Há muitos benefícios para a saúde se você seguir uma dieta vegana, mas a carne vegana é saudável? Há um debate sobre se a carne vegana é saudável ou não, mas antes de chegarmos a isso, vamos discutir alguns dos benefícios gerais. Uma dieta vegana não é apenas mais rica em certos nutrientes do que a maioria das dietas padrão, mas também é ótima para perder peso, ideal para proteger o planeta, e é uma das dietas mais éticas que existem. Há muitos benefícios da alimentação à base de plantas .

Infelizmente, fazer a transição de comer carne para evitar todos os tipos de proteínas animais nem sempre é fácil. Mesmo que a maioria das pessoas se sinta mais feliz e saudável com a dieta vegana, é comum que algumas sintam que estão perdendo suas comidas favoritas. É aí que entra a carne vegetal.

Projetada para imitar a textura, a aparência e o sabor da carne real, a carne vegana pode adicionar algo “extra” às suas refeições. Algumas carnes veganas têm um gosto muito bom. A questão é: a carne vegana é saudável? É tão nutritiva quanto qualquer outra coisa em sua dieta ou deve ser reservado apenas para ocasiões especiais? Vamos descobrir.

O que exatamente é carne vegetal?

Carne vegetal, ou carne “falsa” são produtos veganos projetados para parecer e ter gosto de carne, sem o conteúdo animal real. Embora o conteúdo exato de sua carne possa variar, a maioria é feita de uma mistura de ingredientes como proteína vegetal texturizada, glúten de trigo, soja e vegetais.

É importante ter em mente que a carne vegetal não é o mesmo que produtos “sem carne” . Enquanto os produtos sem carne podem conter produtos à base de plantas, como ovos ou caseína, a carne vegetal não contém produtos de origem animal.

Nos últimos anos, a popularidade das carnes vegetais explodiu, graças ao sucesso de soluções como o hambúrguer vegano “Futuro Burguer”, que algumas pessoas afirmam ser melhor que o real. Para quem segue esse estilo de vida, a introdução de inúmeros novos produtos sem carne é uma oportunidade de expandir sua dieta.

A carne vegetal é tipicamente feita de ingredientes como:

  • Feijão de soja (os ingredientes em tofu e tempeh)
  • Trigo e glúten de trigo
  • Ervilhas e proteína de ervilha
  • Óleos que fazem sua carne vegana chiar na panela
  • Amidos como milho e batatas
  • Várias ervas e especiarias

Carne Vegetal e Sódio: O Problema do Sal

Como mencionado acima, os produtos de carne vegetal podem variar em seus ingredientes. Infelizmente, muitos dos itens sem carne no cardápio do supermercado local podem não ser tão saudáveis ​​quanto parecem.

Embora muitas vezes anunciadas como “à base de plantas”, as carnes veganas no mercado hoje podem ser ricas em outros aditivos, projetados para dar um sabor único “semelhante à carne”. Estudos sugerem que um único pedaço de bacon sem carne pode conter mais de um terço do sal recomendado para um dia.

No entanto, isso não significa que a carne totalmente vegana não seja saudável. Os ingredientes exatos das carnes vegetais terão um impacto direto em como eles influenciam sua saúde. Além disso, vale a pena notar que, mesmo com o sal extra, a carne vegana ainda pode ser melhor para você.

A carne vegana é mais saudável do que a carne comum?

A carne vegana é saudável se comparada à carne normal? Embora os níveis de sal em um hambúrguer vegano possam ser mais altos do que os de um hambúrguer do McDonald’s, as calorias na carne vegetal são mais baixas, cerca de 630 calorias em comparação com 660. Isso pode não parecer uma grande diferença, também vale a pena notar que muitas carnes vegetais também podem conter menos gordura saturada.

Se você olhar para os produtos de carne vegana nos supermercados, a diferença entre a ingestão de calorias é muito mais significativa. Por exemplo, o hambúrguer vegetal na Islândia contém cerca de 190 calorias por 100g, em comparação com 308 calorias para o mesmo tipo de hambúrguer, com carne animal.

Outro ponto que vale a pena notar é que, embora alguns produtos veganos sejam ricos em calorias, sal e gordura, eles ainda podem ser mais seguros do que a carne convencional para sua saúde geral.

A OMS classificou as carnes vermelhas como cancerígenas do grupo 2 em 2015, o que significa que muitas vezes podem estar ligadas ao câncer em humanos. A carne processada é particularmente perigosa, muitas vezes ligada a problemas como câncer de pâncreas, próstata e colorretal. Um estudo de Oxford publicado mais recentemente também descobriu que comer apenas três pedaços de bacon por dia pode aumentar suas chances de câncer de intestino em até 20%.

Se a promessa de menos calorias e substâncias cancerígenas não foi suficiente para levar mais pessoas a considerar a carne vegana, também vale a pena notar que os produtos vegetais ajudam a evitar uma série de outras doenças associadas ao consumo de carne.

O consumo regular de carne é frequentemente associado a doenças cardíacas, enquanto, de acordo com a American Heart Association, comer comida vegana é a maneira mais eficaz de reduzir o risco de problemas cardíacos. Reduzir o consumo de carne também pode melhorar suas chances de prevenir, controlar ou reverter o diabetes, de acordo com alguns estudos .

Você deve comer carne vegana?

A carne vegana tem algumas desvantagens, mas no geral é bastante saudável. Muitas vezes, o processamento de ingredientes à base de plantas em uma substância “semelhante à carne” pode remover nutrientes essenciais, como fibras, vitaminas e minerais que você obteria das versões não processadas. As carnes à base de plantas geralmente contêm muito mais sódio do que as carnes animais, como mencionado acima. Algumas empresas até adicionam corantes artificiais, açúcares e aditivos controversos aos seus produtos de carne falsa.

Combinado com o alto preço da carne vegana, a controvérsia em torno do produto levou muitas pessoas a se tornarem consumidores mais éticos na outra direção. No entanto, é importante lembrar que comer carne vegetal geralmente ainda é melhor do que comer carne animal. 

Quando você troca carne animal por carne vegana, vai fazer com que você:

  • Reduz o impacto ambiental: Qualquer alternativa à carne bovina beneficia o meio ambiente. Estudos mostram que comer carne, principalmente a vermelha, tem impacto direto no planeta.
  • Proteja o bem-estar animal: se você quer cuidar dos animais e protegê-los de serem criados para alimentação, comer carne vegetal é uma ótima maneira de fazer isso.
  • Facilite a transição para o veganismo: algumas pessoas acham muito mais fácil fazer a transição para o veganismo com carne vegana. Um estudo de pesquisa descobriu que 68% dos entrevistados disseram que trocariam carne real por uma alternativa à base de plantas se o sabor fosse o mesmo.
  • Faça melhor pela sua saúde: Como mencionado acima, a carne vegetal geralmente é sempre melhor do que a carne comum, em todos os aspectos, exceto o teor de sal. Um estudo publicado recentemente descobriu que as pessoas que trocavam duas ou mais porções de carne animal por dia por carne à base de plantas tinham colesterol LDL mais baixo e melhor ingestão de fibras.

Dicas para experimentar carne vegana

Vale a pena verificar se há intolerâncias alimentares ou sensibilidades alimentares que você possa ter antes de experimentar a carne vegana. Exames de sangue ou um teste de DNA ajudarão você a descobrir quais ingredientes você pode evitar.

Depois de saber onde você está, você pode começar a levar uma lupa para os ingredientes de seus produtos de carne vegana. Pergunte a si mesmo:

  • Quais são as fontes de proteína? Evite produtos feitos com isolado de proteína de soja e glúten de trigo e procure opções feitas com proteína de ervilha e feijão.
  • Existem ingredientes simples? Muitos ingredientes difíceis de pronunciar, como leghemoglobina, geralmente indicam uma carne menos saudável. Procure alimentos simples e reconhecíveis.
  • Quanta proteína tem? Quanto mais proteína você conseguir de suas carnes à base de plantas, melhor. Idealmente, você vai querer cerca de 20mg de proteína por refeição.
  • Qual é o teor de gordura e sódio? Embora muitos produtos sem carne sejam isentos de colesterol, eles podem ser mais ricos em gorduras saturadas e sódio. Observe os níveis de sódio e gordura em um item à base de carne em comparação com sua alternativa sem carne.

Se você se esforça para encontrar um produto de carne vegana com o qual se sinta confortável, sempre pode considerar uma alternativa tradicional. O tofu é feito da soja inteira, em vez de um isolado, por isso é melhor para você do que alguns produtos processados ​​à base de plantas. 

A Carne Vegana é Saudável?

Embora a carne vegana tenha algumas desvantagens, como alto teor de sódio, ainda é geralmente mais saudável que a carne animal. Se você está pensando em mudar para o veganismo, mas ainda não está confortável em desistir totalmente da carne, os produtos de carne vegana podem ajudá-lo na transição. Apenas certifique-se de fazer sua pesquisa antes de entrar e começar a encher seu freezer com carne vegana.

Se você deseja descobrir o tipo de dieta ideal para você com base em seu DNA, obtenha seu teste Nutrifit, e descubra tudo que precisa para uma vida mais saudável.

Saiba mais e peça o seu kit em: http://www.conectgene.com/nutrifit/

(Adaptado do original by Rebekah Carter, in Circle Magazine)

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat