Nem é preciso dizer que o estresse em excesso faz mal à saúde e que, por isso, as atividades de alívio devem ser priorizadas em momentos de angústia. Ao reduzir os níveis de hormônios do estresse, que danificam os tecidos, podemos melhorar nossa saúde cardiovascular, imunidade, humor e muito mais. A redução do estresse está cientificamente relacionada a vários outros problemas de saúde. ligada a um menor risco de desenvolver infecções respiratórias (veja artigo a respeito aqui), juntamente com a prevenção
A maneira como você lida com o estresse faz toda a diferença, porque existem muitos mecanismos de enfrentamento prejudiciais que você deseja evitar. Atividades saudáveis para aliviar a pressão são sua melhor aposta para que não ocorram ações prejudiciais à sua saúde.
Seu estilo de vida desempenha um papel importante no gerenciamento saudável do estresse, incluindo seus hobbies e atividades. O alívio ativo, que envolve nove dessas 10 atividades, possibilita manter as mãos ocupadas, ou seja, longe de telas e lanches, para que você não recorra a filmes estressantes ou vídeos de mídia social, por exemplo. Percorrer as redes sociais costuma fazer mais mal do que bem, especialmente se você tende a perseguir um ex ou se quiser se comparar a outras pessoas e se sentir fora de moda. Comer estressado também não é saudável, porque os efeitos inflamatórios dos alimentos açucarados e processados são muito prejudiciais à saúde.
Precisamos de alternativas melhores quando estamos estressados e praticar atividades mais saudáveis de compensação. A seguir estão 10 atividades diferentes de alívio do estresse que você pode fazer em casa:
1. Dance
Não é necessária nenhuma experiência, apenas coloque uma música e comece a se mexer na sua sala de estar. A dança foi descrita como “exercício plus” (acesse aqui), com todos os efeitos estimulantes do cérebro, redução do estresse da atividade física e muito mais. Pode ser uma forma muito libertadora de auto-expressão e pode até proporcionar uma sensação de realização se você quiser melhorar suas habilidades de dança.
Mesmo durante períodos agitados de estudo, a dança tem sido uma pausa muito necessária dos estressores da vida que, impedem você de pensar em outros problemas.
Como em todos os exercícios, a dança produz endorfinas e ajuda a liberar qualquer energia reprimida e estressada.
2. Crie Arte
Expressões artísticas como desenho e pintura podem ser tão boas para o alívio do estresse quanto dançar. A arte-terapia é usada de forma eficaz em uma variedade de situações, com os participantes descrevendo uma capacidade aprimorada de gerenciar emoções (veja artigo aqui), construir relacionamentos saudáveis e identificar mudanças positivas. Compre um livro de adulto para colorir ou um caderno de desenho e um pouco de tinta. Você pode até esculpir ou costurar, fazer o que você mais gosta.

3. Ouça música
Esteja você relaxando na varanda ou limpando a casa, ouvir sua música favorita pode ajudar a aliviar o estresse. Em comparação com nenhum estímulo ou som de água corrente, a música foi associada à recuperação mais rápida do sistema nervoso (saiba mais aqui) após um teste de estresse social em um estudo. Em outro, a música reduziu os níveis de cortisol e aumentou a alfa-amilase (acesse artigo aqui), uma enzima digestiva da saliva que quebra o amido. Muitas pessoas gostam de cantar suas músicas favoritas para aliviar o estresse, especialmente se a música evoca uma memória feliz.
4. Mergulhe em um bom livro
Ler é uma daquelas atividades para aliviar o estresse, muito frequentemente usada como terapia (leia mais aqui). Isso tem até nome: biblioterapia e às vezes assume a forma de um livro de exercícios ou romance, em que o personagem principal passa por lutas semelhantes. Você pode se perder em um livro e tirar uma folga de seus próprios problemas.
Independentemente do que você prefira ler, ler no papel pode ser melhor do que ler na tela do celular ou ipad (saiba mais aqui). A estimulação tátil e a falta de superestimulação visual podem treinar seu cérebro para desacelerar. Você fica mais concentrado e seu cérebro é ativado mais profundamente. Ler é como meditação para aqueles que parecem não conseguir manter suas mentes quietas.

5. Faça jardinagem
Uma pesquisa (acesse aqui) mostrou que a jardinagem pode ser ainda mais eficaz para o alívio do estresse do que a leitura, que meia hora de jardinagem causou uma queda mais forte nos níveis de cortisol, o principal hormônio do estresse. Jardinagem vai além de manter suas mãos ocupadas e proporcionar-lhe tempo ao ar livre. Você consegue algo porque está cultivando alimentos ou flores com apenas algumas sementes. Isso proporciona uma sensação de realização e algum tempo ao ar livre que é muito necessário.
6. Ligue para um amigo
Muitas vezes, uma das melhores atividades para aliviar o estresse é simplesmente conversar sobre o assunto. Mesmo que o tempo ou a distância o impeçam de se encontrar fisicamente com seus amigos, um telefonema pode alegrar seu dia. Um estudo (acesse aqui) dividiu 60 pares de amigos ou casais em três tipos de interação: afeto (verbal ou físico), tempo de silêncio na mesma sala ou separação um do outro. Depois de uma série de atividades estressantes, aqueles que interagiam tiveram o menor aumento na frequência cardíaca e na pressão arterial. Portanto, você pode desfrutar dos maiores benefícios ligando para um amigo pela manhã ou à noite após um longo dia.
7. Cozinhe em casa
Cozinhar em casa pode ser uma ótima maneira de manter as mãos e a mente ocupadas e esquecer os estressores do dia a dia. Também ajuda a garantir que você está comendo alimentos frescos e saudáveis em quantidade suficiente. Mais um motivo para buscar um livro de receitas em vez do Netflix e de um menu de comida para viagem. Crie dietas ricas em antioxidantes, vitaminas, polifenóis, ácidos graxos ômega-3 e fibras resultam em uma microbiota intestinal com propriedades anti-inflamatórias (veja artigo aqui). Ter menos inflamação favorece a produção de neurotransmissores e reduz o hormônio do estresse, o cortisol.

8. Cuide de cães
Os amantes de cachorros se alegram: a ciência pode ter de fato provado que os cachorros são melhores para aliviar o estresse do que as pessoas. Um estudo (acesse aqui) que comparou passar o tempo com um cachorro, um amigo ou o tempo sozinho demonstrou que os cães eram os melhores em atenuar o aumento do cortisol e da frequência cardíaca após um teste de estresse social.
Como os cães eram os melhores? Por um lado, alguns “amigos” nem sempre foram tão amigáveis. Os cães também se comunicam por meios não verbais, como uma pata ou um toque afetuoso, desencadeando um aumento maior da oxitocina.
Se você não consegue ter um cão para você, se voluntariar para trabalhar com cães ou oferecer serviços de babá de cães pode dar a você uma dose regular de terapia com animais de estimação pode aliviar o estresse.
9. Medite
A meditação pode parecer uma das atividades mais óbvias para o alívio do estresse, mas é mencionada graças à sua ampla gama de efeitos demonstrados academicamente (saiba mais aqui). É um tratamento gratuito anti-envelhecimento, pois pesquisas mostram que melhora a expressão gênica relacionada ao reparo de telômeros, produção de energia celular e metabolismo do açúcar.
A meditação regular melhora a resposta ao estresse, ativando áreas do cérebro usadas no foco e na regulação do humor também. Está associada a um maior volume cerebral em algumas áreas, menos cortisol e menor pressão arterial. A meditação pode ser feita facilmente em casa, e há muitas meditações guiadas disponíveis no YouTube.

10. Assista um filme (de preferência “água com açúcar”)
Não há realmente nenhuma vergonha em escolher um filme água com açúcar em vez do último filme de reflexão. O riso é o melhor remédio para muitos indivíduos estressados. Foi demonstrado em um estudo (acesse aqui) que o riso reduz os níveis de cortisol e adrenalina , que podem ser destrutivos para nosso corpo e mente quando permanecem em níveis elevados. Por outro lado, aumenta a serotonina e a dopamina, elevando o humor e melhorando a motivação.
Embora assistir à TV em excesso não seja saudável, assistir a um filme engraçado e rir é uma atividade para aliviar o estresse e, muitas vezes, eficaz.
Existem muitas maneiras de aliviar o estresse, encontrando uma atividade que você goste no ambiente único da sua casa. Quer você goste de dançar, ler, cuidar do jardim ou acariciar animais fofos, há algo que funcionará para você. Esperamos que este texto ajude na sua reflexão.
O teste NutriFit da ConectGene entrega três relatórios: Nutrição; Fitness; e Sono e Estresse, que relaciona sua genética com a forma como você reage ao estresse, entre outras informações preciosas.
Saiba mais e peça o seu kit em: www.conectgene.com/nutrifit/
Original adaptado de Alexandra Preston, www.circle.com/
As informações contidas neste site são fornecidas apenas como divulgação de informações gerais e não substituem o aconselhamento médico profissional, o diagnóstico ou o tratamento de um profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou profissional de saúde quando tiver dúvida sobre ingestão de medicamente ou condição de saúde.