É notável o aumento crescente da tecnologia nas diversas áreas e não podemos deixar de reconhecer o quanto que ela ajuda. Uma das áreas que têm aproveitado bastante esse recurso é a da Medicina genômica, uma área da saúde que a partir de tecnologias laboratoriais e testes genéticos é capaz de diagnosticar doenças genéticas.

Os testes genéticos tem como objetivo procurar alterações específicas herdadas (mutações) nos cromossomos, genes ou proteínas de uma pessoa. Podendo ser elas: nocivas, benéficas, neutras (sem efeito) ou incertas para a saúde. Além disso ele é capaz de auxiliar no tratamento com remédios personalizados (farmacogenética) e no processo de nutrição personalizada (nutrigenética).

Os testes genéticos e a nutrigenética

nutrigenética

A nutrigenética é responsável por analisar o efeito da variação genética na interação dieta-doença e dieta personalizada, apontando a melhor dieta para o perfil genético. Isso é possível pois o teste pode identificar o gene relacionado e/ou responsável pelas diferentes respostas aos nutrientes.

Com a nutrigenética os testes genéticos buscam explicar os efeitos que alguns nutrientes podem oferecer a cada pessoa. Dessa forma, é possível conhecer os alimentos que contribuem para uma vida mais saudável, além de elevar a qualidade de vida e potencializar os treinamentos físicos.

A partir dos resultados do teste é possível montar um planejamento totalmente individualizado, baseado nas características genéticas do indivíduo. Com isso, é indicado alimentos, nutrientes e exercícios que trarão mais efeitos.

Como é possível notar, os testes genéticos e a nutrigenética são grandes aliados na medicina personalizada. Logo, realizar esse exame permite que você se conheça melhor e mantenha uma vida mais saudável, com uma alimentação que atenda ao seu perfil genético.

Se esse assunto te interessou, comente ou entre em contato conosco. Não se esqueça de acompanhar nosso blog para ler mais conteúdos como esse.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat