Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Scranton descobriu que 23% das pessoas desistem das suas resoluções de ano novo após só uma semana. Apenas 19% dos indivíduos são realmente capazes de manter seus objetivos a longo prazo (pelo menos dois anos, de acordo com o estudo). Queremos ajudá-lo a evitar se tornar uma dessas estatísticas negativas, mas se você já parou de perseguir suas metas para o ano, saiba que não está sozinho e que não é tarde demais para começar de novo.
Então, o que você pode fazer para se manter motivado ao longo do ano? Especialmente quando você está se sentindo desmotivado (o que acontece com todos nós em algum momento ou outro).
1. Participe de um desafio de condicionamento físico (online, offline ou híbrido)
Nos dias de hoje, existem uma infinidade de desafios online e offline projetados para manter você motivado enquanto invoca seu espírito competitivo. Portanto, ingressar em um deles pode ser uma ótima maneira de começar sua jornada de condicionamento físico.
Por que participar de um desafio?
- Eles podem dar a você um objetivo claro para trabalhar, desde a preparação para correr uma corrida de 5 km até atingir um milhão de passos dentro de um determinado período de tempo. Há muito por onde escolher. Dependendo do tipo de desafio, você deve criar um plano de curto prazo que permita atingir esses marcos.
- Ter um marco para alcançar pode inspirá-lo a se exercitar com mais frequência e eventualmente, seu corpo se adaptará e seu desafio atual se tornará um hábito vitalício que você poderá manter mesmo depois que o desafio passar. Fazer algo regularmente é como os hábitos são formados, portanto, dependendo da duração do seu desafio (diz-se que leva de 21 a 30 dias para formar um hábito!), isso pode mudar todo o seu relacionamento com o condicionamento físico.
- Os desafios não apenas mantém você motivado para permanecer ativo, mas também são uma maneira de fazer parte de uma comunidade que o mantém competitivo e responsável. Treinar sozinho pode ser cansativo e muitas vezes leva as pessoas a desistirem devido a sentimentos de desmotivação. Portanto, ter um grupo de apoio de praticantes, todos trabalhando para o mesmo objetivo, pode realmente capacitá-lo a seguir o plano que você se propôs a alcançar. Eles estão lá para empurrá-lo para além do que você acha que é capaz e fazer um pouco mais todos os dias.
2-Encontre atividades de fitness divertidas que complementam a sua personalidade
Ficar ativo não precisa ser chato e tedioso, por isso é importante reconhecer que nem todos podem encontrar esse prazer levantando pesos em uma academia tradicional. Então, por que não encontrar uma atividade que o mantenha em movimento enquanto se diverte.

Isso pode ser qualquer coisa, desde natação, ciclismo, escalada, dança, caminhada até a pratica de alguma arte marcial. Escolha sua paixão. Muitas pessoas tendem a parar de treinar porque se fixam em fazer as mesmas rotinas de treino de novo e de novo. Se você optar por fazer algo que gosta, é mais provável que você mantenha a prática no longo prazo. É importante se divertir enquanto fica em forma, isso facilita voltar e continuar com uma atividade que já complementa sua personalidade.
Afaste-se da mentalidade ou crença de que há apenas uma maneira de treinar. Qualquer que seja a atividade que você escolher, ela precisa se misturar com quem você é. Coloque o pessoal, de volta ao treinamento. Você também pode fazer um teste NutriFit para saber a quais atividades seu corpo responde melhor, para ajudá-lo a otimizar sua jornada para obter resultados mais eficazes.
3-Seu plano de treinamento deve se encaixar no seu estilo de vida
Nem todos podem sustentar uma rotina que exige que se acorde às 5 da manhã diariamente para correr 10 km antes de continuar com sua vida diária. Certifique-se de ser flexível e realista quando se trata de quanto e quando treinar. Para algumas pessoas, fazer um treino rápido de 30 minutos na hora do almoço funciona melhor, ou nadar à noite pode ser mais agradável.
Não se esforce demais para estabelecer um cronograma baseado em noções genéricas de quando é o melhor momento para treinar. O tempo “ótimo” de cada um é único. Certifique-se de que seus planos de condicionamento físico estejam alinhados com sua agenda pessoal para que você possa alcançar seus marcos no seu próprio ritmo. Isso torna muito mais difícil tentar encaixar seu estilo de vida em sua programação de treinamento. Encontre um equilíbrio que funcione para você. De acordo com os especialistas, você só precisa garantir pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa.
4-Inclua uma combinação de atividades diferentes
O tédio pode rapidamente se tornar uma barreira para atingir suas metas de condicionamento físico. É tudo divertido e emocionante no início de uma jornada, quando você ainda está entusiasmado com a ideia de “Ano novo. Novo eu”. Mas uma vez que o cotidiano da vida se instala, o mesmo antigo regime de treinamento pode começar a parecer cansativo, eventualmente levando a encontrar desculpas para não treinar com tanta frequência, se não desistir completamente.
É por isso que pode ser útil misturar e mudar as atividades que você faz para manter as coisas interessantes e inovadoras. Se você é alguém que treina principalmente em uma academia, por que não participar de um treino ao ar livre ou um retiro de ioga com alguns amigos durante um fim de semana para adicionar a emoção de volta ao treinamento?
Fazer algo diferente pode servir como um lembrete de por que você começou. Essa mudança de cenário também pode lhe dar o impulso de motivação que você precisa para se reorientar e recarregar.

Algo diferente também pode desafiar seu corpo para que ele não fique muito confortável e cause estagnação. Isso também pode significar desafiar-se a tentar um novo treino ou atividade física todos os meses.
5-Ouça e trabalhe com seu corpo
Sabemos o quão empolgantes os estágios iniciais do treinamento podem ser no início do ano, e você só quer um coisa: atingir rapidamente seus objetivos em pouco tempo. Apenas lembre-se de que isso não é uma maratona, entrar em forma é um compromisso vitalício com você e seu corpo. Não empurre seu corpo com muita força muito cedo, ou ao ponto de esgotamento. Quando você se sentir cansado, reserve um tempo para descansar. Durma horas suficientes para dar ao seu corpo a chance adequada de se recuperar e recarregar todos os dias.
Este princípio é sobre aprender o que seu corpo precisa e quando ele precisa. Mesmo com as pequenas coisas, como ouvir seu corpo enquanto faz uma caminhada em vez de uma corrida, isso pode garantir que também forneça o que você precisa para continuar ao longo do ano. Em caso de dúvida, lembre-se sempre de que nossos corpos são incrivelmente inteligentes, só precisamos ser intuitivos e ouvir o que ele está nos dizendo que precisa. Seja dando mais líquidos ou nutrientes, seja uma sensação de plenitude ou exaustão, esses fatores são pessoais e essenciais para o funcionamento holístico de nossos corpos. Ao ser intuitivo e ouvir os sinais do seu corpo, você pode tirar o máximo proveito dele.
Esperamos que isso ajude você a continuar se esforçando ao longo do ano à medida que atinge mais metas que estabeleceu para si mesmo.
Se você realmente quer descobrir o que é melhor para você, considere fazer um teste NutriFit da ConectGene. Você recebe o kit pelo correio e colhe o material biológico (células da bochecha) em casa (um processo simples e indolor). E depois de 3 semanas recebe relatórios nutricionais com base no seu DNA, incluindo informações sobre a dieta ideal com base em suas características genéticas que são únicas.
Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgene.com/nutrifit/
(Adaptado do original by DNAfit)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.