O que é pilates e por que é uma ótima opção de treino para pessoas idosas, feridas, frágeis ou doentes? Pilates é uma forma de exercício de baixo impacto que pessoas de qualquer faixa etária podem realizar em seu próprio nível de condicionamento físico. O Pilates pode ajudar uma pessoa idosa ou uma pessoa em recuperação de câncer a recuperar a força. Fortalecer os músculos ou ganhar força nas costas é um dos principais benefícios dos exercícios de pilates para idosos.
Quando você faz Pilates, você estará melhorando seu alinhamento postural , equilíbrio, mobilidade e flexibilidade enquanto fortalece seus músculos. O Pilates também ajuda você a alcançar uma força muscular equilibrada nos lados direito e esquerdo do corpo.
Os exercícios de Pilates colocam uma forte ênfase no abdômen porque a força do seu abdômen desempenha um papel central no desenvolvimento de padrões de movimento funcionais e sustentáveis. Um abdômen mais forte também melhora a amplitude de movimento geral de uma pessoa idosa.
Pilates fortalece os músculos estabilizadores. Seu corpo depende desses músculos estabilizadores para funcionar corretamente. É muito importante manter a forma à medida que envelhecemos , e fazer uma aula de pilates algumas vezes por semana certamente pode ajudar nesse objetivo.
Praticamente qualquer pessoa de qualquer idade e nível de condicionamento físico pode fazer pilates porque é um exercício de baixo impacto que aumenta a força mesmo nas pessoas mais fracas. O Pilates afina os padrões neuromusculares do seu corpo, mantendo o equilíbrio muscular geral e prevenindo lesões . Com a prática consistente de pilates, você pode colher muitos benefícios de força, flexibilidade, mobilidade, equilíbrio e estabilidade aprimorados.
Os exercícios de Pilates para idosos os ajudam a executar suas atividades diárias e tarefas domésticas com mais força e menos tensão, mantendo-se fortes e saudáveis.
Abaixo está uma visão mais detalhada dos benefícios dos exercícios de Pilates para idosos, aqueles que perderam força muscular devido a doenças e pessoas frágeis:

Recuperando força e massa muscular para idosos, doentes ou feridos
Quando você é jovem, saudável e ágil, flexibilidade, força e mobilidade não são um problema. Quando você fica fraco devido à idade ou doença, sua liberdade de se movimentar e fazer atividades regulares será severamente restrita. Infelizmente, os idosos e aqueles que se recuperam de lesões têm dificuldade em recuperar a força.
Idosos que acabaram de terminar um ciclo de quimioterapia, por exemplo, precisarão voltar a ganhar força muscular. Da mesma forma, aqueles que têm que lidar com atrofia muscular devido à cirurgia, ou aqueles que perderam força muscular e massa muscular devido a serem acamados após uma cirurgia séria, podem recuperar a força com pilates. O exercício normal representa um grande obstáculo que é difícil de superar, mas o pilates pode ser modificado para se adequar aos idosos, aos frágeis ou àqueles que se recuperam de doenças.
Pilates envolve mover os músculos usando transições fáceis e suaves e movimentos controlados com precisão. Assim, mesmo aqueles que não estão em condições de saúde máximas podem aumentar com segurança sua flexibilidade ou a quantidade de alongamento passivo nos músculos.
Ao mesmo tempo, os movimentos de pilates também melhoram a mobilidade ou amplitude de movimento com exercícios lentos e repetitivos. Através do ato de manter uma postura, você pode esperar reconstruir lentamente a massa muscular e melhorar o condicionamento, além de fortalecer os ossos, músculos, articulações e ligamentos. Por causa disso, o pilates faz parte de muitas terapias de reabilitação em um ambiente clínico. Além disso, esses elementos são cruciais para manter os indivíduos altamente funcionais e em forma, mesmo à medida que envelhecem.
Há aulas para iniciantes para incentivar todas as idades
Os estúdios de Pilates sempre oferecem aulas para iniciantes, onde você aprenderá como usar o equipamento de Pilates e como fazer os movimentos de pilates com a forma adequada para evitar se machucar. A maioria dos movimentos de pilates pode ser modificado para aqueles que estão muito fracos e apenas começando a ganhar força de volta.
Pilates pode ajudar a prevenir o aparecimento de lesões
Pilates é projetado especificamente para equilibrar todos os músculos do seu corpo. Isso significa que você não os quer muito apertados e rígidos ou muito fracos e soltos.
Equilíbrio e estabilidade (muitas vezes alcançados ao incorporar o Pilates em sua vida) são fundamentais quando se trata de prevenir lesões. Quando seus músculos não estão corretamente equilibrados, você está mais propenso a lesões.
Ao incorporar o treinamento de pilates em sua rotina, você desenvolverá força dinâmica. Isso significa que seu corpo é capaz de estabilizar e apoiar suas articulações perfeitamente enquanto você está em movimento. Com esse tipo de agilidade, equilíbrio e coordenação, você irá prevenir lesões. Devido a isso, muitos idosos e idosos incorporam pilates porque diminui o risco potencial de lesões em suas vidas.
Além disso, como o Pilates é uma prática mente-corpo, você se torna mais consciente das sensações do seu corpo. Você se torna consciente de sua dor, emoções e ambiente. Com essa percepção aprimorada, seu corpo pode responder melhor aos estímulos. Como resultado, você pode evitar quedas e outras lesões com reflexos mais rápidos.

Pilates aumenta os níveis de energia
Muitos idosos queixam-se de sentir-se cansados e com pouca energia com bastante frequência. Uma rotina de exercícios como pilates pode ajudar a aumentar os níveis de energia.
Quando você faz um treino de pilates, uma das principais instruções é se concentrar na respiração. Quando você tem esse tipo de consciência da respiração, você melhora a capacidade cardiorrespiratória do seu corpo . Isso significa que você pode trabalhar mais sem se sentir sem fôlego.
Acima de tudo, o pilates estimula o cérebro a liberar endorfinas ou hormônios do bem-estar. A prática também incentiva o fluxo ideal de oxigênio e a circulação sanguínea. O Pilates pode fazer tudo isso por você com movimentos de baixo impacto que não fazem você se sentir cansado ou exausto.
Ao contrário de outros exercícios que fazem você se sentir cansado, o pilates dá um impulso de energia. Por esse motivo, idosos, mulheres grávidas e aqueles que estão apenas começando sua jornada de condicionamento físico podem incorporar prontamente o pilates em sua vida.
Fortalece o Sistema Imunológico
Um dos principais benefícios dos exercícios de pilates para idosos é aumentar a imunidade. Muitos idosos sentem que não podem correr o risco de adoecer. Felizmente, muitos estudos mostram que o pilates ajuda a melhorar a imunidade do seu corpo. Isso é especialmente útil para adultos mais velhos, porque o sistema imunológico diminui naturalmente à medida que as pessoas envelhecem. No entanto, todas as idades podem experimentar um aumento do sistema imunológico porque o pilates é clinicamente comprovado para melhorar a circulação geral.
Quando você otimiza sua circulação sanguínea e linfática, você traz sangue rico em oxigênio e outros nutrientes para suas células. Como resultado, você pode combater efetivamente o estresse oxidativo e garantir que seu corpo receba o que precisa para combater doenças. Além disso, um bom sistema imunológico resulta do fluxo sanguíneo e linfático adequado, o que melhora os movimentos do pilates.
Se você estiver interessado em recuperar a força, ser mais ativo e incorporar alguma forma de rotina de exercícios em sua vida, descubra seu programa de treinamento ideal com base em seu DNA com um teste NutriFit . Geneticamente falando, você pode ser mais adequado para alguns tipos de exercícios do que outros, e um teste de DNA é uma ótima maneira de descobrir.
(Adaptado do original by Circle Magazine).
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.