
As frutas são consideradas um dos alimentos mais saudáveis para se comer, mas alguns tipos de fruta são mais saudáveis do que outras. 8 das frutas mais saudáveis que existem serão discutidas neste artigo.
Frutas frescas e orgânicas podem lhe dar um impulso instantâneo de energia quando seu estômago começa a roncar. As frutas maduras não apenas têm um ótimo sabor, mas também são cheias de micronutrientes, vitaminas e antioxidantes para ajudar você a se sentir mais saudável.
De benefícios para a pele a propriedades de combate ao câncer e tudo mais, há muitas razões pelas quais a fruta é uma parte importante de qualquer dieta.
Juntamente com os vegetais, as frutas são altamente recomendadas como parte de uma dieta saudável e equilibrada . A recomendação de consumir pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia gerou tendências alimentares, como sucos prensados a frio e barras de smoothie.
No entanto, algumas frutas são definitivamente melhores para você do que outras.
Embora a fruta forneça muitos benefícios à saúde em praticamente qualquer forma, certos tipos de fruta têm desvantagens significativas, como altos níveis de açúcar natural e calorias mais altas.
Abaixo, veremos uma visão geral de 8 das frutas mais saudáveis e por quê.
Frutas mais saudáveis e seus benefícios exclusivos para a saúde
As frutas mais saudáveis para sua dieta dependerão muito de seus objetivos nutricionais. Por exemplo, se você tem pouco potássio ou deficiência de vitamina K, pode se beneficiar de comer mais uvas. Como alternativa, se você estiver procurando por uma dose extra de vitamina E, convém estocar azeitonas.
Você pode descobrir se tem ou não um risco genético de ter necessidades mais elevadas de certas vitaminas com um teste de DNA da ConectGene . Devido em parte à genética, algumas pessoas têm dificuldade em absorver certas vitaminas e minerais e, portanto, precisam consumir mais alimentos específicos para evitar uma deficiência. Essas informações serão incluídas em seus relatórios de dieta e nutrição do teste Nutrifit, e você também receberá centenas de outros insights de DNA, incluindo traços genéticos de personalidade, traços de sucesso, traços genéticos de pele e muito mais. Os relatórios de nutrição estão entre os mais úteis, porque ajudam a planejar a dieta certa.
Mirtilos
Os mirtilos são considerados um superalimento porque são muito benéficos para a saúde. Embora muitas frutas tenham vários benefícios, os mirtilos são particularmente ricos em antioxidantes , como a antocianina, que combate os radicais livres e as doenças.
Obter mais antocianinas em nossa dieta pode ajudar a resolver problemas como diabetes tipo 2 , pressão alta, obesidade e pode potencialmente ajudar a prevenir certos tipos de câncer. Para aqueles preocupados com o declínio cognitivo, estudos também indicam que a suplementação de mirtilo pode ajudar a promover a retenção de memória.
Os mirtilos podem até ajudar na recuperação pós-treino. Um estudo na Nova Zelândia descobriu que essas bagas podem ajudar os músculos a se repararem após o exercício.
Como um bônus adicional, os mirtilos são baixos em calorias e fáceis de comer.

Maçãs
Facilmente acessíveis e acessíveis em todo o mundo, as maçãs costumam ser uma escolha obrigatória para quem está tentando aumentar a ingestão de frutas. Um dos benefícios mais significativos das maçãs é seu alto teor de fibras. Em média contém cerca de 2,6 gramas de fibra alimentar, o que pode ajudar na saciedade e na digestão.
As maçãs também são uma excelente fonte de polifenóis, que são os poderosos compostos de combate a doenças encontrados em produtos frescos. Estudos associaram as maçãs a tudo, desde melhor saúde do coração , controle de peso aprimorado e até mesmo um risco reduzido de derrame.
Notavelmente, há uma diferença entre maçãs vermelhas e verdes . Embora ambas tenham níveis semelhantes de vitamina C e fibras, as maçãs verdes podem ser mais baixas em carboidratos e calorias, enquanto as maçãs vermelhas são mais ricas em beta-caroteno.
Há uma razão para aquela famosa expressão: Uma maçã por dia mantém o médico longe.
Abacaxi
Facilmente um dos tipos mais populares de frutas tropicais, o abacaxi é refrescante e delicioso. Embora sejam uma das frutas mais calóricas, os benefícios nutricionais valem a pena.
165 gramas de abacaxi fornecerão cerca de 88% do valor diário recomendado de vitamina C e aproximadamente 73% das necessidades de manganês. Notavelmente, o manganês é mais do que apenas um antioxidante, ele também pode apoiar a função metabólica e a regulação do açúcar no sangue.
Um dos componentes mais valiosos do abacaxi é a bromelaína, uma enzima única capaz de ajudar na digestão saudável e até meso reduzir a inflamação.
Como um benefício adicional, o abacaxi contém vários polifenóis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, para ajudar na luta contra o câncer e doenças.
Melancia
Se você está se exercitando mais durante o verão e lutando para se manter hidratado, estocar melancia. As melancias são cerca de 92% de água, o que é parte do motivo de seu nome. No entanto, eles fazem muito mais do que apenas manter seus níveis de umidade equilibrados.
A melancia média está repleta de antioxidantes, como beta-caroteno, vitaminas A e C e licopeno. O licopeno pode reduzir significativamente a inflamação e o estresse oxidativo . Você também pode encontrar vários outros nutrientes na melancia, como potássio e magnésio.
Até mesmo a parte branca da casca da melancia pode ser benéfica. Este componente contém citrulina, que é convertida em arginina no corpo – útil para proteger seus órgãos internos.

Manga
Se você está se sentindo exótico, a manga é outra fruta fantástica para adicionar à sua dieta. As mangas são repletas de micronutrientes e polifenóis saudáveis . Algumas fatias de manga em seu smoothie fornecerão uma dose de vitaminas A, C, E, B6 e K. As mangas também contêm folato e fibras.
As mangas também são excelentes para quem está tentando aumentar sua ingestão de antioxidantes. Há uma substância única chamada “mangiferina” nas mangas, que pode defender suas células de vários problemas e reduzir o risco de doenças cardíacas, Parkinson e diabetes tipo 2 .
Como um bônus adicional, as mangas são relativamente baixas em gordura, embora possam ter níveis ligeiramente mais altos de açúcar do que algumas frutas.
Toranja
Meia toranja é uma maneira perfeita de começar a manhã. A toranja é repleta de vitamina C, bem como beta-caroteno, fibra e potássio. Comer toranja também pode ajudá-lo a controlar seu peso de forma mais eficaz se estiver tentando emagrecer.
Um estudo descobriu que quando as pessoas comiam metade de uma toranja antes das refeições, elas perdiam cerca de 3,6 libras em 12 semanas. Outro relatório vinculou o consumo de toranja a uma melhor circunferência da cintura, menor índice de massa corporal e redução da inflamação.
A toranja é rica em licopeno, considerado uma ferramenta eficaz na redução do risco de câncer . Essas frutas também são baixas em calorias.
Abacate
Sim, o abacate é uma fruta e, se você não sabia disso, não está sozinho. Existem muitas razões pelas quais os abacates são tão populares. Eles são amplamente considerados uma das frutas mais saudáveis disponíveis e, sim, eles contêm gordura, mas é uma gordura saudável. Os benefícios mais significativos dos abacates estão frequentemente ligados ao seu teor de gordura monoinsaturada saudável – uma substância ótima para o coração.
Os abacates também são carregados com muitos ácidos graxos ômega-3, que reduzem o risco de doenças cardíacas e contêm potássio para ajudar a controlar a pressão arterial. Abacates incluem vitaminas do complexo B , vitamina C e até fibras para melhorar a digestão.
A chave para comer abacates de maneira saudável é monitorar sua ingestão. Lembre-se que cerca de 150g de abacate podem conter 240 calorias. Com isso em mente, pode valer a pena guardar metade do seu abacate para amanhã ou compartilhá-lo com um membro da família.

Romã
As romãs podem ser um pouco mais difíceis de cortar e preparar do que algumas das outras frutas saudáveis desta lista, mas valem o esforço adicional. As romãs são embaladas com antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e as doenças.
Comer romã também lhe dará acesso a uma variedade de compostos fantásticos, como taninos, flavonoides e lignanas, que podem reduzir a inflamação. Alguns estudos até sugerem que romãs e suco de romã podem reduzir a pressão arterial sistólica. Outro estudo descobriu que pessoas que beberam cerca de 8,5 onças de suco de romã por dia durante um período de 12 semanas reduziram significativamente seus marcadores de inflamação.
(Adaptado do original by Rebekah Carter in CircleMagazine)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.