas com cafeína, aqui estão alguns dos efeitos colaterais adversos mais comuns que podem ocorrer:

  1. Dor de cabeça

Consumir produtos com cafeína é uma causa comum de dor de cabeça porque os vasos sanguíneos ao redor do cérebro se estreitam quando você consome cafeína e aumentam quando você para. Isso pode causar aumento do fluxo sanguíneo e a pressão nos nervos circundantes pode desencadear uma dor de cabeça conhecida como dor de cabeça por abstinência de cafeína.

  1. Insônia

Muitas pessoas consomem cafeína para ficar acordadas e alertas, mas isso também pode interferir no sono. Assim, as pessoas podem achar difícil adormecer ou dormir profundamente porque o produto químico pode permanecer em seu sistema por cerca de cinco horas.

  1. Nervosismo

Embora a cafeína ajude você a se sentir alerta, também pode fazer você se sentir em alerta máximo, pois desencadeia sua resposta de luta ou fuga. 

  1. Batimento cardíaco acelerado

Consumir muitas bebidas com cafeína pode alterar a velocidade ou a regularidade do seu batimento cardíaco. Se você acha que tem batimentos cardíacos irregulares ou anormais depois de beber cafeína, é uma preocupação séria e você deve consultar seu médico imediatamente. 

  1. Nervosismo

O consumo excessivo de cafeína pode causar estimulação física que faz você se sentir nervoso. Essa reação a drogas estimulantes é comum e também pode fazer com que você tenha pensamentos e falas desconexos. Assim, as pessoas acham difícil relaxar ou se acalmar depois de tomar muitas bebidas com cafeína.

  1. Tremores musculares

Seus músculos podem se contrair involuntariamente como efeito colateral do alto consumo de cafeína.

  1. Problemas de estômago

Uma infinidade de problemas estomacais pode ocorrer quando você toma muitas xícaras de café. Como resultado, você pode sentir dores de estômago, gases, azia, constipação, diarréia, náusea e vômito. 

  1. Irritabilidade

A combinação desses efeitos colaterais pode fazer com que você não descanse o suficiente, fazendo com que você se sinta exausto e irritado no dia seguinte. 

Riscos para a saúde de consumir muita cafeína

circlemagazine-circuledna-caffeine-saúde-benefícios

Além de todos os efeitos colaterais negativos do café acima mencionados, riscos mais graves para a saúde podem ocorrer em casos extremos.

  1. Depressão

A cafeína pode piorar os sintomas de ansiedade e depressão (como visto nos efeitos colaterais negativos) quando consumida em grandes quantidades. Pessoas que sofrem de depressão e consomem muitos produtos com cafeína também podem enfrentar sintomas piores quando de repente param de beber cafeína.

  1. Açúcar sanguíneo

Seus níveis de açúcar no sangue podem aumentar após o consumo de certos produtos com cafeína, pois podem interromper a ação da insulina. Pesquisas mostram que a cafeína pode causar um aumento no nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

  1. Fertilidade

Este estudo relatou que a cafeína pode diminuir a atividade muscular nas trompas de falópio, o que pode diminuir as chances de engravidar.

  1. Gravidez

Alguns estudos mostram que beber mais de 300mg de cafeína por dia pode levar ao atraso do crescimento fetal e ao ritmo cardíaco fetal anormal. Em casos graves, também pode causar perda de gravidez. 

  1. Micção frequente ou incapacidade de controlar a micção

Além de café, chá e energéticos serem líquidos, consumir produtos cafeinados também estimula a bexiga, fazendo com que você sinta uma necessidade mais frequente de urinar. A longo prazo, isso também pode levar à incontinência.

  1. Piora dos sintomas da menopausa

As mulheres que consomem produtos com cafeína durante a menopausa podem ser mais propensas a ondas de calor e suores noturnos.

  1. Dependência de cafeína

Em casos graves, você também pode se tornar física e psicologicamente dependente desse produto químico. Pessoas com essa dependência podem achar difícil passar o dia sem café.

  1. Retirada de Cafeína

Essa dependência pode levar à abstinência de cafeína, com sintomas que incluem:

  • Baixo ou mau humor
  • Dores de cabeça
  • Náusea
  • Falta de clareza mental
  • tontura

Você conhece o conteúdo de cafeína em suas bebidas favoritas?

circlemagazine-circuledna-caffeine-saúde-benefícios

Se você gosta de café, chá e bebidas energéticas, é provável que seu consumo diário de cafeína seja bastante alto – a menos que você seja um bebedor de café descafeinado. Você já se perguntou qual é o teor de cafeína em suas bebidas favoritas? 

O teor de cafeína nas bebidas pode variar devido a diferenças no produto, processamento e fabricação de cerveja. Se sua bebida não vem com rótulo, você pode usar esses números como um guia geral para o teor de cafeína em suas bebidas favoritas.

Conclusão

Não se preocupe. Não há razão para cortar o café da sua vida. Geralmente não é motivo de preocupação quando não é consumido em excesso. Além disso, beber bebidas cafeinadas com moderação pode trazer vários benefícios à saúde. 

No entanto, você deve sempre observar os efeitos colaterais adversos da cafeína e os riscos à saúde para saber quando cortar, se necessário.

É aconselhável evitar produtos com cafeína se você:

  • Está grávida ou amamentando
  • Tem problemas para dormir
  • Tem enxaquecas e dores de cabeça crônicas
  • Tem ansiedade
  • Tem batimentos cardíacos rápidos ou irregulares
  • Tem pressão alta
  • Estão atualmente em medicação
  • É criança ou adolescente

O impacto da cafeína varia muito dependendo de fatores como tamanho, sexo e sensibilidade. Você deve estar ciente de sua condição de saúde, para saber quando algo está errado. Quer saber se você é sensível à cafeína? Faça o teste NutriFit e descubra.

(Adaptado do original by Carissa Wong in CircleMagazine) 

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat