Por que o autocuidado é tão importante? O autocuidado é sobre aliviar o estresse, cuidar de nossas necessidades, cuidar de nós mesmos e focar em nosso bem-estar geral. 

É saudável reservar um dia de autocuidado toda semana, se puder. O autocuidado consistente ajuda com sua saúde mental, emocional e física enquanto regula seu humor.

A versão de autocuidado de cada um é diferente. Dependendo de suas preferências únicas, seu humor e necessidades individuais, o autocuidado pode assumir muitas formas. É tudo sobre o que você gosta de fazer, o que te acalma, o que regula seu sistema nervoso e o que você realmente gosta. Para algumas pessoas, o autocuidado é passar um tempo na natureza ou fazer uma caminhada. Para outros, é um banho de espuma quente com música relaxante e velas perfumadas. Muitas pessoas gostam simplesmente de ler um bom livro ou assistir a um ótimo filme em suas roupas mais confortáveis.

O autocuidado é fundamental para sua saúde porque você não pode confiar em outra pessoa para fazer isso. A pessoa número um cuidando de você e de suas necessidades sempre será você. Às vezes é preciso se colocar em primeiro lugar e se tratar com o que você merece.

Praticar o autocuidado ajuda a garantir que você alivie seu próprio estresse em vez de descontar nos outros. Isso o torna uma pessoa melhor e o ajuda a tratar bem a si mesmo e aos outros.

Há uma diferença entre o autocuidado geral e um dia de autocuidado. As dicas de autocuidado para o autocuidado geral incluem alimentação saudável, passar tempo na natureza, dormir o suficiente, fazer exercícios suficientes, passar tempo com os entes queridos, praticar hobbies, manter a casa arrumada e promover sua educação. 

Tirar um dia de autocuidado, no entanto, pode envolver mimar-se ou tratar-se de algum tipo de atividade ou luxo que você goste.

1. Faça uma caminhada enquanto escuta ao seu podcast favorito

O ar fresco e a natureza fazem maravilhas para o corpo e a mente. Faça uma caminhada longa e agradável e, de preferência, escolha um local aberto, uma bela trilha natural, uma praia. Acompanhe seu podcast favorito durante sua caminhada (ou ouça sua playlist favorita) e respire fundo enquanto aprecia a paisagem. Esta é uma atividade de autocuidado especialmente ótima se você estiver de cabeça cheia. Caminhar ajuda a fazer seus pensamentos circularem, e muitas pessoas acham que longas caminhadas as ajudam a colocar seus pensamentos em ordem. Você pode preferir andar em silêncio ou ouvir música instrumental se precisar organizar seus pensamentos. Você definitivamente voltará para casa de sua caminhada sentindo-se mais regulado e relaxado.

2. Cante Karaokê

Se você gosta de cantar, talvez seja uma boa ideia cantar suas músicas favoritas sozinho em seu quarto, abra o YouTube. Você encontrará suas músicas favoritas (a versão karaokê) e poderá cantar junto. Surpreendentemente, cantar suas músicas favoritas em voz alta é uma experiência muito terapêutica e divertida. Se você está sozinho, você pode realmente se soltar, cantar as letras e se sentir despreocupado. Isso é sempre uma coisa saudável de se fazer. Você pode até começar a dançar também, e isso é ainda melhor.

3. Faça Ioga ao Pôr do Sol

Assistir ao pôr do sol é uma atividade fantástica de autocuidado, mas por que não fazer ioga ao mesmo tempo? Os benefícios do ioga para a saúde é inegável. É uma forma de meditação que acalma a mente e ao mesmo tempo é um ótimo exercício. Talvez você tenha um parque, praia ou mirante favorito onde possa assistir ao pôr do sol e fazer alguns alongamentos básicos e poses de ioga sozinho. Não se esqueça de fazer uma respiração profunda e acalmar seu sistema nervoso. 

4. Peça sua comida favorita e assista a um filme

Simplesmente relaxar no sofá com seu pijama mais confortável e assistir a um bom filme é uma atividade incrível de autocuidado. Você também pode pedir comida no seu restaurante favorito. Trata-se de tratar a si mesmo, afinal. Quando se trata de dicas de autocuidado, relaxar em um sofá confortável com boa comida e filmes de bem-estar é sempre uma escolha popular.

5. Nade, na praia (ou piscina) ao sol

Há uma praia perto de você ou uma piscina acessível? Aproveite o sol enquanto descansa. Esta é uma das mais relaxantes de todas as nossas dicas de autocuidado. O som da água, a sensação do balanço suave da água abaixo de você e a luz do sol se somam a uma sensação maravilhosa. Se você tem alguém para abraçar na boia, ótimo, mas é tão bom fazer isso sozinho. As pessoas dizem que o sol é um dos melhores curativos naturais, mas lembre-se de usar protetor solar. É definitivamente importante obter sua vitamina D , então, se estiver ensolarado, tente esta atividade de autocuidado.

6. Leia um livro ou diário à luz de velas

Tanto a leitura quanto o diário são atividades de autocuidado muito calmantes para fazer em casa, especialmente à luz de velas. O brilho da vela será muito relaxante e você poderá passar horas desfrutando de um livro realmente ótimo. Alternativamente, você pode registrar seus pensamentos, sentimentos, objetivos ou aspirações em um diário.

7. Abrace um animal de estimação ou uma pessoa querida

Passar o tempo abraçado é uma das melhores dicas de autocuidado, por causa do que o abraço pode fazer ao seu sistema nervoso e como é bom. Abraçar libera oxitocina, também conhecido como o hormônio do abraço. A ocitocina é produzida pelo hipotálamo e liberada quando você está fisicamente afetuoso, criando sentimentos de ligação, conexão e ‘carinhos quentes’. 

8. Faça um tratamento de spa

Você sempre se sentirá melhor após um tratamento de massagem, pedicure, manicure ou facial. Fazer um tratamento de spa é uma das melhores formas de autocuidado, porque você realmente se sente cuidado. Você sente como se estivesse se tratando, e às vezes é exatamente disso que você precisa. 

9. Tome um banho de espuma com um coquetel

Coquetéis e banhos de espuma combinam bem, especialmente se você também tiver uma playlist divertida para ouvir. Os banhos de espuma não são apenas ótimos para aliviar a tensão muscular, mas você também pode polvilhar alguns sais de banheira em seu banho para obter ainda mais benefícios de cura, como esfoliar a pele. Você pode até acender alguns incensos ou velas perfumadas para saciar ainda mais seus sentidos. 

10. Assista sua série favorita

Seja em um programa ao vivo ou na Netflix, assistir o que mais gosta, é uma das nossas melhores dicas de autocuidado. Às vezes você só precisa rir, e curtir um pouco sua série favorita.

Conhecendo a si mesmo: a melhor dica de autocuidado

Provavelmente a nossa melhor dica de autocuidado de todas é o dom de se conhecer melhor por meio de um teste de DNA. Se você quiser conhecer mais sobre você e suas necessidades, você pode descobrir muito sobre você através de um teste NutriFit . Encomende aqui o seu, conheça-se melhor e cuide-se.

(Adaptado do original by Erica Gordon in Circle Magazine)

As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.

WhatsApp chat