O óleo de abacate é uma moda passageira ou é realmente benéfico para a saúde? Essa é a pergunta que estamos fazendo porque sempre ouvimos falar do óleo de abacate, mas nem sempre está claro se o devemos incluir em nossas dietas.

O que sabemos é que o abacate é rico em vitamina E e gorduras insaturadas e contém mais proteínas do que qualquer outra fruta e mais potássio do que uma banana!

Mas de onde vem o óleo?

O óleo de abacate é extraído da polpa do abacate e tem uma série de benefícios para a saúde cientificamente comprovados que podem significar que em breve todos começarão a incluí-lo em suas dietas em vez de outros óleos.

Benefícios para a saúde do óleo de abacate

Aumento da absorção de nutrientes

Precisamos ser capazes de absorver nutrientes de forma suficiente para que nossos corpos os utilizem corretamente, mas às vezes nossos corpos lutam para fazer isso naturalmente. Um dos melhores benefícios do óleo de abacate é que ele aumenta a absorção de carotenoides.

O que são carotenoides?

Bem, os carotenoides são os pigmentos orgânicos encontrados nas plantas, nomeadamente plantas com folhas escuras, como vegetais.

Um  estudo  (acesse aqui) descobriu que adicionar óleo de abacate e salsa a saladas melhorou a absorção, principalmente atribuída aos lipídios presentes no abacate.

Auxilia na regulação da pressão arterial

O teor de potássio e luteína no óleo de abacate mostrou alterar positivamente os níveis de ácidos graxos nos rins, resultando em mudanças na forma como os rins respondem aos hormônios que regulam a pressão arterial. 

A redução da pressão arterial significa que seus rins se mantêm saudáveis ​​e seu corpo é mais capaz de se desintoxicar de compostos tóxicos e prejudiciais.

Reduz o risco de doença cardiovascular

Quase 70% do óleo de abacate consiste em ácido oleico saudável para o coração, um ácido graxo ômega-9 monoinsaturado, mas não é apenas o conteúdo de ácido oleico que prova que o óleo de abacate é “saudável para o coração”. 

Outro  estudo  (acesse aqui) descobriu que seus resultados sugeriram que o óleo de abacate e seu conteúdo antioxidante o colocam como um óleo potencial a ser usado como um dos fatores preventivos da síndrome metabólica, pois reduz os níveis de LDL significativamente, sem afetar os níveis de HDL. Além disso, os resultados indicaram que os efeitos do óleo de abacate são semelhantes aos do azeite.

A redução do colesterol “ruim” é sempre positiva para nossa saúde cardiovascular e significa que haverá mais HDL, ou colesterol “bom” em nosso organismo, permitindo que funcionemos em nosso equilíbrio e nível ideais.

Pode ser usado para ajudar na psoríase  

Os óleos naturais sempre foram vistos como uma solução para pessoas com irritações de pele, como psoríase. e um ensaio clínico recente (acesse aqui) descobriu que um creme de vitamina B 12 contendo óleo de abacate tem um potencial considerável como uma terapia tópica bem tolerada e de longo prazo da psoríase devido resultados positivos verificados ao longo do estudo.

Ajuda na prevenção da doença periodontal

Uma combinação de óleo de abacate e extrato de soja foi usada para tratar a doença periodontal e devido ao aumento da quantidade de interleucina a hipótese extraída de um outro estudo  (acesse aqui) sugeriu que a mesma poderia exercer uma ação preventiva sobre os efeitos deletérios exercidos pela IL-1beta nas doenças periodontais.

Precauções

Possível irritação da pele: como acontece com qualquer pomada ou creme tópico, deve-se sempre passar um pouco na área da pele não afetada e deixá-la lá por algumas horas para ver se surge alguma irritação. 

Podem ocorrer reações alérgicas igual à que ocorre com os óleos, especialmente quando você os adiciona à comida. Embora raras, as reações alérgicas podem ocorrer por uma série de razões e seria prudente experimentar uma pequena amostra primeiro e ver se há alguma reação.

Conclusões

Para concluir, o óleo de abacate foi cientificamente comprovado por resultar em benefícios positivos para a saúde, nutrição, pele e até mesmo nas doenças gengivais. Como com tudo, moderação é fundamental, mas se você quiser substituir os óleos normais que usa por óleos de abacate para colher os benefícios, vá em frente e experimente!

Saiba mais sobre alimentos que podem fazer bem a você de acordo com as suas variantes genéticas.

Peça o seu kit NutriFit: http://www.conectgene.com/nutrifit/

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat