Poder chegar em casa depois de um dia difícil, dormir bem e acordar renovado para mais um dia é uma sensação muito gostosa. Mas os benefícios que o sono traz para a saúde vão muito além desse papel revigorante. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou não dormir bem (como, por exemplo: acordar diversas vezes durante a noite) podem causar muitos danos para o nosso organismo.

Um sono de qualidade ruim acaba desorganizando o nosso metabolismo. Como consequência, isso prejudica a síntese de alguns hormônios, o que favorece doenças como obesidade e depressão.

Veja abaixo 5 benefícios que uma noite bem dormida pode trazer para a sua saúde.

Previne a obesidade

Quando estamos dormindo, nosso organismo produz a leptina, um hormônio que pode controlar a sensação de saciedade. Quando as pessoas sentem dificuldades para dormir, automaticamente, elas produzem menores quantidades desta substância. A consequência dessa menor produção é a ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo acaba não se sentindo satisfeito.

Outro fator a se considerar é a perda de gorduras. De acordo com um estudo feito na Universidade de Chicago, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Ajuda a combater a hipertensão

Existem estudos que comprovam que um sono profundo e ininterrupto está ligado a bons níveis de pressão arterial. Quando dormimos mal, nosso organismo fica em estado de alerta e isso aumenta a pressão sanguínea. Com o tempo essa alteração na pressão sanguínea durante a noite se torna permanente, o que leva à hipertensão.

Fortalece a memória

As pessoas que dormem bem conseguem absorver melhor as informações do dia a dia. Segundo pesquisadores da Universidade de Lubeck, na Alemanha, a relação entre o sono e a memória acontece porque, durante o descanso, ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, e isso melhora as habilidades de memória e aprendizado.

Auxilia na prevenção da depressão

Uma boa noite de sono também é capaz de ajudar na prevenção da depressão, isso acontece porque, quando uma pessoa tem um sono considerado normal, ou seja, de seis a oito horas por noite, ela tem mais chances de ter índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão. A qualidade do nosso sono impacta diretamente nossa saúde física e mental.  

Favorece o desempenho físico

Uma noite de sono sem interrupções faz o nosso corpo produzir o hormônio GH, que é responsável pelo nosso crescimento. Esse hormônio tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose. Porém, essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir, logo, quem acorda muitas vezes durante a noite vai ter dificuldades de sintetizar esse hormônio.

Deu para notar que dormir bem pode trazer muitos benefícios para a sua saúde. Quer ter um relatório de como anda a saúde do seu sono? Conheça o Nutrifit, um teste que vai te ajudar a entender melhor como está a qualidade do seu sono.

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat