Não faz muito tempo que a dieta vegana era considerada uma prática mantida apenas por defensores dos animais movidos pela ética, com uma paixão inflexível pelos direitos dos animais.

Hoje em dia, o resto do mundo está adotando uma maneira vegana de comer, e não é apenas devido ao aumento da consciência em torno dos direitos dos animais. Os benefícios de saúde e bem-estar de uma dieta vegana estão se tornando comprovados, reconhecidos e indiscutíveis.

Além disso, os livros de receitas veganas provam que seguir uma dieta vegana ou baseada em vegetais pode ser realmente delicioso e satisfatório. Por exemplo, o tofu, uma escolha comum de proteína para pratos veganos, é muito versátil.

Muitos veganos acham que é muito importante educar o público sobre o que é o veganismo. Eles argumentam que ser vegano é uma escolha de estilo de vida em que alguém escolhe conscientemente retirar todo e qualquer produto de origem animal não apenas de sua dieta, mas também de roupas, acessórios, maquiagem, produtos para a pele e muito mais. Ser verdadeiramente vegano é isso: não consumir qualquer produto de origem animal ou que explore e prejudique os animais. Isso significa nenhum acessório de couro, a menos que seja couro vegano, nenhuma roupa feita de lã, nenhum produto de origem animal para a pele, nenhuma maquiagem testada em animais e a lista de restrições continua.

Os veganos muitas vezes ficam frustrados quando seus colegas dizem: “Eu sou vegano” quando, na realidade, eles só comem como veganos seguindo uma dieta baseada em vegetais sem laticínios, carne, peixe ou produtos de origem animal – mas eles não retiram produtos de suas vidas da mesma forma que um vegano ético faria. É por isso que é preferível que você se refira à sua dieta como “baseada em vegetais” se não estiver seguindo a dieta vegana por razões éticas e, portanto, não estiver adotando um verdadeiro estilo de vida vegano.

Benefícios da dieta vegana para o planeta, para os animais e para você!

Muitas pessoas seguem uma dieta vegana apenas por todos os seus benefícios de saúde e beleza. No entanto, essas pessoas ainda estão ajudando os animais e o planeta, mesmo que salvar o planeta não seja seu motivo principal.

Se você está pensando em mudar para uma dieta baseada em vegetais, não vai se arrepender. Claro, envolve um esforço significativo, muito mais planejamento de refeições e, obviamente, alguns sacrifícios – mas os benefícios de uma dieta vegana valem a pena.

Uma dieta baseada em vegetais vai aumentar drasticamente seus níveis de energia, além de promover a perda de peso, melhorar sua saúde geral, proporcionar aquela pele brilhante e muito, muito mais.

Abaixo estão 7 principais benefícios de uma dieta vegana sendo implementada e seguida:

circlemagazine-circledna-anti-envelhecimento-pele-e-benefícios-de-beleza

1. Benefícios para a pele, beleza e antienvelhecimento

Os benefícios de beleza de uma dieta vegana são talvez os mais surpreendentes para as pessoas. Vários veganos atribuem sua pele saudável, clara e brilhante à sua dieta baseada em vegetais. Pensando bem, quase todas as veganas que conheço têm uma pele linda e ficam fantásticas sem maquiagem .

Esses benefícios de beleza de uma dieta vegana fazem muito sentido, já que seguir uma dieta baseada em vegetais significa que eles estão ingerindo mais vitaminas, antioxidantes, água e minerais do que a maioria das pessoas. E não é apenas a saúde da pele que se beneficia. Graças a todo esse Ômega 3 e vitaminas A e B, o veganismo resulta em unhas mais saudáveis, olhos mais brilhantes, aparência mais jovem e cabelos mais cheios e saudáveis.

A vitamina A mantém a pele mais saudável, promovendo mais fluxo sanguíneo para a superfície da pele, o que torna a pele mais exuberante, jovem e firme.

Alguns dos vegetais comumente consumidos por veganos, como batata-doce, espinafre e couve, são todos ricos em vitamina A, o que melhora significativamente sua pele.

Os veganos também parecem e se sentem mais jovens, e há uma razão para isso. A dieta vegana tende a promover a produção de colágeno. Isso é importante, pois naturalmente perdemos colágeno à medida que envelhecemos, o que faz com que a pele pareça mais fina e flácida e cause rugas.

Finalmente, uma vez que uma dieta baseada em vegetais é naturalmente mais rica em água e fibras, você terá uma melhor hidratação e estará mais livre de toxinas. O resultado disso são olhos brilhantes, pele com aparência saudável e aparência mais jovem.

2. Menos inflamação no corpo

Carne vermelha, carne processada e laticínios são considerados “alimentos inflamatórios”. Carnes processadas comumente consumidas por não-veganos têm muita gordura saturada e sódio, e carne normal (assim como laticínios) tem radicais livres. Estes causam inflamação no corpo.

A inflamação em seu corpo pode causar envelhecimento, estresse e problemas para dormir.

Menos inflamação no corpo inclui também ter menos: olheiras, bolsas sob os olhos, distensão abdominal, inchaço facial e muito mais.

Felizmente para os veganos, muitos dos principais alimentos anti-inflamatórios tendem a ser incluídos na dieta vegana, como frutas vermelhas, brócolis e abacate.

3. Mais energia

Consumir alimentos de fácil digestão fará toda a diferença quando se trata de seus níveis de energia, pois os alimentos de origem animal são difíceis de digerir.

Quando seu sistema digestivo está sobrecarregado, você se sente letárgico e com pouca energia. É por isso que se tornar vegano e consumir mais alimentos à base de plantas aumentará drasticamente seus níveis de energia. Isso significa que você pode ser mais produtivo durante o dia, ter mais energia para a academia e realizar mais no seu dia a dia.

Além disso, a ‘energia baseada em plantas’ é real, onde muitas frutas e vegetais específicos podem fazer você se sentir mais energizado do que tomar uma xícara de café.

Por exemplo, uma banana pode fornecer ao seu corpo energia suficiente para completar um treino de 90 minutos e, da mesma forma, espinafre e batata-doce também fornecem bastante energia.

circlemagazine-circledna-melhor-qualidade-do-sono

4. Melhor qualidade de sono

Quando você se torna vegano, pode notar que tem mais energia durante o dia, mas também uma maior qualidade de sono à noite.

Seu sono provavelmente vai melhorar quando você for vegano e tem tudo a ver com o que você consome durante o dia. Os veganos não podem comer carne, ovos ou laticínios – então eles acabam comendo muitas nozes, frutas e vegetais.

Nozes, pistache, abacaxi, laranja e cereja são conhecidos por ajudar o corpo a produzir melatonina natural. Os alimentos à base de plantas costumam ser ricos em vitamina B6, magnésio e potássio, que auxiliam na produção de serotonina e ajudam a relaxar o corpo e a mente.

Além disso, como muitos alimentos veganos comuns são alimentos anti-inflamatórios, talvez você durma melhor devido a essa menor inflamação no corpo.

5. Perda de peso

O veganismo é uma ótima dieta para perda de peso, e estudos provaram isso. Um estudo recente envolveu 1.151 pessoas em dieta e 12 testes de dieta diferentes, nos quais os participantes seguiram um regime alimentar específico e sua perda de peso foi monitorada.

As dietas estudadas incluíam veganas, vegetarianas, de origem animal, etc. Os veganos perderam mais peso – mas por quê?

Refeições veganas tendem a ser ricas em fibras, e alimentos vegetais ricos em fibras farão você se sentir mais cheio e satisfeito por mais tempo, então é menos provável que você belisque algo uma hora após a refeição.

Além disso, ao cortar queijo e laticínios de sua dieta, você está cortando uma grande porcentagem de gorduras não saudáveis. Quando os veganos preparam o jantar, geralmente são muitos vegetais e grãos integrais, todos com baixo índice glicêmico. Alimentos com baixo IG contribuem para a perda de peso, assim como alimentos ricos em fibras.

6. Você ajudará a salvar o planeta

Por que não fazer parte da solução, em vez de fazer parte do problema? Os veganos salvam animais, contribuem para reduzir o consumo de água em seu país e suas práticas ajudam a evitar o desmatamento.

Precisamos de muito menos água e menos terra para produzir alimentos de origem vegetal em comparação com a quantidade necessária para produzir alimentos de origem animal. Então, esses veganos que abraçam as árvores realmente estão ajudando a salvar o planeta e reduzindo sua pegada ambiental.

7. Melhora a saúde geral

Adotar um estilo de vida vegano pode ajudá-lo a prevenir vários tipos de câncer e doenças.

Por exemplo, uma pesquisa mostrou taxas mais baixas de câncer de mama para aqueles que seguem uma dieta saudável baseada em vegetais e menor risco de câncer de mama em países onde as mulheres comem menos carne e produtos de origem animal em comparação com países onde as mulheres comem mais produtos de origem animal.

A eliminação de laticínios e carne também melhora a saúde cardiovascular, reduz a pressão arterial e reduz o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. O veganismo também pode ajudar a combater a artrite, inflamação, asma e osteoporose.

Mais cedo ou mais tarde, sua saúde geral terá um benefício notável se você se tornar vegano.

Resumo dos benefícios de uma dieta vegana

Há muitos benefícios de saúde e beleza em uma dieta vegana baseada em vegetais. No entanto, um estilo de vida vegano também ajuda a prevenir o sofrimento e o abate de animais, ao mesmo tempo em que reduz sua pegada ambiental e ajuda a combater as mudanças climáticas.

Se você não tem certeza se está pronto para fazer a mudança, comece pequeno. Experimente ‘Segunda sem Carne’ com sua família e você começará a perceber como as refeições veganas podem ser deliciosas.

Você pode até descobrir por meio de um teste de DNA que seu corpo se adapta melhor a uma dieta baseada em vegetais, com base em sua composição genética. Por exemplo, você pode descobrir que tem uma intolerância genética à lactose, onde não pode comer laticínios sem se sentir mal. Faça um teste Nutrifit da Conectgene e descubra seu tipo de dieta ideal e perfil nutricional.

Saiba mais e peça o seu kit em: http://www.conectgene.com/nutrifit/

(Adaptado do original by Erica Gordon in CircleMagazine) 

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat