A idade certamente não significa que você tenha que aceitar o declínio físico como um fato inevitável e, por isso, esquecer para sempre o treinamento físico.
Mesmo que você não tenha treinado durante toda a sua vida, há pesquisas que indicam que qualquer momento é um bom momento, o momento certo, e que você pode se tornar mais forte e saudável e assim se preparar para a idade avançada. Com saúde!
Embora algumas pesquisas (acesse aqui) tenham indicado que a massa muscular da parte superior e inferior do corpo diminui à medida que as pessoas envelhecem, isso não vale para os adultos que se submeteram a um regime de treinamentos regulares.
Isso se revelou nos estudos realizados sobre o impacto do treinamento em idosos, que mostram que os exercícios aumentam a potência, reduzem a dificuldade de realização de tarefas diárias, aumentam o gasto energético e a composição corporal e estimulam a participação em atividades físicas espontâneas.

Na verdade, os adultos mais velhos deveriam treinar com mais frequência para aumentar a própria força, porque com o tempo o tônus muscular diminui. Isso torna a realização de tarefas cotidianas muito mais difíceis se você tiver músculos fracos e pode fazer com que se tenha uma maior probabilidade de contrair lesões que podem variar desde as mais leves até aquelas que requerem cirurgias como substituição do quadril devido a uma queda.
Uma outra pesquisa (acesse aqui) mostrou, em relação aos idosos que já eram fisicamente ativos, e continuavam sendo, que a atividade física com alguma intensidade ao longo da vida, além de fortalecer os ossos, pode potencialmente mitigar a perda de capacidades motoras associada ao envelhecimento na sétima década de vida.
Mas como você deve se exercitar?
Não há dúvida de que as pessoas mais velhas devem treinar de maneira diferente das pessoas mais jovens, porque alguns movimentos não são recomendados para adultos mais velhos. Pessoas mais velhas também não objetivam construir musculatura, necessariamente, mas sim tonificar e fortalecer os músculos que já possuem.
Devido ao fato de que você pode não ter se exercitado antes, é sempre aconselhável consultar um médico antes de começar. Mas, uma vez que você está liberado, existem outras precauções que não se aplicam apenas a pessoas mais velhas, mas a todos em geral.
Você também precisa ter em mente que pode ser difícil treinar tão regularmente quanto as outras pessoas, mas não se preocupe. Seu corpo levará mais tempo para se recuperar e a recuperação é essencial para aumentar a força e permitir que os músculos se mantenham sem lesões. A pausa adequada, portanto, é tão benéfica quanto os exercícios para sua saúde e preparo físico em geral.
- Vá com calma
- Faça aquecimento e desaquecimento adequados
- Alinhe sua nutrição com seu treinamento
- Use aplicativos de fitness para monitorar seu progresso
- Encontre os melhores exercícios para o seu corpo
Exercícios para fazer:
- Cárdio (aeróbicos) – natação, corrida, ciclismo, caminhada
- Treinamento de peso corporal (sem pesos) – agachamento, pranchas, ioga
- Treinamento de força de baixa intensidade com pesos que não são muito pesados
- Carga leve para evitar lesões
Exercícios a evitar:
- Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)
- Corrida, spinning
- Pliometria (movimentos rápidos e de explosão próprios do crossfit)
- Treinamento com carga muito pesada – agachamento, levantamento de halteres (deadlift), supino
O principal ponto a tirar disso tudo é que é possível, tem que haver progressão mas você deve ir com calma o máximo possível, enquanto ouve seu corpo e enquanto ele fica mais forte. Fique hidratado, treine nos dias que puder e nos outros: aproveite a sauna!
Você nunca está velho demais para conhecer melhor seu corpo. Obtenha o teste NutriFit da ConectGene. Saiba como a genética vai ajudar você a melhorar sua alimentação e seu condicionamento físico.
Ah! E, caso você ainda esteja na meia idade, não vale esperar chegar aos 60 anos para começar. Comece hoje mesmo!!!
Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgne.com/nutrifit/
(Adaptado do original by nutrifit.com)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.
Muito bom!
Tenho 60 anos
Até hoje nada substitui meus exercícios de forma tranquila e pra resto da vida.
Abraço
Que bom Roseli! Incorporar os exercícios na rotina diária é meio caminho andado (ih! perdoe o trocadilho) para uma vida saudável, corpo e mente. Outro abraço.
Boa Noite
Ótimas dicas
Valeu