Um dos problemas mais comuns na sociedade atual é o estresse. Segundo a Associação Internacional de Manejo do Estresse (ISMA), o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. A forma como essa doença está atingindo a população é bem assustadora, mas será que existe alguma relação entre estresse e a nutrição?

Podemos definir o estresse como um aglomerado de reações fisiológicas que, em excesso, leva a um desequilíbrio no organismo. O pesquisador canadense Hans Salye descreveu 3 fases dos sintomas do estresse, sendo eles: alarme, resistência e esgotamento. Segundo sua pesquisa, doenças como: problemas gastrointestinais, hipertensão, doenças cardiovasculares, dores musculares e queda de cabelo aparecem logo após a terceira fase.

Onde entra a relação entre o estresse a nutrição?

Se alimentar bem é uma etapa muito importante no processo de controle e prevenção do estresse e, por mais que pareça algo meio óbvio, infelizmente, não é muito colocado em prática.

O estresse leva a pessoa a ter hábitos alimentares ruins, como uma alimentação desregrada, sendo em excesso ou até mesmo deficiente. Isso acaba influenciando também na rotina de sono e agravando essa situação.

No decorrer desse processo de estresse o nosso organismo perde vários nutrientes, vitaminas e minerais, por isso é tão importante manter uma boa alimentação, pois só assim é possível repor esses nutrientes perdidos.

Para combater o estresse e buscar uma melhor qualidade de vida, é super importante entender como o estresse pode estar afetando sua nutrição. Quando temos o conhecimento sobre o nosso corpo, podemos tomar decisões mais assertivas sobre práticas mais saudáveis.

Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre sua saúde, não deixe de conhecer o Nutrifit, um teste que vai te ajudar a alcançar uma melhor qualidade de vida.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat