A perda de olfato e paladar foi descrita como o quarto sintoma de Covid-19 mais comumente relatado (acesse aqui o estudo). Estima-se que aproximadamente 15% dos pacientes com infecções leves por Covid-19 em estágio inicial desenvolvem alterações na capacidade de sentir sabor e cheiro. Os termos científicos para perda de olfato e paladar são anosmia e ageusia, respectivamente. Não está claro por que alguns pacientes desenvolvem esses sintomas e outros não. Várias razões para os sintomas foram exploradas, incluindo congestão nasal, dano temporário aos nervos e mudanças em alguns receptores na língua e na boca.
As alterações do paladar e do olfato parecem ser mais comuns em mulheres e pacientes mais jovens com Covid-19. A boa notícia é que a maioria dos pacientes recupera os sentidos em 7 dias; no entanto, pode levar 3 semanas ou mais antes que seu paladar e seu cheiro voltem ao normal. O problema com esses sintomas é que você fica sem apetite por comida. Afinal, quem quer comer comida insípida e insossa? A nutrição e a hidratação são partes essenciais da recuperação de Covid-19 em casa , portanto, se você estiver enfrentando anosmia ou ageusia, precisará se empenhar para ter uma nutrição adequada às suas necessidades. Aqui estão nossas principais dicas:
Use seus outros sentidos
Seu olfato e paladar podem estar embotados, mas os três sentidos restantes provavelmente estarão mais aguçados do que nunca. É aqui que a visão, o tato e a audição vêm em seu socorro e, sim, todos os três podem tornar sua experiência alimentar mais agradável. Com um pouco de esforço, você deve voltar a comer como um rei em pouco tempo!
Prepare-se com orgulho
Você sabia que a digestão começa muito antes de comer? Há pesquisas (acesse aqui) que mostram que, ao ver ou mesmo pensar em comida, começamos a salivar – essa é a preparação do nosso corpo para a expectativa de refeição. Quanto mais deliciosa a refeição parecer, mais vontade teremos de comê-la, portanto, as habilidades de montagem do prato são essenciais. Você não precisa ser um MasterChef, mas um pouco de capricho e criatividade podem ajudar muito a tornar as refeições mais agradáveis. Pequenas mudanças fazem uma grande diferença:
- Adicione cor às suas refeições
- Fique longe de pratos marrons e sem vida
- Use guarnições como ervas ou molhos
Brinque com texturas
Embora associemos o toque à pele, o sentido do tato também cria uma experiência intensificada na boca durante a refeição. Estudos revelaram (acesse aqui) que os nervos e receptores em nossa boca respondem à textura e à temperatura dos alimentos e aumentam nosso prazer na refeição. Beber shakes de fruta o dia todo pode ser chato e, da mesma forma, mastigar saladas pode se tornar um trabalho difícil.

Por isso, torne as suas refeições interessantes adicionando alguma crocância, equilibradas por purés e molhos suaves. E não tenha medo de brincar com a temperatura – tome um suco de frutas gelado no café da manhã, seguido por uma sopa quente no almoço. Você pode até combinar temperaturas: uma salada fria e crocante com uma lasanha quente e cremosa para manter as coisas interessantes. Alimentos frios e congelados são geralmente considerados mais saborosos do que alimentos quentes para aqueles que experimentam alterações de sabor, mas procure notar o que funciona melhor para você.
Defina o clima
Tornar as refeições mais agradáveis tem tudo a ver com a experiência. Lembre-se de algumas de suas melhores memórias de comida: Onde você estava? Com quem você estava? É aqui que entramos no quinto sentido: ouvir. Conversar com seus entes queridos (ainda que virtualmente) ou ouvir suas músicas favoritas pode tornar a experiência de comer mais agradável. Mesmo que a comida não seja tão saborosa como você está acostumado, pelo menos a companhia e a música vão valer a pena!
Engane suas papilas gustativas
Se você tem Covid-19, pode achar que a comida tem um gosto completamente insosso, enquanto outros acham que tem um gosto metálico ou simplesmente estranho. Felizmente, isso muitas vezes pode ser melhorado com alguns pequenos ajustes usando o método FASS desenvolvido pela americana Rebecca Katz, criadora do site de comidas que curam (acesse aqui):
- F significa FAT (gordura). A gordura ajuda a melhorar a sensação dos alimentos na boca e pode disfarçar o gosto metálico. Escolha gorduras saudáveis como azeite e abacate.

- A significa ÁCIDO. Ácidos como suco de limão e vinagre ajudam a neutralizar pratos excessivamente doces ou salgados e podem dar um toque especial a alimentos leves.
- S significa SAL. Embora não seja recomendável colocar sal na comida, uma pequena pitada de sal marinho pode intensificar o paladar e pode ser útil se as alterações do paladar não forem muito severas.
- S (do inglês sweet) significa DOCE. Um pouco de suco de melancia pode ajudar a dar sabor às refeições e pode compensar o sabor amargo.
Logo você vai estar bem
Felizmente, as alterações no cheiro e no sabor duram pouco para a maioria dos pacientes com Covid-19. Embora isso possa simplesmente levar a algumas semanas enfadonhas para alguns, pode afetar negativamente a nutrição e a recuperação de outros.
Mudanças simples, como envolver seus sentidos remanescentes e modificar suas refeições, podem percorrer um longo caminho. Pode até ser necessário definir alarmes para lembrá-lo de comer regularmente, conforme discutido em nosso Covid-19 e blog de nutrição (acesse aqui).
(original by: dnafit.com)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.
Tive covid há um ano e meio. Na fatídica semana perdi todo olfato e paladar. Porém mesmo após voltar, ainda sofro com a alteração de muitos cheiros e sabores. Já fiz tratamento com soro, aromaterapia, corticoide e nada. Será que é definitivo? =/
Caro Daniel,
Teoricamente, não deve ser definitivo. Porém há relato de casos de grandes períodos de tempo até o restabelecimento da sensibilidade original. Como é uma doença nova, não podemos lhe dizer categoricamente o que poderá acontecer. Converse com seu médico. E obrigado por ler nossos posts.
Consigo sentir cheiro de alguns perfumes ,e alimenta não todos ,mais sabores não ,oque pode ser ?
Liliane, como é uma doença nova, nós ainda não temos explicações para essa dificuldade seletiva de retorno do odor e sabor. Sugerimos que converse com seu médico. Desejamos que tudo volte ao normal o mais rapidamente possível. E obrigado por ler nossos posts.
Estou com olfato de mínimo a nenhum, e a boca amargando, sentindo muito pouco sabor, além de sentir muitos sintomas gripais, posso estar com Covid?
Olá, Rodrigo!
Você pode fazer um teste rápido desses de farmácia, mas o ideal é consultar um médico.