
À medida que nos aproximamos do auge do verão, é importante estar ciente dos sinais e sintomas da insolação e entender como prevenir a ocorrência dessa doença. A insolação é uma condição de saúde causada pelo superaquecimento do corpo, geralmente devido à exposição prolongada ao ar livre em um clima quente de verão. Se você estiver na praia o dia todo em um dia quente de verão, sem guarda-sol, sombra e com poucas ou nenhuma pausa para nadar, pode estar se colocando em risco de exaustão pelo calor ou insolação. O esforço físico no clima quente do verão, como caminhar quando o sol está forte e as temperaturas externas extremamente altas, também pode resultar em insolação. Esta é uma das razões pelas quais é tão importante seguir estas dicas para se exercitar com segurança no calor do verão .
A insolação é a doença mais grave relacionada ao calor. Você não pode ignorar os sinais de insolação, pois às vezes pode se transformar em uma emergência médica. Fique atento se os sintomas gerais de exaustão pelo calor piorarem, como fadiga extrema, tontura, vômito ou dores de cabeça mais dolorosas.
Quando você ou seus familiares não se sentirem melhor após 30 minutos de descanso em um local fresco e água potável para combater a exaustão pelo calor, você pode precisar de atenção médica – especialmente se você medir sua temperatura e estiver acima de 40 graus.

Sinais e sintomas de insolação
A seguir estão alguns dos sinais e sintomas de insolação:
- Alta temperatura acima de 40 graus Celsius
- Frequência cardíaca acelerada (sua frequência cardíaca aumenta à medida que seu corpo trabalha duro para resfriá-lo)
- Pele avermelhada
- Dor de cabeça latejante
- Fadiga extrema
- Não suar mesmo quando estiver com calor
- Falta de ar
- urina de cor escura
- Sentir-se desorientado e confuso
- Mudança no estado mental ou comportamento (como delírio, agitação ou fala arrastada)
- Convulsão
- Perda de consciência ou falta de resposta
Insolação Sintomas graves como perda de consciência, delírio, convulsões e coma podem resultar da insolação, razão pela qual é a doença mais grave relacionada ao calor.
Tratamento para Insolação
Se você suspeitar que você ou seu ente querido está sofrendo de insolação, uma ação deve ser tomada imediatamente. Isto é o que você deve fazer:
- Imersão em água fria: tome um banho longo e frio se não tiver uma banheira. Se você tiver uma banheira, tome banho em água fria para diminuir a temperatura do corpo.
- Beba muita água
- Use toalhas frias, cobertores refrescantes ou compressas de gelo. Você pode se refrescar mais rapidamente aplicando gelo no pescoço, nas costas e nas axilas. Coloque uma compressa fria na testa também.
- Fique em uma sala fria com ar-condicionado. Verifique se você está se recuperando em um espaço que não seja quente. Se você não tiver ar-condicionado, deixe seu ambiente mais fresco fechando as persianas, usando ventiladores e desligando as luzes.
- Verifique sua temperatura e monitore-a: Se sua temperatura não cair de 40 graus Celsius após 30 minutos de métodos de resfriamento, é hora de procurar atendimento médico.
- Se o seu corpo não estiver esfriando, procure atendimento médico. Os médicos têm métodos especiais para tratar a insolação. Para casos graves de insolação, um dispositivo de resfriamento conhecido como resfriador endovascular é inserido em um grande vaso sanguíneo na coxa para resfriar o sangue.
Como você pode ver, o tratamento para insolação concentra-se em métodos para resfriar seu corpo e verificar sua temperatura regularmente para garantir que seu corpo esteja esfriando. Ao monitorar sua temperatura, você pode tomar uma decisão informada sobre a necessidade ou não de ir ao hospital. Você não deve tentar se recuperar de uma insolação sozinho, pois a perda de consciência é possível quando seu corpo não consegue esfriar. Peça ajuda a um amigo, vizinho ou familiar.
A insolação precisa que uma ação imediata seja tomada, pois as coisas podem piorar muito rapidamente. Se não for tratada, a insolação pode causar danos ao cérebro e aos órgãos vitais. Se a pessoa com insolação estiver inconsciente sem outros problemas com risco de vida e estiver respirando, você pode colocá-la na posição de recuperação . Esta posição mantém as passagens de ar abertas e livres de obstruções. Também evita que a pessoa inconsciente engasgue com a própria saliva ou vomite enquanto você espera por ajuda.
Como prevenir a insolação
Quando as temperaturas são altas, todos corremos o risco de sofrer exaustão pelo calor e insolação no verão. Quer se trate de exercícios ao ar livre como correr, caminhar e andar de bicicleta no calor, ou praticar atividades de lazer como pescar, andar de caiaque ou passar o tempo na praia no calor, qualquer pessoa pode sofrer uma doença relacionada ao calor.
Prevenir a ocorrência de doenças relacionadas ao calor é muito melhor do que ter que agir rápido para combater a doença.
Para prevenir a exaustão pelo calor e insolação:
- Beba muita água fria quando estiver ao sol, especialmente quando se exercitar ou se envolver em outras atividades. Beba bastante água, mesmo que não esteja com sede.
- Faça uma pausa no calor encontrando um café com ar-condicionado nas proximidades, abrindo seu guarda-chuva, encontrando um local com sombra ou nadando na água fria.
- Use roupas claras com tecido respirável
- Traga um borrifador cheio de água fria , para que você possa se borrifar com água fria a cada 20 minutos para ajudar seu corpo a se refrescar.
- Use um chapéu de sol e protetor solar
- Tente evitar o sol do meio-dia , pois as temperaturas costumam ser mais altas das 11h às 16h.
- Se você não pode evitar o sol do meio-dia, reduza o tempo que passa ao ar livre no calor. Não é aconselhável passar várias horas ao ar livre no calor. Passar muito tempo ao ar livre no calor aumenta o risco de insolação.
- Não se exercite no calor por mais de 45 minutos e use as dicas acima para se refrescar se estiver se exercitando no calor.
- Tome banhos refrescantes ou duchas frias quando chegar a casa, para refrescar o corpo.
Ficar atento enquanto se diverte sob o sol do verão ajuda a garantir sua segurança. Estar ciente dos sinais de exaustão pelo calor e insolação, bem como tomar medidas para prevenir a ocorrência dessa doença, garante que você possa aproveitar o verão com segurança.
Seguir todas essas dicas garantirá que a temperatura do seu corpo não suba a um nível perigoso. Ao participar de atividades ao ar livre com sua família, fique de olho especialmente nos idosos, crianças pequenas e pessoas com problemas crônicos de saúde, como diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares.
Além disso, estudos mostram que algumas pessoas também são geneticamente mais vulneráveis ao estresse térmico.
Você está geneticamente em maior risco de insolação?
Indivíduos com problemas de saúde como obesidade, diabetes, problemas de saúde cardiovascular ou hipertensão (pressão alta) podem ser mais propensos a doenças relacionadas ao calor nos meses de verão.
Para descobrir se você corre maior risco dessas condições de saúde devido à sua genética, faça um teste NutriFtit.
Como todas as doenças relacionadas ao calor podem ser evitadas com a adoção de medidas de segurança contra o calor, todos devemos fazer o que pudermos para manter a nós mesmos e a nossos entes queridos seguros durante os meses quentes do ano
(Adaptado do original por Érica Gordon in CircleMagazine)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.