circlemagazine-circuledna-saúde

Seu bem-estar geral, chances de sofrer de certas doenças e longevidade geral estão todos ligados a uma variedade de fatores que podem mudar ao longo de sua vida. Embora a genética e os hábitos de vida certamente tenham um papel a desempenhar em seu bem-estar a longo prazo, sua saúde também é moldada pela sociedade, seu acesso à educação, o estado de seus relacionamentos e muitos outros elementos complexos.

A saúde não é apenas algo que buscamos quando falamos com um médico ou tomamos nossos suplementos diários . A saúde é um conceito dinâmico alimentado e influenciado por nossas comunidades, escolas, locais de trabalho, relacionamentos, estado de espírito e ambiente.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde , estamos explorando alguns dos fatores mais significativos que podem influenciar sua saúde e como você pode trazer mudanças positivas.

O que determina sua saúde?

Como os especialistas em saúde pública costumam aconselhar, nossa saúde é amplamente determinada pelos ambientes sociais, culturais, econômicos e físicos em que vivemos. dia determinará o quão saudável você provavelmente será a longo prazo.

De acordo com o estudo da Fundação Saúde sobre os “ determinantes sociais da saúde ”, a infindável série de fatores que contribuem para a nossa saúde também não atuam isoladamente. Todos esses determinantes são entrelaçados de forma mutuamente reforçada.

Por exemplo, se você não for bem na escola, é menos provável que tenha um emprego bem remunerado, acesso a uma boa moradia e alimentação saudável quando for mais velho. No entanto, a razão pela qual você não vai bem na escola pode ser porque você tem um ambiente doméstico ruim ou porque sua comunidade não tem os recursos educacionais certos para apoiá-lo.

Normalmente, os “determinantes sociais” da saúde se enquadram em vários segmentos, desde a influência familiar e comunitária, até o acesso a certas formas de nutrição. Embora existam aspectos de cada uma dessas áreas além do nosso controle, muitas vezes existem medidas que podemos tomar para proteger e melhorar nossa saúde analisando esses fatores com maior profundidade.

Influências na sua saúde

Acabamos de discutir quantos fatores ajudam a determinar sua saúde. Vamos rever alguns dos principais fatores que podem influenciar sua saúde.

circlemagazine-circuledna-saúde

Família, amigos e comunidades

Para ser saudável, pode-se facilmente argumentar a importância de relacionamentos saudáveis . Da mesma forma, um círculo social de apoio e acesso ao apoio da comunidade é comumente associado a uma saúde melhor. Estudos mostram que deficiências nas relações sociais estão frequentemente associadas a um risco 30% maior de doenças cardíacas e derrames. O isolamento e a falta de relacionamentos sociais também levam ao aumento do risco de vários problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

As pessoas que estão mais socialmente conectadas à família, amigos e sua comunidade vivem vidas mais longas porque têm várias formas de apoio que as ajudam a prosperar. Uma boa família ajuda você a desenvolver hábitos positivos, como comer bem e se exercitar. Amigos de apoio podem ajudá-lo a lidar com causas comuns de estresse e superar vários desafios. Fazer parte de uma boa comunidade também garante que você tenha maneiras de desenvolver bons hábitos, incluindo participar de grupos de exercícios locais.

Embora você não possa controlar quem são os membros de sua família, você pode melhorar sua saúde social:

  • Remover pessoas tóxicas, negativas ou inúteis do seu círculo social.
  • Procurando maneiras de desenvolver novas amizades e formar conexões duradouras com as pessoas.
  • Participar de grupos comunitários e explorar novos hobbies regularmente.
  • Investir em seus relacionamentos, reservando tempo para se relacionar e conhecer pessoas.

Bem-estar financeiro: dinheiro e recursos

Em 2020, cerca de 37 milhões de pessoas nos EUA viviam na pobreza, o que equivale a pouco mais de 11% da população. Muitas dessas pessoas também vivem em famílias trabalhadoras, indicando que sua exposição à pobreza não é resultado da falta de vontade de trabalhar.

Embora o dinheiro possa não ser capaz de comprar felicidade, estudos descobriram que pessoas ricas geralmente vivem mais. Se você tem muito dinheiro, também é mais provável que você desbloqueie melhores cuidados de saúde e alimentos mais nutritivos. Você pode passar mais tempo se exercitando e cuidando de si mesmo, em vez de tentar ganhar uma renda maior, e pode evitar muitos estresses comuns.

De acordo com um relatório da APA, cerca de 72% dos americanos relatam sofrer de estresse como resultado de problemas financeiros. A falta de acesso ao dinheiro nem sempre é algo que podemos controlar. Por exemplo, as oportunidades em sua área podem ditar que tipo de emprego você pode obter. Sua educação durante os primeiros anos, ou a falta de acesso a ela, também pode afetar seu potencial de ganhos.

No entanto, existem medidas que você pode tomar para se proteger dos efeitos negativos da pobreza, como:

  • Buscando ajuda financeira e orientação quando você precisa de especialistas e profissionais.
  • Voltando-se para o seu círculo social e família para apoio e conselhos.
  • Treinando e expandindo sua educação sempre que possível para desbloquear novas oportunidades.
  • Aprendendo a fazer um orçamento com cuidado e viver dentro de suas possibilidades.
  • Encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse financeiro (como mediação e exercícios)

Habitação

Nossas casas são mais do que apenas quatro paredes e uma série de cômodos destinados a nos manter confortáveis. As casas são uma fonte de tranquilidade, segurança e aconchego. Eles ajudam a nos manter saudáveis, garantindo que possamos viver durante as mudanças no clima e no clima.

Casas saudáveis ​​são quentes, estáveis ​​e acessíveis. De acordo com alguns relatos , as crianças que vivem em lares frios têm duas vezes mais chances de ter problemas respiratórios do que as crianças em lares quentes. Uma boa casa também pode ser uma excelente maneira de se conectar a uma comunidade mais ampla, ao trabalho e a vários serviços.

Em uma escala ampla e global, todos nós podemos contribuir para uma saúde melhor por meio da habitação por meio da contribuição para esquemas de moradia locais. Individualmente, você pode se proteger:

  • Escolher uma habitação acessível e confortável para a sua família.
  • Comprometendo-se a manter a sua casa em boas condições (com manutenção regular).
  • Encontrar oportunidades de moradia com acesso a amenidades e oportunidades locais.

Educação e Habilidades

Há uma diferença significativa entre educação e inteligência . Pessoas nascidas com alta inteligência podem acabar lutando com acesso a oportunidades limitadas de trabalho, potencial de ganho e alimentos nutritivos simplesmente porque não têm a educação certa.

De acordo com um relatório, um americano de 25 anos com diploma universitário pode viver até uma década a mais do que alguém que abandona o ensino médio. A educação nos ajuda a desenvolver as habilidades de que precisamos para viver com segurança e independência. Também garante que temos melhores oportunidades de trabalhar em empregos bem remunerados que sustentam nosso estilo de vida.

A educação capacita a resolução de problemas bem-sucedida e nos ajuda a nos conectar com outras pessoas em alguns casos também, para que possamos nos beneficiar de círculos sociais mais fortes. Algumas das melhores maneiras de garantir que sua educação não afete negativamente sua saúde incluem:

  • Dedicar tempo à educação e aprender novas habilidades ao longo de sua vida.
  • Encontrar oportunidades para aprender fora de ambientes escolares convencionais (como por meio de experiências e online).
  • Praticando habilidades e desafiando-se regularmente para garantir que você tenha os talentos certos.
circlemagazine-circuledna-saúde

Oportunidades de trabalho

De acordo com estudos psicológicos, 43% das pessoas desempregadas tinham problemas de saúde mental, em comparação com apenas 27% das pessoas empregadas. A falta de um bom emprego significa que estamos mais propensos a ficar estressados ​​com questões financeiras ou nos preocupar em não contribuir para a sociedade.

Os empregos oferecem uma renda e segurança estáveis, mas também nos fornecem outra fonte de apoio social das pessoas com quem trabalhamos. Desenvolvemos conexões com nossos colegas e fortalecemos nossas habilidades sociais por meio de interações regulares.

Os ambientes de trabalho também podem nos fornecer acesso para aprendizado adicional e desenvolvimento de habilidades, o que pode nos equipar para lidar com uma série de desafios ao longo de nossas vidas. Embora nem sempre você possa controlar onde trabalha, você pode:

  • Trabalhe em habilidades transferíveis para garantir que você tenha acesso a uma variedade de empregos.
  • Certifique-se de estar constantemente comprometido em dar o máximo em seu local de trabalho quando empregado.
  • Procurando oportunidades de trabalho onde você se encaixe bem com a cultura interna.
  • Prepare-se para o sucesso com um bom currículo e habilidades de entrevista bem praticadas.

Transporte e Mobilidade

O transporte é uma parte importante da vida de muitas pessoas. Primeiro, é de extrema importância ser saudável o suficiente para se movimentar caso precise caminhar em algum lugar. Além disso, o acesso ao transporte garante que possamos chegar ao trabalho, escola, consultórios médicos e locais da comunidade com mais facilidade. Embora a maioria de nós possa caminhar para chegar a determinados lugares, existem limitações sobre o quão longe podemos ir sem acesso ao transporte público.

Garantir que você tenha uma fonte de transporte que você possa acessar, seja uma bicicleta, um passeio compartilhado com seus amigos ou sistemas públicos, como ônibus e trens, lhe dará acesso a oportunidades mais saudáveis. No entanto, depender demais de algumas formas de transporte pode ser perigoso. Por exemplo, dirigir com muita frequência afeta negativamente o meio ambiente e reduz suas oportunidades de se exercitar.

Para melhorar sua saúde do ponto de vista do transporte:

  • Ande de bicicleta ou a pé para o trabalho e outros locais com mais frequência, para aumentar seu exercício.
  • Experimente diferentes formas de transporte, incluindo o transporte público.
  • Tente evitar viver ou trabalhar em locais sem acesso a transportes públicos.

Seu ambiente e arredores

Seu entorno desempenha um papel significativo em suas chances de viver uma vida saudável. Infelizmente, nosso ambiente pode ser um dos fatores mais difíceis de mudar, principalmente durante os primeiros anos de nossas vidas.

Sua saúde é influenciada por como o ambiente faz você se sentir, bem como pelas oportunidades que eles oferecem. Crianças em áreas carentes têm nove vezes menos chances de ter acesso a espaços onde possam brincar e expandir seus conhecimentos ou conexões sociais.

O acesso a espaços verdes de fácil acesso aumenta suas chances de passar mais tempo ao ar livre e ser fisicamente ativo. Estar perto de instalações e serviços, incluindo comércio e escolas, facilita o acesso aos mesmos e reduz o isolamento social. Embora alterar o ambiente possa ser difícil, tente:

  • Pesquisando sua área e formando suas próprias comunidades, se elas ainda não existirem.
  • Encontrar novas maneiras de se exercitar e se manter ativo se o ambiente não permitir.
  • Aproveitando a internet para coisas que você não pode acessar nas proximidades, como oportunidades educacionais ou até mesmo fonte de trabalho remoto.

A comida que você come

Finalmente, provavelmente não é surpresa que a comida que você come tenha um impacto significativo em quão saudável você provavelmente será. A dieta desempenha um papel crítico para a energia, humor, peso e até mesmo sua auto-estima . Infelizmente, a má alimentação é uma fonte comum de doença para a maioria de nós.

Um grande problema para muitas pessoas hoje é que muitas vezes pode custar mais comer alimentos saudáveis ​​​​regularmente do que obter as calorias e energia de que precisamos de alimentos não saudáveis. Muitos de nós também não desenvolvem as habilidades necessárias para cozinhar para nós mesmos no início da vida.

Embora existam alguns fatores que podem dificultar uma alimentação saudável regularmente, como a falta de acesso a ingredientes e riqueza, você pode usar sua dieta para melhorar sua saúde:

  • Cultivando seu próprio alimento. Aprenda a cultivar frutas e vegetais para que estejam sempre disponíveis.
  • Aprenda a cozinhar no seu tempo livre com cursos e receitas online.
  • Fazer as refeições com antecedência para que seja mais provável que você as coma quando estiver com pouco tempo.
  • Procurando ofertas ao comprar alimentos saudáveis ​​a granel.
  • Congelar frutas e vegetais para que durem mais.

Genética

Não há dúvida de que a genética influencia sua saúde. No entanto, só porque você está geneticamente em maior risco de uma determinada doença ou condição de saúde, não significa que ela não possa ser evitada por meio de mudanças no estilo de vida.

Entendendo o que influencia sua saúde

Em última análise, há uma série de fatores que podem ter um impacto significativo na sua saúde. Saber quais determinantes são mais influentes quando se trata de sua saúde pode ajudá-lo a encontrar maneiras de proteger sua saúde.

À medida que nos aproximamos do Dia Mundial da Saúde 2022 em abril, deixe-o motivá-lo a começar a pensar sobre que tipo de hábitos de vida, relacionamentos ou problemas podem estar afetando negativamente sua saúde.

A ConectGene pode ajudá-lo a retomar o controle de sua saúde, fornecendo relatórios abrangentes de saúde que você pode usar para orientar sua estratégia de melhorar sua saúde. Um teste rápido em casa NutriFit da ConectGene fornece mais de 500 relatórios sobre sua saúde e bem-estar, incluindo informações sobre sua saúde mental.

Se você está se perguntando o que pode trazer mudanças para sua saúde, lembre-se de que prevenir é muito melhor do que esperar a cura. Muitas condições de saúde podem ser evitadas, mesmo se você estiver geneticamente em maior risco.

Estamos comprometidos em ajudá-lo a viver o tipo de vida que pode evitar sustos de saúde, permitindo que você tome decisões pequenas, mas cumulativamente impactantes por meio de insights genéticos.

(Adaptado do original by Rebekah Carter in CircleMagazine) 

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat