Sua dieta deve funcionar em uníssono com sua jornada para atingir seus objetivos, mas dieta não significa comer menos, e é aí que muitas pessoas ficam confusas e frustradas. Comida significa coisas diferentes para pessoas diferentes. É uma forma de nos reconectarmos com nossas raízes, nos traz conforto quando estamos tristes e aproxima as pessoas. Celebramos com comida e nos compadecemos com comida. Mas, o que acontece com nossa relação com a comida quando queremos emagrecer? Quando decidimos fazer dieta, nosso pensamento imediato é cortar totalmente a comida, o que não é necessariamente a opção mais saudável. Vamos tentar ajudá-lo a navegar nesta linha tênue entre comer muito ou pouco.
Nossa relação com a comida
A comida tem o poder de unir as pessoas na alegria e na dor, pode até levá-lo em uma viagem gastronômica para outros países. Também serve a um propósito mais prático de nos manter vivos. Quer gostemos de uma dieta vegetal, vegetariana ou vegana, enchendo nossos pratos com cores vivas, vegetais crocantes e crocantes e frutas exóticas e suculentas ou um bife grosso perfeitamente grelhado, envolto em um molho de cogumelo com queijo, todos nós temos um relacionamento com a nossa comida. Embora todos gostemos de comer por razões sociais e familiares, muitas vezes esquecemos que o que comemos e quanto comemos tem influência direta em nossa saúde.
Na sociedade de hoje, estamos comendo mais fast food e take-away mais ainda em tempos pandêmicos de confinamento. A pressão da vida diária é tão alta que frequentemente optamos pela conveniência e rapidez, em vez do valor nutricional. Mas agora, mais do que nunca, precisamos dar um passo para trás e examinar nossos hábitos alimentares. Sabemos que nem sempre é fácil manter uma alimentação saudável o tempo todo, mesmo para os mais disciplinados. Mas, manter uma dieta saudável e nutricionalmente rica fará muito bem ao nosso corpo.
Quando decidimos que queremos ter um estilo de vida mais saudável, ou talvez diminuir um ou dois tamanhos, o primeiro lugar que focamos é na nossa dieta. Embora o espírito com que inspirou essa mudança seja bem-vindo, a maneira como a fazemos às vezes pode fazer mais mal do que bem.
Quando você está fazendo dieta e se exercitando para ter um estilo de vida mais saudável e feliz, a comida desempenha um papel importante. Sim, você deve limitar a ingestão de alimentos não saudáveis, mas, mais importante, você precisa garantir que sua dieta funcione em uníssono com sua jornada de preparação física. Fazer dieta nem sempre significa comer menos, e muitas vezes esse é esse o obstáculo em que tropeçamos.
Como saber se você está comendo muito ou pouco?
Uma pergunta que todos vão se fazer em algum momento durante seu treinamento é se estão comendo muito ou pouco!
Há algumas coisas que você precisa considerar ao avaliar se está comendo mais ou menos durante sua jornada para perder peso. Por exemplo, se você não está simplesmente contando com sua dieta para perder peso e decidiu aumentar a quantidade de exercícios que faz, precisará de uma ingestão maior de calorias. O que você precisa fazer, no entanto, é observar quais tipos de comida você inclui no prato. Dito isso, as dietas que promovem a contagem de calorias podem ser benéficas porque o ajudarão a medir com precisão a quantidade de alimentos de que você precisa para poder acompanhar seu regime de condicionamento físico. Você só deve usar dietas de contagem de calorias por um curto período de tempo. Eles também são conhecidos por promover uma relação doentia com os alimentos.
Se você não puder incluir exercícios em sua jornada de bem-estar por qualquer motivo, lembre-se de que as pessoas que fazem dietas altamente restritivas geralmente recuperam todo o peso que perderam. Às vezes, eles se recuperam ainda mais quando a dieta chega ao fim. Para uma perda de peso sustentável, a pesquisa mostrou que a melhor estratégia é fazer uma dieta balanceada de alimentos saudáveis. Devagar e sempre ganha a corrida.
Comer certo para o seu plano de treinamento
Você já percebeu que, ao começar a se exercitar regularmente, sente mais fome do que de costume?
Se você decidiu realizar um plano de treinamento com sua nova dieta, deve se lembrar que, para ter o melhor desempenho durante os treinos, é importante estar bem nutrido. Por não comer ou comer de menos, você estará prejudicando a eficácia de seus exercícios. Se você comer pouco, seu corpo não receberá os nutrientes adequados e as reservas de energia para manter seus níveis de condicionamento físico. Precisamos substituir a energia que usamos com exercícios para continuarmos treinando nesse nível. Calorias não são o palavrão que imaginamos. Principalmente se seus períodos de letargia e de ficar parado são compensados por exercícios e por permanecer ativo. Ao consumir calorias insuficientes, você pode experimentar dores de fome, quedas nos níveis de energia e alterações de humor. É um ciclo vicioso que pode deixá-lo frustrado por falta de resultados. Simplificando, reduzir obsessivamente a ingestão de alimentos pode ser prejudicial, tanto física quanto mentalmente.
Como as calorias podem me ajudar a perder peso e ficar em forma?
Quando você está treinando, suas calorias precisam complementar sua rotina. Portanto, fique de olho em quantas calorias você está queimando em comparação com quantas você ingere. Lembre-se de que enquanto você está treinando, o que você comeu será usado para gerar energia, e enquanto você se recupera (todos nós sabemos como é o dia seguinte ao “dia das pernas”), esses nutrientes serão usados para reparar e fazer crescer o tecido muscular. À medida que você se exercita com mais regularidade, notará que seu metabolismo se acelera e, à medida que isso ocorre, poderá precisar comer refeições menores com mais frequência.
Sim, comer demais está associado à obesidade, mas isso ocorre no contexto de baixos níveis de atividade e alimentos com alto teor calórico. Todas aquelas paradas atrevidas de fast food do tipo “dia de trapaça” que você está fazendo estão simplesmente transformando comida em gordura. Quando você está treinando muito e consumindo alimentos de boa qualidade, esses nutrientes são usados para ajudá-lo a se recuperar e crescer. Para um desempenho ideal, a realidade é que você precisa comer bem para que seu corpo possa se adaptar ao estresse que você está passando.
Não importa o quão duro você treine, uma dieta ruim vai te pegar. Não estamos dizendo que você nunca tem permissão para comer uma casquinha de sorvete ou um hambúrguer e que precisa seguir uma dieta rigorosa pelo resto da vida. Não há diversão nisso. Mas, se você deseja atingir suas metas de condicionamento físico ou perda de peso, deve perceber que alguns alimentos, especialmente alimentos processados com alto teor de gordura trans, sempre o impedirão de chegar ao seu objetivo.
No geral, sua meta deve ser uma dieta equilibrada e saudável que se adapte a você e complemente seu regime de treinamento. Alimentos saudáveis podem ser usados para emagrecer ou aumentar o volume, você só precisa se familiarizar com o tamanho das porções.
Um estilo de vida equilibrado que segue diretrizes simples, com um pouco de liberdade, fará com que você pegue uma maçã em vez de uma barra de chocolate, suba as escadas sem nem mesmo pensar e sorria muito mais.
O teste NutriFit pode ajudar você e seu nutricionistas com dicas preciosas para você atingir suas metas de bem-estar e boa forma física.
(by www.nutrifit.com).
Peça agora o seu kit: www.conectgene.com/nutrifit/
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.