Conseguir perceber e entender a diferença entre estresse e ansiedade pode ser algo bem complicado, isso porque os dois podem levar a noites sem dormir, exaustão, preocupação excessiva, falta de foco e irritabilidade.

Sintomas físicos como: ritmo cardíaco acelerado, tensão muscular e dores de cabeça, podem afetar tanto as pessoas que sofrem de estresse quanto aquelas que foram diagnosticadas com um distúrbio de ansiedade.

Por ter sintomas que estão presentes em ambos os quadros, é comum a pessoa que sofre com uma dessas condições não saber como diferenciar e qual é o melhor caminho para o tratamento.

Para entender melhor essas condições, continue lendo este artigo e veja como diferenciar o estresse da ansiedade.

O que é estresse?

Antes de tudo, preciso dizer que nem sempre o estresse vai ser algo ruim. Quando ele é um elemento positivo em nossas vidas, ele pode nos ajudar a aprender coisas como:
● Resiliência;
● Solução de problemas;
● e saber se adaptar aos desafios do dia a dia.

Mas quando o estresse é um problema? A resposta é: Quando ele é intenso, recorrente ou permanece não resolvido por um longo período de tempo. Nesse caso o estresse pode ser muito prejudicial tanto para a nossa saúde física quanto para a mental. Existem vários transtornos emocionais e físicos ligados ao quadro de estresse, entre eles:
● Depressão;
● Ansiedade;
● Ataques cardíacos;
● Derrames;
● Desconforto gastrointestinal;
● Obesidade;
● Hipertensão, entre outros.

Os sintomas de estresse

Quando a pessoa apresenta um nível de estresse extremamente alto, isso pode causar nela alguns estragos na mente, no corpo e até mesmo na sua carreira. Mesmo se manifestando de várias maneiras, alguns sintomas ajudam a identificar o estresse, como:
● Dores de cabeça frequentes;
● Distúrbios de sono;
● Palmas ou pés suados;
● Dificuldade em engolir;
● Irritabilidade;
● Preocupação excessiva;
● Dificuldade de concentração;
● Problemas de memória;
● Cansaço;
● Baixa libido.

Esses sintomas podem variar e mudar com o tempo. Por isso é importante saber como o seu corpo responde ao estresse e dessa forma saber como lidar com essa condição.

O que é ansiedade?

Enquanto o estresse é uma resposta a um fator existente, a ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa.

Por mais que o estresse e a ansiedade estejam relacionados, pois a ansiedade pode ser um sintoma do estresse, nem todas as pessoas que sofrem de estresse experimentam ansiedade.

Sintomas ligados à ansiedade

A característica mais marcante dessa condição é a preocupação excessiva com algo futuro. Mas ela também inclui outros sintomas como:
● Dificuldade em controlar a preocupação;
● Dificuldade de concentração ou de deixar a mente em branco;
● Irritabilidade;
● Tensão muscular;
● Distúrbios de sono;
● Sintomas psicossomáticos: dores de cabeça, dores de estômago, tontura, agulhadas pelo corpo;
● Sintomas físicos: falta de ar, taquicardia, sudorese excessiva, falta de ar, dor no peito.

Saber diferenciar o estresse da ansiedade é fundamental para poder buscar o tratamento e melhorar a qualidade de vida. Se você ficou interessado em saber um pouco mais sobre sua saúde, não deixe de conhecer o Nutrifit, um teste que vai te ajudar a alcançar uma melhor qualidade de vida.

Seu DNA sabe muito sobre você. Inclusive como absorve os alimentos e pode tirar melhor proveito dos exercícios físicos.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat