Existem prós e contras conforme você envelhece, mas também existem intervenções que você pode fazer para se adaptar às mudanças e manter um estilo de vida saudável por muito tempo, inclusive no período que é considerado uma idade avançada. Primeiro, mostraremos as mudanças que ocorrem quando você envelhece:

Você verá uma diminuição na massa e força muscular com a idade, como exemplificado por um estudo (acesse aqui). Mas continua explicando que o treinamento de resistência e força, com uso de elásticos ou pesos, pode retardar significativamente essa perda e ajudá-lo a manter seu tamanho e força. Se feito com regularidade, pode até levar a aumentos contínuos.  

A perda de densidade óssea (veja matéria a respeito aqui) pode fazer com que você contraia lesões com mais facilidade. Tendo isso em mente, você pode ser pró-ativo na forma como treina, estando consciente daquilo que seu corpo está lhe dizendo.

O envelhecimento pode afetar não apenas a força e a potência, mas também a sua flexibilidade (se quiser saber mais, acesse aqui), e é por isso que aulas de exercícios como ioga e Pilates são altamente recomendadas para se manter alongado ou alongada para garantir sua amplitude de movimento.   

Seus níveis de VO2max também diminuirão (saiba mais sobre envelhecimento e queda de VO2 aqui) e isso deve ser uma preocupação para atletas de resistência. É bomsaber que existe uma diferença na queda do VO2máx entre indivíduos sedentários, que praticam exercícios moderadamente e atletas de resistência (corredores, por exemplo).  

A produção de testosterona também diminui  e isso pode significar ganho de peso. Esta é a razão pela qual muitas pessoas mais velhas podem ter um pouco mais de dificuldade para aumentar a massa muscular, mas isso também é atribuído a ter ou não um efeito protetor.

Mas nem tudo é tão ruim!

Um outro estudo (acesse aqui) mostra que a maioria dos idosos está mais contente com a vida, o que contribui com a motivação e determinação, inclusive, para treinar mais.

Mas muitos estudos como este (acesse aqui) concordam que, com exercícios e dieta adequada, os efeitos do envelhecimento podem ser modificados. Portanto, resta claro que seu estilo de vida contribui muito para como você se sentirá mais tarde na vida.

E como você pode saber qual é sua dieta e exercícios adequados?

Em primeiro lugar, é sempre bom consultar um “personal trainer” ou nutricionista. Eles poderão orientar e ajudar a descobrir o que é melhor para você.

Mas soluções diferentes funcionam para pessoas diferentes. Cada pessoa é única, portanto, as soluções gerais têm menos probabilidade de funcionar para todos. Por isso é importante conhecer melhor o seu corpo. O teste genético é uma das maneiras mais fáceis de fazer isso. Testes genéticos especiais otimizados para fitness e nutrição irão ajudar você a encontrar os melhores planos de fitness e nutrição personalizados, bem como dar-lhe uma visão extra do seu corpo.

Você terá a confiança para correr mais rápido e mirar mais alto – mesmo na idade mais adiantada, consciente de que o que está fazendo permite que você tenha um desempenho ideal.

Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgene.com/nutrifit/

(adaptado do original by dnafit.com)

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat