O Dia Internacional do Yoga foi comemorado no último dia 21 de junho e serve como um lembrete fantástico para as pessoas que pretendem descobrir todas as vantagens de praticá-lo.
De acordo com a Federação Internacional de Yoga, 300 milhões de pessoas fazem yoga em todo o mundo. Isso inclui 500.000 brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Yoga. Esses números não surpreendem, considerando todos os benefícios que o yoga tem a oferecer. Yoga é divertido, eficaz e saudável para o corpo e a mente. É ótimo para aliviar o estresse, mantê-lo tonificado e ágil e até mesmo ajudá-lo a dormir melhor.
Qualquer pessoa pode se beneficiar com a introdução do yoga em sua vida. O fato de o yoga ter tantos benefícios à saúde é uma das muitas razões pelas quais ela é celebrada todos os anos no Dia Internacional do Yoga.
O que é o Dia Internacional do Yoga?
O yoga representa uma das formas mais populares de relaxamento e exercício do mundo. Durante séculos, essa atividade única ajudou as pessoas a encontrar o equilíbrio (tanto emocional quanto fisicamente). Melhor ainda, é algo que todos podemos fazer onde quer que estejamos. Se a pandemia tornou difícil para você sair para o mundo ou ir à academia regularmente, você poderia facilmente fazer yoga em casa. Se estiver de férias, você pode facilmente fazer yoga na praia. As pessoas costumam aprender posturas de yoga em aulas de yoga ou vídeos do YouTube e, em seguida, praticam yoga em casa, no parque ou na praia.
Yoga também é algo que qualquer pessoa pode praticar em seu próprio tempo e com suas próprias necessidades em mente. Você não precisa pular direto para o lado oposto na postura mais acrobática. Começar devagar com exercícios respiratórios, alongamentos suaves e posturas simples de yoga é o suficiente. Eventualmente, você notará que suas habilidades de yoga melhoram à medida que seu corpo se torna mais flexível e adaptável.
Vamos explorar alguns dos benefícios de usar este Dia Internacional do Yoga como sua motivação para mergulhar em todos os benefícios do yoga:
Quais são os principais benefícios do Yoga?
Yoga é uma forma de exercício altamente acessível, perfeita para pessoas que desejam ter mais movimento em suas vidas. Também é uma prática extremamente adaptável. Você precisa ter um objetivo bem definido: tonificar, queimar calorias, ganhar elasticidade objetivos que as posturas do yoga ajudarão você a atingir.
Veja algumas das principais vantagens do yoga:
Yoga reduz o estresse e a ansiedade

O yoga é fantástico para promover relaxamento e aliviar o estresse (algo de que todos precisamos ultimamente). Inúmeros estudos mostram que ele reduz a secreção de cortisol (o hormônio do estresse). Outra pesquisa também indicou que o yoga pode ajudar com condições como pânico e ansiedade , promovendo uma boa saúde mental.
Em um relatório sobre mulheres com transtorno de estresse pós-traumático (PTSD em inglês), 52% das participantes não preenchiam mais os critérios para PTSD após 10 semanas de yoga. Embora os especialistas ainda estejam pesquisando de onde vêm esses incríveis benefícios, é seguro dizer que o yoga faz você se sentir bem.
Melhor saúde do coração e redução da inflamação
A inflamação é um efeito colateral de muitos dos problemas de saúde física que as pessoas enfrentam atualmente. Embora a inflamação seja uma resposta imune natural, a inflamação crônica pode levar ao desenvolvimento de doenças inflamatórias mais sérias, como câncer e diabetes.
Um estudo descobriu que os participantes que praticam yoga regularmente são menos propensos a ter marcadores inflamatórios elevados . Esse resultado de menor inflamação também pode ter um sério impacto na saúde cardíaca. Outro estudo descobriu que participantes com mais de 40 anos de idade que praticaram yoga por cinco anos tinham pulso e pressão arterial mais baixos do que aqueles que não praticavam.
Alguns estudos também sugerem que incorporar o yoga como parte de uma rotina saudável pode reduzir as chances de doenças cardíacas. Se você tem problemas cardíacos na família, vale a pena praticar yoga.
Melhor qualidade de vida
Yoga apenas torna a vida melhor – a ciência prova isso. Por exemplo, um estudo com 135 idosos afirmou que eles usavam yoga e caminhadas como atividades regulares. Os participantes estavam determinando qual atividade reduziria a fadiga e melhoraria seu humor. O yoga saiu vitorioso ao melhorar os níveis de felicidade em todos os participantes. O Yoga também pode ajudar no fortalecimento e no relaxamento, e lida com o estresse, como mencionado acima, que pode ser prejudicial à qualidade de vida.
Estudos também mostram que o yoga pode ser eficaz no combate à depressão. Todas as formas de exercício são úteis para a saúde mental, mas o yoga é particularmente bom para o relaxamento e promoção da atenção plena. Esses efeitos podem ser extremamente valiosos para lidar com a depressão.
Menos dor e melhor sono

A dor crônica é um problema sério para milhões de pessoas em todo o mundo, mas o yoga pode ajudar a controlá-la. Estudos demonstram que yoga e atenção são valiosos para ajudar os pacientes a controlar a dor. Um estudo em pacientes com síndrome do túnel do carpo descobriu que o yoga era mais eficaz do que a imobilização no pulso na redução da dor e no aumento da força de preensão.
O yoga também ajuda a proporcionar uma noite de sono melhor, o que é crucial para quem quer se sentir bem. A má qualidade do sono costuma estar associada a hipertensão, obesidade, depressão e outros distúrbios. No entanto, o yoga nos ajuda a adormecer mais rápido, descansar por mais tempo e nos sentir mais descansados no dia seguinte .
Maior flexibilidade, força e equilíbrio
A maioria das pessoas que colocam o yoga à prova está procurando uma maneira de melhorar o equilíbrio e a flexibilidade. Há muitas pesquisas que mostram que o yoga é excelente para esses objetivos. Afinal, trata-se de ajudar você a usar seu corpo de maneira eficaz.
Um relatório analisou o impacto de 10 semanas de yoga em atletas universitários. Fazer yoga melhorou a flexibilidade e o equilíbrio dos participantes de várias maneiras . Os especialistas agora dizem que apenas 15 a 30 minutos de yoga por dia podem ser suficientes para atualizar seu equilíbrio e flexibilidade.
O Yoga também tem uma influência positiva no estresse. Um outro estudo descobriu que depois de fazer saudações ao sol todos os dias durante 24 semanas, os participantes tiveram um aumento significativo na resistência, força da parte superior do corpo e perda de peso.
Melhores hábitos de respiração e alimentação

Uma das primeiras coisas que você aprenderá no yoga é como respirar corretamente. Pranayama, ou respiração yogue, controla sua respiração para melhorar o relaxamento e a atenção plena. Essa prática também pode aumentar a resistência e otimizar o desempenho das pessoas no mundo dos esportes.
As habilidades respiratórias aprendidas no yoga podem ajudar a regular o sistema nervoso e a ansiedade.
A respiração yogue pode até melhorar os sintomas de asma e a função pulmonar, de acordo com um estudo . Não é apenas a respiração que você pode controlar de forma mais eficaz.
A alimentação consciente também é aprimorada com práticas de yoga. Aprender como tirar o máximo proveito da comida o ajudará a controlar coisas como açúcar no sangue, perda de peso e hábitos alimentares inadequados. Como o yoga se concentra na atenção plena, ele pode ensinar a aproveitar ao máximo seus hábitos alimentares. De acordo com um outro https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19632546/estudo, o yoga pode até reduzir os episódios de compulsão alimentar.
Qualquer um pode fazer yoga?
Antes de iniciar qualquer nova estratégia de saúde e condicionamento físico, é uma boa ideia conversar com um profissional de saúde. Se você tem tendência a ter problemas nas articulações, pode ter dificuldade em fazer algumas formas de yoga. Seu médico também pode recomendar que você evite certas posturas, caso tenha tido uma lesão recente ou se está se recuperando de uma cirurgia.
Na maior parte, entretanto, yoga é como correr – uma vez que você começa , qualquer pessoa pode fazer isso.
Yoga é altamente versátil porque possui muitos estilos diferentes. As aulas de Hatha yoga são ótimas para iniciantes porque elas tratam de movimentos mais lentos e naturais. Vinyasa, ou aulas de power yoga, são mais desafiadoras, enquanto Iyengar yoga se concentra no alinhamento e equilíbrio adequados.
Aqui estão algumas dicas rápidas para colocar você no caminho certo.
1. Comece com técnicas de respiração

A atenção plena e a respiração cuidadosa são dois dos pilares centrais de qualquer prática de yoga.
Se você deseja começar a praticar yoga, mas não sabe por onde começar, concentre-se primeiro em seus padrões de respiração. Existem muitos vídeos que podem ajudá-lo a respirar com mais atenção. Uma opção chamada “Nadi Shodhana” é um tipo de respiração projetada para fazer você se sentir calmo.
Para praticar essa respiração, você inspira profundamente por uma narina enquanto mantém a outra fechada. Ao chegar ao final da inspiração, você libera a narina e expira lentamente. Vá para a frente e para trás entre cada narina, inspirando totalmente para encher o peito e, em seguida, expirando gradualmente.
2. Estoque de suprimentos
Você não precisa de nenhum equipamento avançado para praticar yoga. Você pode usar um tapete de yoga (ou acessar um na academia, se estiver tendo uma aula). Se você não tiver um tapete, certifique-se de ter um espaço confortável e plano onde possa praticar suas posturas.
Ao trabalhar em novas estratégias de yoga, você pode começar a usar certos acessórios como cintos, blocos e cobertores. No entanto, na maioria das vezes, você poderá encontrar variações do que precisa em sua casa. Yoga é um dos exercícios mais baratos para praticar.
Certifique-se de ter roupas confortáveis para usar ao praticar yoga. Você precisa de algo que o mantenha confortável e que não restrinja movimentos.
3. Experimente Posturas Simples
Finalmente, você pode começar a testar suas habilidades em algumas poses simples.
Existem muitas opções para escolher, começando com a postura da criança, o cão voltado para baixo e até mesmo a postura do guerreiro. A melhor maneira de praticar as posturas de yoga é com a ajuda de um instrutor. Muitos canais do YouTube conduzem os iniciantes pelas várias posturas de yoga para que os novatos possam aprender como se faz.
Abaixo estão algumas demonstrações de algumas das posturas mais simples para iniciantes realizarem onde quer que estejam. As posturas apresentadas no vídeo são:
· O Pombo Duplo

Esta postura é perfeita para aqueles que têm quadris rígidos. Sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente. Flexione o joelho esquerdo e coloque o joelho, a canela e o pé no chão de forma que fiquem paralelos à pélvis. Fique aqui por cinco respirações, libere lentamente e, em seguida, troque as pernas de modo que o joelho esquerdo fique por cima.
· O Pombo

A postura do pombo é um excelente abridor de quadril. Traga o joelho direito até o pulso direito. Deslize a perna esquerda para trás e aponte os dedos dos pés. Ao expirar, mova os braços para a frente e abaixe a parte superior do corpo em direção ao chão. Descanse seus antebraços e testa no tapete. Repita do outro lado.
· A torção da espinha dorsal sentada

Experimente o poder do yoga
Agora você sabe mais sobre os benefícios do yoga poderá incorporar a prática em sua vida. Motive-se para uma prática que fará você parecer e se sentir melhor. Lembre-se que se precisar de ajuda para descobrir por onde começar com seus esforços de iniciante, procure a orientação de um instrutor de yoga.
Adaptado doriginal by Rebekah Carter, from Circle.com
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.
Gratidão!! Ótimo conteúdo