
Você sabe como é comum os distúrbios do sono não serem diagnosticados? Quando você pensa sobre isso, ninguém está realmente observando você dormir, então distúrbios do sono como bruxismo (ranger os dentes enquanto você dorme) podem não ser diagnosticados, a menos que você esteja ciente dos sintomas.
A quantidade recomendada de sono é de 8 horas por dia, o que significa que você passa ⅓ da sua vida dormindo. O sono de boa qualidade é o componente mais importante de um estilo de vida verdadeiramente saudável. Idealmente, você deve ter uma boa noite de sono todas as noites, porque a privação do sono afeta sua qualidade de vida e saúde geral.
Seu corpo não se recarrega apenas à noite, mas também se cura melhor enquanto você dorme profundamente. Estudos mostram que as células do corpo se regeneram de forma ideal durante o sono noturno. Além disso, o sono é interdisciplinar porque afeta todos os aspectos da saúde, pois influencia o desempenho dos órgãos vitais, desde as taxas metabólicas até a eliminação de toxinas no corpo.
A falta de sono não causará olheiras e bolsas nos olhos, mas também afetará sua saúde física e emocional. Sua produtividade física e mental depende muito da qualidade do sono que você teve na noite anterior. Além disso, dormir mal pode levar a distúrbios de humor, como depressão, especialmente quando você luta para cumprir suas responsabilidades profissionais e familiares.
Acima de tudo, a falta de sono afetará negativamente seu sistema imunológico. Quando isso acontece, você fica doente com mais frequência devido a bactérias e vírus . Além disso, doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, surgirão quando você não tiver uma boa noite de descanso.
Se você não se sente descansado ao acordar, ou acorda com dor, pode ter um distúrbio do sono do qual pode nem estar ciente. Se você se sentir mais cansado depois de dormir, é hora de avaliar sua condição, porque você pode estar sofrendo de um distúrbio do sono não diagnosticado. Abaixo estão 8 exemplos de distúrbios do sono que você poderia ter sem saber:

1. Bruxismo (ranger os dentes enquanto dorme)
Como saber se você range os dentes enquanto dorme? Como você não está lúcido o suficiente para estar ciente do que está acontecendo enquanto dorme, o ranger de dentes é um dos distúrbios do sono que podem facilmente passar despercebidos. Para descobrir se você sofre ou não deste distúrbio do sono, veja se você tem os seguintes sintomas ao acordar:
- Desconforto na mandíbula
- Dores de cabeça
- Sensibilidade dos dentes
- Boca seca
Ranger os dentes durante o sono é algo que você deve abordar, pois pode causar rugas faciais prematuras, alterar o formato do rosto e causar dores de cabeça crônicas.
O bruxismo não é apenas ranger, mas também apertar a mandíbula. Movimentos excessivos e desnecessários da mandíbula podem levar a problemas de ATM ou temporomandibulares. Essa articulação conecta a mandíbula ao crânio na frente das orelhas. A dor na área pode levar ao movimento limitado da mandíbula e à dor.
Pessoas que ocasionalmente rangem e flexionam suas mandíbulas enquanto dormem podem fazê-lo devido ao estresse. Estudos mostram que pessoas que têm histórico familiar de bruxismo são mais propensas a experimentar isso também. O ranger de dentes é, portanto, muitas vezes uma condição genética. Infelizmente, você pode experimentar isso pelo resto de sua vida, ou pode desaparecer por conta própria eventualmente. Felizmente, você pode evitar danos graves usando um protetor noturno de proteção.
2. Apneia do sono
Você pode estar familiarizado com a apnéia do sono porque é um distúrbio do sono comum mencionado na TV. No entanto, se você mora sozinho, pode nem estar ciente de que tem apneia do sono. Muitas vezes, as pessoas que sofrem deste distúrbio roncam alto. Isso é resultado de vias aéreas contraídas ou bloqueadas.
A apneia do sono ocorre quando você respira superficialmente enquanto dorme. Pode até ser perigoso porque você pode experimentar pausas na respiração. Se você costuma acordar com falta de ar, esse é um sinal importante de apneia do sono. É vital discutir isso com seu médico, pois as seguintes complicações podem ocorrer:
- Complicações cardíacas
- Pressão alta
- Aumento do risco de síndrome metabólica
- Predisposição à obesidade
- Aparecimento do diabetes
- Possíveis problemas com a funcionalidade do fígado
3. Insônia ou Hipersonia
Muitas pessoas estão familiarizadas com a insônia. Esta é a incapacidade de obter um sono noturno adequado por longos períodos. Enquanto isso, a hipersonia se manifesta como sonolência excessiva durante o dia. Ambas as condições resultarão em fadiga implacável durante o dia, dificultando o desempenho de suas funções diárias.
Ambas as condições também podem prejudicar a função cognitiva e a produtividade. A falta de um sono reparador pode ter efeitos negativos na sua vida profissional e pessoal. Ambos os distúrbios do sono podem resultar dos seguintes fatores:
- Efeitos colaterais da medicação
- Certas doenças
- Sobrepeso ou obesidade
- Hábitos diários, como tempo de tela excessivamente excessivo
4. Terror Noturno
Terrores noturnos não acontecem apenas com crianças. Como adulto, você pode ter distúrbios do sono, como terrores noturnos, nos quais você experimenta pesadelos terríveis que ocorrem quando você faz a transição entre as fases do sono. Embora você possa não se lembrar do sonho, você acordará gritando ou chorando de medo.
Normalmente, os sonhos aterrorizantes duram 30 segundos, mas em alguns casos, podem durar alguns minutos. Você sabe que sofre de terror noturno quando acorda em pânico porque parece tão real. Você pode experimentar o seguinte:
- Frequência cardíaca mais rápida
- Respiração superficial e rápida
- Suor excessivo
- Olhos abertos com pupilas dilatadas
Esses sonhos jogam com suas fobias e inseguranças, tornando-as mais alarmantes. Se você acorda constantemente com medo intenso, deve procurar atendimento médico para encontrar a causa raiz do problema.
5. Sonambulismo
Você se pega acordando em um lugar diferente? Você pode ser um sonâmbulo. O sinal mais óbvio é sair da cama e caminhar enquanto dorme. Algumas pessoas até se movem com os olhos bem abertos, mas sua mente ainda está adormecida.
Para algumas pessoas, o sonambulismo é leve, onde apenas murmuram e falam durante o sono. No entanto, para outros, eles podem se envolver em atividades complexas, como tocar um instrumento, fazer xixi no armário ou até dirigir. Claramente, este último é o mais alarmante porque pode resultar em um acidente fatal.
Sonambulismo, mesmo em sua própria casa, é perigoso porque pode causar lesões, pois você se move sem estar ciente do ambiente ao seu redor. Consequentemente, você pode cair da escada, bater em bordas afiadas ou usar objetos perigosos, como facas e armas. Se você suspeitar de sonambulismo, você precisa de intervenção médica imediata.
6. Síndrome das Pernas Inquietas
Embora o movimento aconteça em suas pernas, esse distúrbio realmente afeta o sistema nervoso. Dá-lhe uma vontade de mover as pernas, como se esfregar na cama. É classificado como um distúrbio do sono porque pode interferir no seu padrão normal de repouso. Sinais de síndrome das pernas inquietas podem aparecer como:
- Sentindo alfinetes e agulhas nas pernas
- Ter uma sensação de coceira nas pernas em repouso
- Desejo incontrolável de esfregar as pernas contra qualquer superfície
A única maneira de aliviar esses sentimentos é mover a perna. Para algumas pessoas, não é um problema porque elas não acordam com o movimento. No entanto, em casos mais graves, a inquietação da perna os acorda. E também pode atrapalhar o sono do parceiro de cama, principalmente quando ele acaba sendo chutado inadvertidamente. A maioria dos pesquisadores especula que as pessoas que sofrem desse problema têm dificuldade em regular o ferro em seus corpos.

7. Despertares Confusionais
Esse distúrbio do sono faz você parecer parcialmente acordado. Muitas vezes, você se sente confuso e desorientado em relação ao tempo e ao espaço ao acordar. Você normalmente permanece na cama na posição sentada. Embora seus olhos estejam abertos, demora um pouco para registrar o ambiente ao seu redor. As pessoas que sofrem desta condição podem experimentar o seguinte:
- Crises de choro
- Demora para falar
- Dificuldade em entender as perguntas
- Tem dificuldade em responder a estímulos
8. Narcolepsia
A narcolepsia é uma condição neurológica que perturba seus ciclos de sono-vigília. Muitas vezes é caracterizada pelo seguinte:
- Sonolência excessiva durante o dia
- Adormecer em qualquer lugar e em todos os lugares
- Fadiga extrema
Imagine sair com seus amigos e adormecer sem nem perceber. Esses ataques de sono geralmente duram de alguns segundos a vários minutos. A narcolepsia pode ser muito perigosa, porque e se você adormecer enquanto dirige?
Se isso acontecer com você com frequência, você deve procurar atendimento médico para fazer exames de laboratório e imagens do cérebro para confirmar esse distúrbio. Embora não haja cura conhecida, existem certos medicamentos, tratamentos e terapias para controlar a condição. Notavelmente, a narcolepsia ocorre em famílias, portanto, se você tiver parentes que sofrem desse distúrbio, é mais provável que também o experimente.
Você está geneticamente em risco de certos distúrbios do sono? Obtenha um relatório de sono com base no seu DNA
Muitos de seus padrões de sono, distúrbios do sono e tendências de sono são baseados em seu DNA. Um teste de DNA Nutrifit da ConectGene. É vital aprender sobre os distúrbios do sono dos quais você está geneticamente em risco, porque você passa a maior parte de sua vida dormindo. Sem descanso suficiente, sua imunidade diminui e você acaba com uma chance maior de sofrer doenças crônicas que afetam negativamente sua qualidade de vida.
(Adaptado do original by Hannah Wabe in CircleMagazine)
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.