Reserve um momento, avalie seu estilo de vida e impacto dele em sua alimentação, condicionamento físico e momentos de diversão. É a melhor maneira de melhorar sua saúde para um ‘futuro você’!

A pandemia parece ter bagunçado tudo, nossos hábitos, nosso ritmo, nossa alimentação… É importante refletir sobre isso – e pouca gente não se afunda um pouco nesse processo. 😲. Se teve uma coisa que a Covid mostrou é que os tempos estão mudando, o mundo está mais global e a ciência parece ter assumido importância maior em nossas vidas. Em que pese esse cenário pandêmico, resta lembrar que devemos pensar na importância da nossa boa saúde!

Na verdade, nossa saúde é ainda mais importante agora que ficamos sentados olhando para as telas por mais horas durante o dia. Às vezes, até comemos uma refeição sem olhar para o nosso prato, porque aquele vídeo do Youtube precisa da nossa maior atenção. Ou a Netflix nos deixou empolgados em uma nova série com tanta força que passamos por um tubo inteiro de sorvete antes de os créditos dos primeiros episódios rolarem. 

O primeiro passo é: não se sinta culpado! Não é o caso de deixar pra lá, mas de começar a abandonar hábitos sorrateiros que se infiltraram em nossas vidas. Somos humanos, isso acontece com os melhores de nós! Mas, quando começa a acontecer com mais frequência do que o razoável, podem se evidenciar os efeitos negativos. Por efeitos negativos, queremos dizer coisas sérias como as doenças crônicas. 😷😩 

Desculpe o papo sério, mas a sua saúde é um assunto sério, e deve ser considerada com a maior importância porque você tem uma vida só, e queremos que viva melhor, a partir de agora! 🙌 

Comece considerando seu estilo de vida … Essa palavra de ‘estilo de vida’ é muito usada, desde o tempo das colunas sociais antigas que traziam os “Estilos de vida dos ricos e famosos”. Mas o que realmente significa ‘estilo de vida’?


O que é estilo de vida?

Simplificadamente, estilo de vida é algo como … “um modo de vida estabelecido por uma sociedade, cultura, grupo ou indivíduo. Isso inclui padrões de comportamento, interação, consumo, trabalho, atividades e interesses que descrevem como uma pessoa gasta seu tempo.”   

Portanto, estilo de vida envolve tudo o que você escolhe incluir no seu dia, desde o que você come até com o que você interage. A interação pode ser sua família, um grupo de pessoas, até mesmo um livro ou a tela da sua TV. A lista do que inclui o estilo de vida é longa e tediosa e extremamente difícil de monitorar de uma só vez. Portanto, aconselhamos que o primeiro passo para identificar o ‘tipo’ de seu estilo de vida seja conscientizar-se!

O que significa exatamente conscientizar-se?

Basicamente, conscientizar-se, no popular, é o “cair a ficha”. É refletir sobre o momento presente, aqui e agora. É reconhecer sua situação atual. Reconhecer onde você está, o que está fazendo, o que está pensando, quem está ao seu redor, até mesmo os pequenos detalhes como o modo como seu corpo está posicionado no momento. 

O conscientizar-se também faz projeções futuros, saber reconhecer o seu lugar no meio ambiente e as escolhas que você faz a cada momento

Ok, isso parece cansativo, certo? 🙆 Como alguém pode estar tão atento a cada momento de cada dia, sem estar completamente exausto ao final dele? 

A princípio parecerá uma luta, mas, como tudo que você tenta pela primeira vez, fica melhor com o tempo e a prática. Portanto, aconselhamos, comece com pequenas metas. Estar ciente de suas escolhas é o primeiro passo para descobrir se suas escolhas de estilo de vida estão ajudando ou prejudicando sua saúde. Então, começa basicamente com você prestar atenção! 👀 

O que você está escolhendo comer? O que você está escolhendo comprar? Sua geladeira está abastecida com sobremesas ou vegetais para salada? Seus armários têm prateleiras de batatas fritas e chocolates? Quando você está fora, o que você decide comprar como lanche ou pedir como refeição? São hambúrgueres 🍔com batatas fritas ou uma salada de frango 🥗 com abacate🥑? Quando fica com sede na hora do almoço, você compra uma garrafa de água ou uma lata de refrigerante? Você acorda cedo para correr 🏃‍♀️ ou prefere horas extras com seu travesseiro 💤no fim de semana?

Quais são as suas escolhas? Fazer e responder a essas perguntas pode ajudá-lo a entender se seu estilo de vida está colocando você em risco de contrair doenças crônicas.

O que é doença crônica?

De acordo com o MedicineNet, uma doença crônica é definida como: “Uma doença que persiste por muito tempo. Uma doença crônica é aquela que dura 3 meses ou mais, pela definição do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA. As doenças crônicas geralmente não podem ser prevenidas por vacinas ou curadas por medicamentos, nem simplesmente desaparecerem …”

A boa notícia é que existem mudanças simples no estilo de vida que todos podemos fazer para diminuir o risco de desenvolver doenças cardíacas e outras doenças relacionadas ao estilo de vida, como pressão alta e diabetes tipo 2.

O que são doenças relacionadas ao estilo de vida?

Vários fatores dietéticos e de estilo de vida são precursores da maioria das doenças crônicas. Descobriu-se que ser obeso, por exemplo, aumenta significativamente o risco para várias doenças. Carregar certas variações de um gene também contribuirá para o risco de doenças crônicas. As doenças crônicas relacionadas às nossas escolhas de estilo de vida muitas vezes podem se aproximar sorrateiramente de nós, aparentemente sem nenhum aviso.

Alguns de nós são mais propensos a desenvolver essas doenças do que outros. Sua história familiar, escolhas alimentares, frequência de exercícios, opções de entretenimento, qualidade do sono, flutuações de peso e até mesmo sua genética podem influenciar sua saúde. A boa notícia é que as doenças crônicas geralmente podem ser prevenidas.

Ao fazer as mudanças corretas no estilo de vida e na dieta o mais cedo possível, você pode reduzir substancialmente o risco de desenvolver doenças crônicas.

Como a escolha do estilo de vida o expõe ao risco de contrair doenças crônicas? 

As doenças crônicas mais comuns são diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão, osteoporose e câncer. Entender essas doenças e como elas acontecem o ajudará a reduzir o risco e prevenir sua ocorrência.

Essas doenças relacionadas ao estilo de vida costumam coexistir e podem aumentar suas chances de desenvolver outra doença crônica. Por exemplo, se você já tem pressão alta e níveis elevados de colesterol, suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 aumentam significativamente e vice-versa. É um efeito dominó perigoso que queremos ajudá-lo a evitar! 💪 

A detecção precoce dessas doenças é fundamental. Identificar seus riscos ambientais e alterar esses fatores de risco pode alterar o risco de doenças crônicas de uma forma previsível. Esta é a combinação de que você precisa para aproveitar a ideia – já batida mas sempre verdadeira – de que “é melhor prevenir do que remediar”.

As doenças crônicas afetam igualmente homens e mulheres. Identificar o seguinte risco comum relacionado ao estilo de vida seria o primeiro passo para a prevenção: 

  • dieta pouco saudável 🍔
  • inatividade física 🛋
  • uso de tabaco 🚬
  • Desequilíbrio de peso ⚖

Então, por exemplo, se você fuma, come sem critério até se empanturrar e passa muito tempo fisicamente inativo, no sofá em frente à TV abusando de pizza 🍕e refrigerante, este é o seu momento de reconhecer que isso não é bom e mudar!. Faça isso enquanto há tempo, antes que essa onda 🌊 de estímulos negativos se transformem em doenças crônicas. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), se eliminarmos os principais fatores de risco para doenças crônicas, poderemos prevenir 80% das doenças cardíacas e diabetes tipo 2! 😮

Este é um potencial de porcentagem enorme, certo? Prevenir 80% das doenças cardíacas e diabetes tipo 2 é uma grande conquista e é possível! Como? Tudo começa em nós e nas nossas escolhas

Como essas condições geralmente coexistem, cuidar da saúde de uma doença ajudará a aliviar outra. Por exemplo, se você reduzir o açúcar e for mais seletivo com suas escolhas de gordura, poderá melhorar o controle de peso e reduzir o colesterol e a glicemia, alvos necessários para prevenir o diabetes tipo 2 e as doenças cardíacas. 

Limitar a ingestão de sal reduz o risco de hipertensão, o que significa que o risco de doenças cardíacas também diminui. Vitamina D, exercícios e gorduras ômega-3 podem parecer uma combinação incomum, mas juntos ajudam na prevenção de doenças cardíacas e da osteoporose.

Selecionar e escolher o que você deseja consumir vai contribuir na sua jornada de boa saúde, na medida em que, gradualmente, você faça mudanças no estilo de vida que vão ajudar você longo prazo.

Saúde, genética e estilo de vida 

A necessidade que cada um de nós tem de frutas e vegetais, por exemplo, varia de acordo com nosso perfil genético. É isso que faz com que cada um de nós seja único!

Para uma visão personalizada de suas necessidades dietéticas, considere fazer um teste para conhecer quais são suas predisposições genéticas. O NutriFit é o teste da ConectGene que vai lhe trazer informações preciosas sobre o seu tipo de dieta ideal, resposta a carboidratos e gordura, antioxidantes e necessidades de ômega-3, bem como predisposição a intolerância à lactose e ao glúten (doença celíaca), entre outras informações preciosas.

(Adaptado do original by dnafit.com)

Saiba mais e peça seu kit em: www.conectgene.com/nutrifit/

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat