Alimentos congelados são ruins para você e você deve cozinhar com vegetais frescos? Você deveria evitar aquelas refeições congeladas que são tão rápidas e fáceis de colocar no micro-ondas para o jantar? A pergunta: “Alimentos congelados fazem mal para você?” é comum, porque existem muitos mitos sobre alimentos congelados por aí. Então, essa pergunta pode estar reverberando na sua cabeça.
Para muitos de nós, um dia agitado torna impossível preparar um jantar complexo, então você não tem escolha a não ser recorrer a uma refeição congelada para micro-ondas. Os rigores da vida diária não tornam plausível para você cozinhar todas as refeições do zero, usando ingredientes frescos.
Infelizmente, comida congelada sempre tem uma má reputação, porque não é ‘fresca’, já que congelar é como fazer uma pausa na natureza. Além disso, as pessoas associam alimentos congelados com alto teor de sódio, muita gordura e conservantes adicionados. Com isso em mente, não é de admirar que as pessoas tenham as palavras “alimento congelado faz mal para você” passando por suas mentes.
No entanto, não há vergonha em comprar alimentos congelados porque é uma maneira conveniente e sustentável de obter nutrientes neste mundo moderno acelerado. Itens congelados podem ser uma escolha saudável e ajudar a reduzir o desperdício de alimentos. Mas lembre-se, o que você escolhe para colocar no freezer faz uma grande diferença. Embora esta parte mais fria de sua geladeira seja conhecida por armazenar sorvete, você pode transferi-la para um local para armazenar refeições e lanches saudáveis que você pode descongelar a qualquer momento. Existem muitos mitos em torno dos alimentos congelados, por isso é hora de limpar o ar.

Comida congelada é ruim para você: aqui está o que a ciência diz sobre produtos congelados
Se você está se perguntando: “A comida congelada faz mal?”, a resposta nem sempre é um retumbante sim. Depende do que você colocar no seu freezer. Por exemplo, quando você está pressionado pelo tempo, é mais fácil recorrer a um saco de legumes congelados para fritar em vez de cortar cada ingrediente um por um. Isso é demorado e um desperdício, pois você pode não usar todos eles.
Estudos mostram que produtos congelados no auge do frescor retêm seus nutrientes. No geral, os componentes vitamínicos de vegetais e frutas são comparáveis aos de suas contrapartes frescas. Embora os produtos da seção de produtos da sua mercearia favorita possam parecer mais frescos, isso não significa que as contrapartes congeladas não sejam mais frescas.
Tenha em mente que frutas e vegetais congelados passam por congelamento rápido. Este método de congelamento rápido mantém o frescor e o sabor dos produtos. Como resultado, sua qualidade é preservada para que sejam tão bons e nutritivos quanto os encontrados no supermercado. Mais importante, os produtos congelados duram mais em comparação com os frescos, que estragam rapidamente antes de serem consumidos. Portanto, produtos congelados podem evitar a deterioração e o desperdício.
No entanto, você deve gerenciar suas expectativas quando se trata de frutas e vegetais congelados. Por exemplo, cenoura, milho, brócolis, ervilha, feijão e couve-flor congelam bem. Alguns chefs recomendam manter um estoque desses vegetais no freezer porque eles oferecem flexibilidade no planejamento das refeições. Por outro lado, alguns itens como mirtilos e morangos mudam de textura e consistência quando congelados, por isso são melhores para sorvetes ou misturados com iogurte.

Mito popular: todos os alimentos congelados contêm conservantes
Muitos respondem sim à pergunta: comida congelada faz mal? Isso porque, sem saber, eles acreditam que todos os alimentos congelados são carregados com conservantes. Essa generalização abrangente deu má reputação aos alimentos congelados. É um equívoco pensar que todos os alimentos congelados são carregados com conservantes, corantes artificiais e corantes alimentares. Na realidade, todos esses ingredientes adicionados nem são necessários.
Tenha em mente que o congelamento é um método antigo de preservação que é suficiente para preservar melhor o valor nutricional, o sabor e a textura dos alimentos do que outros métodos, como salga ou cura. A temperatura baixa também impede o crescimento de microorganismos, reduz as reações químicas e retarda as reações metabólicas. Muitos dos jantares congelados nos corredores congelados do supermercado não contêm necessariamente aditivos prejudiciais, já que o próprio congelamento é um conservante natural.
Você pode se surpreender ao saber que muitos jantares congelados usam ingredientes de alta qualidade. Por exemplo, certas marcas usam queijo de verdade e macarrão de trigo integral. Se você quiser ter certeza de que está obtendo os melhores alimentos para o estoque do freezer, a chave é ler os rótulos. Alimentos congelados não são criados iguais. Alguns têm rótulos como:
- queijo 100% verdadeiro
- Trigo
- Orgânico
- Sódio reduzido
- Baixo teor de gordura
- Cetogenica
- carboidrato inteligente
- Pouco açucar
- Sem Aditivos
Reserve um tempo para examinar seus corredores congelados para obter os jantares congelados mais nutritivos que atendem às suas necessidades. Se você ainda está se sentindo ambivalente e se perguntando se os alimentos congelados são ruins para você, lembre-se de que nem todas as refeições pré-embaladas são prejudiciais à sua saúde. Por exemplo, a tigela de carne e brócolis de Marie Callender é ótima para ter no freezer e um verdadeiro salva-vidas quando você está com pressa. Contém 19 gramas de proteína e toneladas de fibra do brócolis para mantê-lo saciado.
Pratos congelados cuidadosamente escolhidos são uma ótima opção para quem não tem tempo para preparar uma refeição devido a compromissos de trabalho. Outros também recorrem a refeições individuais congeladas em caixas porque têm muito pouca habilidade culinária ou não têm inclinação para cozinhar. Mas lembre-se, algumas refeições congeladas nunca poderiam substituir algo que foi preparado na hora. Embora pratos fartos de massa funcionem bem no micro-ondas, algumas refeições, como o bife com purê de batatas, ficam mais saborosas quando feitas na hora.
Falácia: todos os alimentos congelados são altamente processados com toneladas de sal
Se você pensa em Hot Pockets congelados, é fácil responder sim à pergunta “comida congelada faz mal?” De fato, alguns alimentos congelados são superprocessados e ricos em sódio. Isso porque o sal costuma ser usado para preservar os alimentos e realçar o sabor. No entanto, os tempos mudaram e as ideias revolucionárias forçaram os produtores de alimentos a se adaptarem.
Embora essas refeições altamente processadas e ricas em sódio costumavam ser o padrão-ouro na seção de congelados, a recém-evoluída cultura de condicionamento físico e saúde forçaram as marcas de alimentos a criar opções de refeições congeladas mais saudáveis com baixo teor de sódio para quando você não tem hora de cozinhar.
Novamente, a melhor maneira de fazer isso é ler o rótulo nutricional e a lista de ingredientes de todos os alimentos pré-embalados que você está comprando. Confira essas dicas para te ajudar:
- Preste atenção aos primeiros itens, pois os ingredientes são listados da maior para a menor quantidade
- Escolha produtos com uma lista curta, pois uma lista mais longa equivale a mais chances de ter aditivos
- Opte por um item com baixo teor de sódio com menos de 600 mg
- Fique longe de produtos com gorduras trans
- Leia a contagem de calorias e componentes nutricionais por porção
Prós e contras do uso de produtos e alimentos congelados
Se você estocar promoções especiais de frutas e vegetais congelados, pode até economizar dinheiro. O mesmo vale para jantares congelados para micro-ondas, que costumam ser vendidos. Comprar produtos e alimentos congelados significa que você pode desfrutar de seus pêssegos ou frutas de verão favoritos o mais próximo possível de seu melhor valor nutricional, mesmo no inverno. E se você comprar refeições congeladas, como frango orgânico e lasanha, poderá desfrutar de uma refeição reconfortante após um dia agitado de trabalho com o mínimo de trabalho de preparação. Com pratos congelados, basta abrir um saco de salada e pronto.
De acordo com Ali Bouzari , um cientista culinário, “O congelamento é o principal fator de preservação dos nutrientes. Se você não pode comprar produtos frescos ou mora em uma área onde uma bodega na rua oferece todo o acesso aos produtos que você pode obter, é importante que as pessoas saibam que os congelados são uma alternativa viável.
No entanto, a palavra principal a ser lembrada aqui é alternativa . Produtos e alimentos congelados não devem ser as únicas refeições em sua vida. Você tem que comer um equilíbrio de alimentos frescos e congelados para atingir os cinco principais grupos de alimentos para uma saúde ideal. Aqui está uma lista rápida de produtos congelados e prós e contras de alimentos:
Prós | Contras |
Economize muito tempo, pois você não precisa cortar | Alguns itens contêm conservantes, então leia os rótulos |
Pode ser conveniente quando você deseja produzir fora da estação | Algumas marcas podem ser de qualidade inferior |
Pode ser mais barato do que alternativas frescas, especialmente quando há vendas no corredor do freezer | Aqueles que não usam métodos de congelamento rápido enfrentam perda de nutrientes |
Muito útil em dias estressantes quando você está pressionado pelo tempo | Alguns alimentos congelados têm sabor e textura diferentes dos frescos |
Tem uma vida útil muito longa | Há uma tendência a esquecer os alimentos congelados no congelador |
Você pode fazer seus próprios vegetais congelados e pratos pré-cozidos e congelados | A queimadura do congelador pode ser um problema |
O congelamento impede o desenvolvimento de bactérias nocivas | Definir o freezer para uma temperatura incorreta pode comprometer a mercadoria |
Tem o potencial de reduzir o desperdício de produtos e alimentos | Seleção limitada de produtos congelados e entradas |
flexibilidade com o seu planeamento de refeições | Você tem que ficar de olho nas datas de vencimento |
Se você está se perguntando se os alimentos congelados são ruins para você e se você deve comer ou cozinhar com alimentos congelados, a resposta é que depende de você. Existem muitas vantagens e desvantagens em comprar produtos e alimentos congelados, como visto acima. Embora o objetivo de comer alimentos frescos faça sentido, as pessoas nem sempre têm tempo para fazer as coisas do zero.
Alimentos congelados podem ser uma ótima alternativa se você não tiver energia para preparar e cozinhar as refeições. Por exemplo, uma tigela de frutas congeladas e vitamina de banana é um café da manhã nutritivo para viagem que não consome muito do seu tempo. É uma refeição rápida e saudável graças à adição de frutas congeladas.
Os alimentos congelados devem ter um lugar na sua vida?
Perguntar se comida congelada é ruim para você é uma questão legítima sobre a qual todos deveriam refletir. Se procura produtos nutritivos para comer em casa, não se esqueça do corredor do congelador. Alguns dos melhores produtos e alimentos pré-fabricados para quando você está em apuros podem estar atrás dessas portas de vidro. A chave é ler os rótulos e selecionar os melhores produtos com ingredientes de alta qualidade. Reserve um tempo para examinar a lista de ingredientes e o conteúdo nutricional para evitar aditivos e excesso de sódio e gordura.
Se você fizer seleções mais saudáveis, alimentos congelados podem ser um excelente complemento para o planejamento de suas refeições. Vegetais congelados são uma dádiva de Deus quando você está correndo para preparar uma refeição caseira e não tem tempo para descascar e cortar vários vegetais. Da mesma forma, entradas em caixas de porção única podem ser um salva-vidas quando você de repente tem uma reunião e volta para casa morrendo de fome. Refeições congeladas, como frango orgânico que você pode colocar na fritadeira, satisfarão o paladar de sua família e atenderão às suas necessidades de proteína. Basta preparar uma salada e alguns pãezinhos quentes e o jantar é servido em um instante!
Como alternativa, você também pode fazer seu próprio estoque de comida congelada, se tiver tempo. Por exemplo, cenouras congeladas congelam muito bem. Você pode cortar em juliana ou em cubos o que precisar e guardá-los em sacos no freezer para economizar tempo quando estiver com pressa. Outra ideia é preparar lotes de sua própria comida congelada. Pelo menos, você saberá os ingredientes exatos que foram usados em suas refeições congeladas. Por exemplo, ensopados, sopas e molhos congelam bem. Desde que você armazene os alimentos corretamente, eles podem ser consumidos com segurança depois de descongelados.
Ao manusear alimentos congelados, é melhor manter-se informado. Fique atento ao ler os rótulos para evitar produtos com baixo valor nutricional.
Considere fazer um teste Nutrifit , pois este teste de DNA caseiro abrangente revelará a dieta ideal para você, com base em suas necessidades nutricionais genéticas. Ele esclarecerá possíveis sensibilidades alimentares e o tipo de dieta mais adequado para você. Os relatórios fornecem informações sobre suas necessidades nutricionais para que você possa incorporar nutrientes essenciais em seus planos de refeições com base em sua constituição genética única.
(Adaptado do original by Hannah Wabe in CircleMagazine)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.