Nossos corpos dependem de carboidratos, proteínas e gorduras para funcionar. Quando as pessoas falam sobre a diferença entre gordura saturada e insaturada, muitas vezes se debate sobre quais gorduras são ”gorduras saudáveis”. 

Recentemente, fala-se muito que comer certos tipos de gordura faz bem. No passado, no entanto, a gordura ganhou uma má reputação como um dos principais contribuintes para o ganho de peso e problemas de saúde, o que provocou um aumento nas dietas da moda que se concentravam na eliminação de gordura. Acontece que isso não era inteiramente verdade.

Felizmente, a pesquisa percorreu um longo caminho e agora sabemos que não é bem assim. 

A gordura é um macronutriente de que precisamos mesmo em nossas dietas. Certas vitaminas, como vitamina A, vitamina E e vitamina D , são solúveis em gordura. Isso significa que não podemos absorver essas vitaminas sem um suprimento adequado de gordura em nossa dieta. Os ácidos graxos são moléculas que se unem em grupos de três (carbono, hidrogênio e oxigênio) para formar triglicerídeos. Alguns ácidos graxos, como ômega-3 e ômega 6, nosso corpo não pode produzir por conta própria. 

A gordura também é uma ótima fonte de energia. Na verdade, a gordura pode armazenar mais energia do que o glicogênio, comparado aos carboidratos ou proteínas. Esta é a teoria por trás da popular dieta Keto , que limita estritamente as quantidades de carboidratos que uma pessoa pode comer e, em vez disso, obtém sua energia na forma de cetonas, um ácido graxo. 

A dieta Keto prova que a gordura é uma fonte de energia muito eficaz.

Certas gorduras são muito mais saudáveis ​​do que outras, no entanto, vamos dar uma olhada e comparar os dois tipos diferentes de gorduras que vêm naturalmente dos alimentos: gordura saturada e gordura insaturada. 

circlemagazine-circuledna-gorduras-insaturadas

O que são gorduras saturadas?

As gorduras saturadas são assim chamadas porque são saturadas em moléculas de hidrogênio. Elas contêm apenas moléculas de carbono de ligação simples e solidificam à temperatura ambiente. De acordo com Lisa Richards, nutricionista e autora de The Candida Diet , “como a gordura saturada é sólida à temperatura ambiente, coloca o consumidor em maior risco de doenças cardíacas e outras doenças crônicas, aumentando os níveis de colesterol e resultando em bloqueios de artérias ou aterosclerose. ” 

Em sua maioria são advindas de animais, como cortes de carne curados ou gordurosos, ou subprodutos de origem animal, como manteiga, sorvete, leite e queijo. No entanto, as gorduras saturadas também podem ser encontradas em algumas plantas, principalmente aquelas que crescem em regiões tropicais, como óleos de palma ou coco. Algumas outras fontes incluem doces e assados, como tortas, bolos e biscoitos. 

As gorduras saturadas podem ser divididas ainda mais pelo comprimento da cadeia, ou seja, pelo número de moléculas de carbono das quais são compostas. Cada tipo (comprimentos de cadeia curta, média, longa e muito longa) afetará sua saúde de maneiras diferentes. Os ácidos graxos de curta duração, por exemplo, melhoram a saúde do seu intestino. 

Gorduras saturadas: boas ou ruins?

Há algum debate em torno do tema dos ácidos graxos saturados e como eles afetam negativamente sua saúde. Por muito tempo, eles foram demonizados como o tipo ‘ruim’ de gordura e absorveram grande parte da culpa por doenças cardíacas e condições como aterosclerose. 

Isso porque as gorduras saturadas, de fato, contribuem para níveis mais altos de colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o tipo ‘ruim’ de colesterol e apolipoproteína (Apo-B). 

Apo-B é a principal proteína que compõe o LDL. Ajuda o LDL a se fixar à superfície de uma célula, especialmente no fígado, onde é então decomposto e disperso por todo o corpo através da corrente sanguínea na forma de colesterol. Portanto, embora as gorduras saturadas contribuam de fato para fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas, não há evidências sólidas que vinculem diretamente as gorduras saturadas às doenças cardíacas. 

Isso não quer dizer que você não deva limitá-la em sua dieta, mas uma dieta saudável pode deixar algum espaço para a gordura saturada. A American Heart Association (AHA) recomenda manter o consumo de gordura saturada em cerca de 5 ou 6 por cento de sua ingestão diária de calorias para reduzir o risco de doenças cardíacas.

O que é gordura insaturada?

A gordura insaturada difere da gordura saturada porque a gordura insaturada contém menos átomos de hidrogênio, de modo que as gorduras insaturadas mantêm sua consistência líquida mesmo à temperatura ambiente. A gordura insaturada também tem pelo menos uma ligação dupla entre os átomos de carbono individuais. Sob o guarda-chuva da gordura insaturada estão as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. 

As gorduras monoinsaturadas contêm uma ligação dupla carbono a carbono e são fundamentais para controlar os níveis de insulina e açúcar no sangue. As gorduras poli-insaturadas, por outro lado, contêm 2 ou mais ligações duplas e desempenham um papel importante em funções essenciais do corpo, como a construção de membranas celulares, ajudando o sangue a coagular e os músculos a se moverem. 

As gorduras insaturadas também ajudam na formação e manutenção da bainha de mielina, um revestimento externo isolante das células nervosas. Quando a bainha de mielina está bem apoiada, a comunicação entre os neurônios é mais rápida e eficaz, melhorando a memória e outras habilidades cognitivas. 

circlemagazine-circuledna-gorduras-insaturadas

Como as gorduras insaturadas contribuem para a sua saúde

“Simplificando, as gorduras insaturadas são consideradas gorduras boas porque sua contribuição para doenças e enfermidades é significativamente baixa e seus benefícios para a saúde são impressionantes. “Ambos (gorduras mono e poli-insaturadas) também fornecem vitamina E ao consumidor, que é uma vitamina do tipo antioxidante que a maioria das pessoas não tem, mas desempenha um papel vital na saúde no nível celular.”

Os profissionais médicos consideram a gordura insaturada como uma gordura ‘boa’ devido ao papel que desempenha na diminuição da quantidade de colesterol LDL no corpo. A lipoproteína de alta densidade (HDL), um subproduto das gorduras saudáveis, absorve o colesterol e o traz de volta ao fígado, onde é filtrado da corrente sanguínea e eliminado do corpo. 

Outros subprodutos de gorduras insaturadas são ômega-3 e ômega 6, ácidos graxos que contribuem muito para as funções corporais no nível celular. Eles desempenham um papel fundamental na regulação da inflamação do corpo e, quando estão desequilibrados ou em falta, o corpo pode ficar cronicamente inflamado e resultar em uma ampla gama de doenças crônicas e doenças comuns. Alguns exemplos incluem asma, artrite reumatoide, eczema e úlceras pépticas crônicas. Nossos corpos não podem produzir ácidos graxos ômega 3 ou 6 por conta própria, então precisamos complementá-los em nossas dietas. Algumas excelentes fontes desses ácidos graxos incluem peixes, nozes, linhaça, vegetais de folhas verdes e óleos. 

Conclusão

Embora uma dieta muito rica em gorduras saturadas ou insaturadas não seja ideal, as gorduras insaturadas são claramente a opção melhor e mais saudável. Isso não quer dizer que a gordura saturada deva ser evitada por completo, já que os estudos não conseguiram vincular diretamente o consumo de gordura saturada a doenças cardíacas ou derrames. Um macronutriente sozinho não é diretamente responsável. Enquanto outros fatores certamente entram em jogo, uma dieta equilibrada que inclua vegetais, frutas, carboidratos e gorduras saudáveis, juntamente com exercícios regulares, além de muita água e sono, é a melhor maneira de manter seu corpo saudável e forte e seu coração resistente a danos. 

No entanto, algumas pessoas são geneticamente predispostas a problemas cardíacos e certamente podem metabolizar macronutrientes melhor do que outras. Seus relatórios de dieta e nutrição com base em seu teste de DNA NutriFit podem ajudá-lo a criar um plano de refeições mais ideal para você com base em sua composição genética exclusiva. 

(Adaptado do original by Meagen Seatter in CircleMagazine)

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat